Bater bolo na mão é uma técnica super antiga, lá dos tempos das avós. E se engana quem pensa que a massa fica embatumada ou pesada demais.
Se você souber passo a passo, não tem erro. Aliás, a massa ficará ainda mais leve e fofinha do que massa batida na melhor batedeira que existe, pode apostar! Então, se você quer começar hoje mesmo a mudar o preparo do seu bolo, siga as dicas a seguir!
7 segredos para bater bolo na mão sem erro!
1. Escolha os utensílios certos
A primeira coisa que você precisa fazer é escolher a dedo os utensílios. Digo isso, porque certa vez tentei bater bolo na mão em uma tigela pequena. O resultado foi uma sujeira tremenda e não consegui obter uma massa lisinha.
O espaço é fundamental para que a massa fique elástica o suficiente e agregue todos os ingredientes. Portanto, escolha uma tigela grande, de preferência de plástico e um batedor de claras de arame.
Eu, particularmente, prefiro o de arame ao de silicone, pois traz mais firmeza. Além disso, desfaz rapidinho aqueles gruminhos de farinha de trigo.
2. Peneire todos os ingredientes secos
O segundo passo é peneirar a farinha de trigo e o açúcar. No caso de bolo de chocolate, peneire também o cacau em pó. Enfim, tudo o que for em pó, vale a pena peneirar.
Na batedeira, tudo é mais rápido. A alta velocidade da batedeira faz com que qualquer pedrinha do açúcar ou da farinha desapareçam. Por outro lado, ao bater à mão, terá que ter esse cuidado.
Além disso, peneirar a farinha de trigo ajuda a deixar o bolo muito mais fofinho e leve. Sem contar que facilitará muito na hora de misturar com os outros ingredientes, não é mesmo?
3. Prefira os ingredientes líquidos em temperatura ambiente
Outro cuidado interessante é deixar os ingredientes líquidos, ou seja, o leite, ovos e óleo em temperatura ambiente. Isso ajuda a evitar que ao entrar em contato com a farinha, por exemplo, fique difícil de mexer ou acabe deixando a massa dura.
Por mais que seja banal, esse cuidado é fundamental para que seu bolo feito à mão saia completamente perfeito. Então, deixe esses ingredientes fora da geladeira por cerca de 30 minutos antes de fazer a massa, combinado?
4. Comece pelos primeiros ingredientes
Agora que você já tem em mãos os utensílios, já peneirou os secos e já deixou os líquidos na temperatura ideal, é hora de começar a receita.
Lembre-se que a ordem dos ingredientes aqui faz toda a diferença! Então, coloque na tigela os ovos e mexa com o batedor de forma circular. Mexa até que você perceba que os ovos estão bem homogêneos.
5. Adicione os próximos ingredientes
Agora é a hora de adicionar o açúcar e o óleo. Nessa etapa, aumente um pouco a velocidade e mexa com um pouco mais de força. Afinal, será preciso mexer até que você perceba que o açúcar está começando a derreter.
DICA EXTRA: Lembre-se sempre que para bater bolo na mão, o ideal é substituir a manteiga por óleo. Se não fizer isso, além de dar muito trabalho para misturar, poderá não derreter completamente a manteiga.
6. É a hora da farinha e do leite!
O momento de adicionar a farinha de trigo precisa de muito cuidado. Isso porque é preciso que você adicione colherada por colherada.
Sendo assim, acrescente 4 colheres (sopa) de farinha de trigo bem cheias e mexa muito bem até que se misture com os outros ingredientes. Em seguida, adicione um pouco do leite ou água.
Faça esse processo até finalizar a farinha e vá intercalando com a adição do leite. Colocar esses dois ingredientes aos poucos deixará sua massa super lisinha e encorpada. 😉
Mas tome cuidado para não mexer por muito tempo. Mexa somente até perceber que esses ingredientes já se misturaram bem!
7. Cuidados finais para que tudo saia perfeito
Outro truque que minha avó me ensinou é adicionar sempre 1 pitadinha de sal na massa. O sal ajuda a realçar o sabor do bolo e evita também que o bolo fique muito doce.
Pode ser no final de tudo. Aliás, é na etapa final que você adiciona o fermento em pó. Então, vale a pena já acrescentar os dois juntos para mexer tudo de uma só vez. Já que não é indicado mexer muito a massa, quanto mais praticidade, melhor para evitar erros, não é verdade?
E aí, o que achou dessas dicas certeiras? Tenho certeza de que consegui desmistificar esse assunto. Afinal, quando se fala em bater bolo na mão, todo mundo tem medo.
Como você pôde perceber, são apenas alguns cuidados que, no final de tudo, fazem toda a diferença e deixa todo mundo de queixo caído. Compartilhe as dicas!