Como recuperar bolo cru?

Será que tem como recuperar bolo cru? Uma vez que o bolo saiu do forno, será que tem conserto? Essa é uma grande dúvida de desastres que inevitavelmente podem acontecer na cozinha.

São muitas variáveis que podem deixar o bolo mal cozido e vou te mostrar todas elas aqui. Acontece que um bolo cru não é recomendado para o consumo. Na maioria das vezes pode causar incômodos intestinais, além do perigo de contração de bactérias existentes na farinha de trigo.

Portanto, o bolo precisa estar devidamente cozido para evitar possíveis frustrações. Mas como recuperar bolo cru? É o que veremos logo a seguir. Confira!

Por que o bolo ficou cru?

como recuperar bolo cru

Geralmente receitas muito cremosas como a de bolo de cenoura ou bolo de fubá cremoso costumam apresentar esse problema. Esse tipo de receita necessita de um pouco mais de forno.

Por exemplo: se você costuma assar receitas convencionais por cerca de 35 minutos, essas receitas podem ficar no forno por até 45 minutos. É claro, tudo irá depender da potência do seu forno e do tipo de forma que você utiliza em determinadas receitas.

Outro fator que pode deixar seu bolo cru é errar nas medidas, mas isso é muito difícil de acontecer. A não ser que você coloque um pouco mais de líquidos do que sólidos. Toda medida deve ser perfeitamente equilibrada, senão você tem o contrário, um bolo ressecado.

A temperatura também pode influenciar muito no ponto das receitas. Justamente por isso que é muito importante ter atenção ao tempo de preparo e temperatura ideal para assar o bolo, indicado na receita.

Outro truque para evitar que o bolo fique cru é pré-aquecer sempre por no mínimo 15 minutos. Toda receita precisa de um ambiente quente para começar a reagir, senão acaba em um bolo solado e pesado.

Todos os ingredientes precisam estar em temperatura ambiente para não causar um choque térmico ao entrarem em contato com o forno quente. Esse também pode ser um fator que deixa o bolo cru. Agora veja na prática como recuperar bolo cru!

Como recuperar bolo cru: 4 truques que funcionam!

1. Use papel alumínio

Uma coisa é certa, após retirar o bolo do forno e ter passado todo o tempo de preparo assando, ele poderá se queimar caso você o volte no forno.

Então o truque aqui é cobrir seu bolo com papel alumínio e levar novamente ao forno em temperatura baixa de aproximadamente 150º por 10 minutos.

O papel alumínio irá evitar que seu bolo queime tanto no fundo quando perder a cor dourada de cima. Pode testar que dá certinho!

2. Banho maria

Agora, se o seu bolo já assou tempo suficiente, está dourado e com o fundo quase queimando e ainda assim ficou cru, a melhor forma é voltá-lo no forno em banho maria.

Geralmente isso acontece por causa de um erro de equilíbrio de ingredientes, aí não adianta deixar mais tempo que pedido na receita, ele só irá queimar.

Por fim, cubra o bolo com um papel alumínio e coloque-o sobre uma forma com água. Leve novamente ao forno pré-aquecido a 150º por cerca de 15 minutos. Prontinho, ele estará úmido na medida e completamente assado.

3. Faça um bolo vulcão

Em todos os casos, você pode remover a parte centrar que comumente fica cru e encher de recheio. Seu bolo ficará como se estivesse sido assado em uma forma com furo no meio.

Aí basta fazer uma cobertura fabulosa e salpicar um pouco de confeitos que ninguém irá perceber que teve esse contratempo. 😉

4. Faça um bolo de pote

Outra sugestão caso os outros truques não deem certo é fazer um delicioso bolo no pote, já pensou nisso? Se o bolo ficou irremediável, muito grudento ou totalmente desproporcional as bordas do centro, use essa dica!

Corte o bolo ao meio, deixando a parte crua exposta e remova as bordas, caso estejam queimadas. Leve novamente ao forno somente para dourar por cerca de 15 minutos. Em seguida, esfarele todo o bolo. Depois é só fazer uma cobertura de maracujá, morango, cenoura, abacaxi, limão ou leite ninho e montar seu bolo no pote. Todo mundo irá amar, pode ter certeza!

E aí, gostou de conhecer essas dicas sobre como recuperar bolo cru? Então agora não tem mais desculpas para não testar uma nova receita, não é mesmo? Compartilhe as dicas!