Sempre que você decide fazer bolo de beterraba, você sabe que será uma luta para manter a cor vermelha da massa, e o problema não é a receita, mas sim a beterraba, quer saber por que o bolo de beterraba fica amarelo ao invés de vermelhinho?
Nada é pior do que investir tempo e ficar na expectativa do bolo, e se decepcionar com o resultado, seja na cor ou sabor. Hoje você aprende o segredo, confira!
Por que o bolo de beterraba fica amarelo na maioria das vezes?
Na maioria dos casos, o bolo de beterraba fica amarelo por causa da betanina presente na beterraba. A betanina é responsável pela cor vermelha do vegetal, mas é um componente sensível e instável, qualquer alteração muda sua cor.
Então, quando você faz um bolo que fica amarelo e não vermelho, há dois fatores que influenciam na betanina:
- pH da mistura dos ingredientes.
- Temperatura que desestabiliza a substância.
Só para contextualizar, a betanina tem pH ideal entre 4 e 5, que é onde ela mantém a cor vermelha. Se a sua massa amarelou é porque o pH da substância sofreu uma queda abaixo 3.
Dentre os fatores que causam isso, estão: fermento em pó, tempo da mistura, temperatura do assamento, ingredientes de baixo pH (leite e iogurte), oxidação da betanina pelo contato excessivo com o ar e quantidade de beterraba da mistura.
Da lista, o que mais impacta é a temperatura do forno e ingredientes lácteos, mas como substituir ingredientes tão indispensáveis?
Como fazer para a beterraba ficar bem vermelha no bolo?
Apesar de parecer um cenário quimicamente complexo, a solução é simples. Você precisa encontrar uma forma de compensar o impacto no pH da betanina, normalmente com adição de meios mais ácidos.
Isso mesmo, parece estranho aumentar a acidez da mistura sendo que o pH depende diretamente da acidez. Porém, ao elevar a acidez da massa, você ajuda a betanina a não ter uma redução tão grande assim no pH.
E na minha opinião, a melhor forma de fazer isso é com suco de limão Taiti. Afinal, todo mundo encontra limão Taiti no mercado e pode testar já na próxima receita.
Como resultado, a massa fica com uma cor vermelha incrivelmente apetitosa e bonita.
É melhor usar beterraba crua ou cozida para fazer bolo de beterraba?
A escolha fica a seu critério porque cada pessoa tem uma preferência exclusiva quanto à textura da massa.
Dito isso, a beterraba cozida tem algumas vantagens mais interessantes, como a fibra amolecida e a distribuição uniforme da cor. Já a beterraba crua preserva mais vitaminas e nutrientes, mas no quesito cor, ela fica atrás da cozida.
Principais pontos sobre a beterraba cozida para bolo
- Facilita o preparo da massa e a incorporação da beterraba.
- O cozimento tende a reforçar a pigmentação natural do vegetal.
- Não cozinhe demais, apenas para amaciar a beterraba.
- Assim que cozinhar, transfira para uma tigela com água e gelo.
- O choque térmico garante maior fixação da tonalidade.
Principais pontos sobre a beterraba crua para bolo
- O maior desafio é a consistência firme do vegetal.
- É preciso acertar em cheio no equilíbrio dos componentes ácidos.
- Exige um processador ou liquidificador de alta potência.
Receita completa de bolo de beterraba bem vermelhinho
Que tal sair da teoria e entrar de cabeça na parte prática? Para isso eu escolhi uma receita de bolo de beterraba fresca com calda de chocolate aveludada e cremosa.
Ingredientes da massa
- 3 beterrabas pequenas em cubos (crua ou pré-cozida)
- 2 ovos (temperatura ambiente)
- 75ml de suco de limão Taiti (temperatura ambiente)
- ¼ xícara (chá) de óleo
- 1 + ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 + ½ xícara (chá) de açúcar
- ½ colher (chá) de fermento
Ingredientes da calda
- ¼ xícara (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 50g de manteiga
- 1 xícara (chá) de chocolate em pó
Modo de preparo
Para fazer a massa basta colocar beterraba, ovo, suco de limão e óleo no liquidificador. É importante bater até notar que a mistura está lisa e sem pedaços de beterraba.
Numa tigela, coloque a farinha peneirada, açúcar e fermento, dê uma leve misturada. Em seguida, adicione a mistura do liquidificador aos ingredientes secos e mexa com um fuê para envolver tudo e ficar homogêneo.
Utilize uma forma de silicone untada com manteiga e polvilhada com açúcar. Por fim, leve para assar em forno preaquecido a 180° entre 25 e 30 minutos. Quando der o tempo, faça o teste do palitinho e está pronto.
Já a calda, é só misturar os ingredientes numa panela em fogo médio até levantar fervura, conte 1 minutinho e desligue. Espere o bolo amornar e espalhe a calda por cima, não consigo nem descrever os sabores porque a boca está salivando, só faça:
Entendeu por que o bolo de beterraba fica amarelo? Esse erro você não comete mais!
Com as dicas e os macetes de hoje, suas receitas daqui em diante nunca mais ficarão amareladas. Pelo contrário, seu próximo bolo de beterraba ficará incrivelmente vermelhinho, com equilíbrio de sabor e aroma natural.
Gostou de aprender em detalhes por que o bolo de beterraba fica amarelo? Então, compartilhe com todos os amigos e até a próxima!