Para deixar o bolo red velvet com um vermelho vivo e um brilho lindo, você precisa fazer uma mistura equilibrada de leite, vinagre, cacau em pó e um corante de qualidade, mas há outras técnicas mais fáceis, como usar beterraba cozida, por exemplo.
Se você sente que seu red velvet sempre foge do tom característico e fica meio esbranquiçada, este conteúdo tem tudo que você precisa saber, confira!
Como deixar o bolo red velvet bem vermelho e brilhante com técnica simples
A base da cor e textura do bolo red velvet é uma combinação de vinagre branco, leite integral, cacau em pó e corante em gel de tom vermelho profundo. Assim, a acidez do vinagre e do cacau reage com o leite e com o corante, acentuando o tom vermelho.
O relato do primeiro bolo red velvet surgiu em meio à Segunda Guerra Mundial, no sul dos EUA. Inicialmente, afirma-se que as pessoas usavam beterraba para reforçar a cor que conquistou o americano.
Naquela época, o bolo aveludado era amplamente consumido, outra teoria indica que uma indústria americana queria testar seu corante vermelho. Afinal, uma lei que regulamentava o uso de corante alimentício havia sido aprovada.
A partir daí, a receita de massa extremamente macia e cor viva que salta aos olhos, finalmente caiu no gosto popular.
O que dá a cor vermelha ao Red Velvet: 3 alternativas para o bolo perfeito
Algumas pessoas podem ficar com o pé atrás na hora de usar leite e vinagre da massa do bolo. Sendo assim, fiz uma pesquisa para trazer outras alternativas para deixar o bolo com um vermelho magnífico.
1. Beterraba cozida e ralada bem fina
A beterraba tem uma cor vermelha naturalmente linda, e pode favorecer seu bolo. Nesse contexto, estou falando de cozinhar beterrabas médias até um ponto que permita você ralar numa espessura fina.
Depois é só adicionar à massa para uma cor natural e viva como sangue. A quantidade varia conforme a umidade que você deseja, mas cerca de ½ xícara (chá) de beterraba cozida e ralada é suficiente para uma receita tradicional de red velvet.
2. Pó de beterraba
Outra técnica é optar pelo pó de beterraba liofilizada, onde você agrega à receita junto com os ingredientes secos. Na minha opinião, o pó não dá tanto resultado quanto o vegetal in natura cozido, mas vale a pena testar:
- Use de 2 a 3 colheres (sopa) de beterraba em pó.
3. Corante vermelho e suas particularidades
E por fim, chegamos aos corantes, que são o principal recurso da maioria das confeiteiras. Mas diante de tanta opção, qual o melhor corante para fazer bolo red velvet?
Acredito que você encontrará três versões de corantes: pó, líquido e gel. Sempre que eu faço red velvet caseiro, costumo usar corante super vermelho em gel, pois é mais concentrado e dá uma cor espetacular.
O mais importante é comprar um corante em gel de alta qualidade, pois é barato e sua receita só tem a ganhar!
Sugestão de receita de red velvet com massa super vermelhinha
Além da proporção dos ingredientes, um dos fatores mais importantes para chegar na cor desejada é usar o corante certo. Corantes baratos podem não oferecer uma pigmentação final viva, mesmo com a reação ácida. Encontrei uma receita completa para você seguir e acertar de primeira:
Ingredientes
- ½ xícara (chá) de leite integral (temperatura ambiente)
- 1 colher (chá) de vinagre de álcool
- 3 ovos (temperatura ambiente)
- 1/3 xícara (chá) de óleo
- 1 + ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de cacau em pó
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento
- 1 colher (chá) de corante em gel super vermelho (boa qualidade)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo
- Coloque o forno para pré-aquecer a 180°.
- Misture o vinagre no leite e mexa para incorporar.
- No liquidificador, coloque ovo, óleo, açúcar, leite, cacau e corante.
- Em seguida, bata por 1 a 2 minutos ou até notar que ficou homogêneo.
- Com a mistura vermelha intensa e brilhante, transfira para uma tigela.
- Adicione farinha peneirada e misture com um fuê.
- O último ingrediente é o fermento, mexa levemente para unir.
- Por fim, despeje numa forma untada com desmoldante e leve para assar.
- O tempo varia de 35 a 40 minutos, sinta a firmeza e teste com o palito.
A cobertura e o recheio para red velvet ficam a seu critério, mas uma sugestão é misturar ½ caixinha de creme de leite, ½ caixinha de leite condensado e 150g de cream cheese, você encontra a receita e a cobertura no vídeo a seguir:
Aprender como deixar o bolo red velvet bem vermelho é respeitar a tradição da receita
Por mais que o brasileiro tenha aquele jeitinho de adaptar as coisas, sempre é bom conhecer o clássico das receitas. Se você vai fazer red velvet para comer com a família no café da tarde, a cor não é importante, concorda?
Mas para alguém que depende da venda de bolos caseiros, é fundamental se aproximar do vermelho original. Inclusive, o red velvet pálido e esbranquiçado pode levar o cliente a não comprar, essa é a verdade, compartilhe as dicas e até mais!