Como fazer o bolo crescer por igual?

Hoje você aprenderá como fazer o bolo crescer por igual. Aposto que você deve se perguntar: qual é o segredo daqueles bolos retinhos e fofinhos, não é mesmo?

Principalmente para quem pensa em vender, fazer bolos perfeitos é quase que um requisito básico. Afinal, o cliente compra com os olhos e o bolo mais bonito e bem feito sempre vence.

Separei algumas dicas que servirão como base para suas próximas receitas. Vamos conferir?

6 estratégias que funcionam para o bolo crescer por igual

como fazer o bolo crescer por igual

1. Muito cuidado com a forma

Um dos primeiros motivos que impedem que o bolo cresça por igual é a forma. Ela deve ser untada perfeitamente para evitar que o bolo grude. Se o bolo grudar, vai segurar o crescimento.

Mas aqui temos outro problema, que é a escolha da forma. Se você escolher uma forma de alumínio, vale mais a pena colocar um papel manteiga no fundo e não untar as laterais.

Se for uma forma antiaderente, pode untar normalmente com manteiga e farinha de trigo, menos nas laterais. Mas caso tenha muita dificuldade na hora de desenformar, pode untar toda a forma com papel manteiga. Assim, ele ajudará seu bolo a manter o crescimento uniforme. 😉

2. Evite o fogo muito alto

Sabia que a temperatura do forno influencia no crescimento da massa? Se você colocar sua forma no forno muito quente, as laterais que ficam em contato direto com a forma vão assar muito mais rápido do que o meio.

Aí surge aquela famosa barriguinha no bolo. Outra coisa que pode acontecer devido a esse fator é surgirem rachaduras em cima do bolo. Portanto, sempre preaqueça o forno a 180º por 15 a 20 minutos e mantenha essa temperatura durante o tempo ideal para assar sua receita, ou seja, no máximo 35 minutos.

3. Cuidado com a adição do fermento

Eu sempre falo sobre isso aqui no blog, mas preciso frisar porque é um dos principais motivos que fazem o bolo crescer torto.

O fermento deve ser o último ingrediente a ser adicionado na massa. Se você adiciona minutos antes de ir ao forno e estiver em um ambiente quente, ele já começa a agir e isso não é legal.

Pode perceber que ao colocar o fermento na massa e mexer por alguns minutos começam a surgir bolhinhas de ar. Essa reação deve acontecer dentro do forno. Aí em contato com a alta temperatura, essas bolinhas vão se consolidar e manter um crescimento uniforme da massa.

4. Evite formas muito altas

Quanto mais alta a forma, maior é a chance de formar barriga na sua massa. Se a receita for grande, vale mais a pena dividir a massa em duas formas. Isso até ajudará na hora de rechear e fazer camadas, já que as massas estarão praticamente divididas.

Para um bolo assar perfeitamente por igual, a altura indicada é de no máximo 10cm. Se você quiser escolher uma forma alta de 15cm, prefira aquelas com menor diâmetro (10cm). Assim ele sairá alto, porém bem assado no meio também. 😉

5. Aplique a técnica de bandagem da assadeira

Nunca ouviu falar dessa técnica? Essa dica vem lá das confeitarias americanas que produzem o famoso flat cake. É responsável por deixar as massas simplesmente perfeitas e retinhas, tanto nas laterais quanto na superfície.

Consiste em colocar uma cinta de papel alumínio em volta da forma. Se for uma forma de alumínio, melhor ainda. Sendo assim, corte uma faixa grossa de papel alumínio e dobre mais ou menos três vezes até ficar na altura perfeita da forma.

Quer ver um passo a passo prático? Vou deixar abaixo um vídeo explicativo pra você seguir. Vale a pena e funciona muito bem. Experimente!

 

6. Utilize bailarinas ou forma com furo no meio

Principalmente se você tiver aí na sua casa somente formas altas, essa dica vai te salvar! Quando você colocar a massa na forma, coloque no centro da massa um difusor de calor ou uma bailarina, sabe aquela que utilizamos para fazer flores com chantilly?

Esse pequeno acessório faz uma diferença gritante no crescimento da massa. Ele ajuda a espalhar o calor e a assar completamente o centro do bolo. Assim, uniformiza o calor fazendo com que o bolo cresça por igual. Muito interessante, não é mesmo?

A outra saída é apostar SEMPRE na forma com furo no meio. Aqui em casa eu só utilizo essa forma. Aliás, acho até que o bolo fica muito mais bonito e apresentável.

Mas se em todos os casos nenhuma das alternativas servir, algo de errado pode estar acontecendo com o seu forno. Eu também já tive problemas com meu forno e não havia truques que deixassem meu bolo retinho.

O que aconteceu é que de um lado do meu forno, a temperatura estava muito mais alta do que o outro. Então, meus bolos sempre saiam tortos. ☹ Por isso digo, se isso acontecer, não hesite, chame um técnico para te ajudar.

Espero muito que você tenha gostado dessas informações e que elas sirvam para melhorar ainda mais as suas receitinhas caseiras. Compartilhe as dicas!