O que acha de aprender a fazer um delicioso e molhadinho bolo de aipim caramelizado? Esse ingrediente ainda acaba fazendo muita confusão na cabeça das pessoas, mas não se preocupe, pois vou ensinar tudo certinho!
Se ninguém te contou ainda, aipim é apenas um dos nomes regionais dados a mandioca, aquela mesma que utilizamos com frequência na cozinha. Mas vale lembrar que estou me referindo à mandioca “mansa” e não ao tipo de “mandioca-brava” que chega a ser venenosa se não preparada adequadamente.
Também conhecido como macaxeira, quando o aipim é utilizado em receitas, como nesse bolo, fica incrivelmente saboroso, com aquele gostinho de quero mais.
Então, resolvi separar aqui uma receita de bolo de aipim caramelizado que escolhi especialmente para você. Pare tudo que está fazendo, anote aí os ingredientes e siga o passo a passo que te garanto, não tem como dar errado. Vamos lá?
Receita simples de bolo de aipim caramelizado passo a passo
Ingredientes do caramelo
- ½ xícara (chá) de açúcar
Ingredientes da massa
- 2 ovos
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 3 xícaras (chá) de aipim cru ralado (800 g)
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 vidrinho de leite de coco
- ½ xícara (chá) de coco ralado
- ½ xícara (chá) de queijo ralado
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Comece preparando sua forma antes!
Quando se fala em caramelizar, muitas pessoas ainda acreditam que é um processo complicado, mas na verdade é bem simples. Aliás, é por essa etapa que você precisa começar sua receita para que a forma receba a massa certinho.
Aqui você tem duas opções. Utilizar uma panela separado para derreter o açúcar e depois transferir para a forma do bolo. Ou se preferir, já derreta o açúcar para formar o caramelo direto na forma de furo central que vai utilizar para assar o bolo.
Eu acho mais fácil fazer direto na forma. Portanto, coloque o açúcar no fundo da forma e ligue em fogo médio para aquecer o açúcar. Mexa em pequenos intervalos para não grudar ou queimar. Assim que pegar o ponto de caramelo é só envolver a forma toda, inclusive nas laterais e reservar.
Passo a passo para fazer a massa do bolo
Adicione no liquidificador os ovos, o leite e o aipim ralado aos poucos, para que o liquidificador dê conta de misturar bem. Pode colocar o aipim em cubos, mas acaba exigindo mais do seu liquidificador, fica a dica.
Bata esses ingredientes até que o aipim tenha sumido, a mistura esteja grossa e bem homogênea. Em seguida, transfira o batido para uma tigela e acrescente o açúcar, a manteiga já derretida, o coco ralado, o queijo ralado e o leite de coco.
Dessa forma, procure misturar bem tudo isso, para ganhar consistência e deixar uma massa bem cremosa. Por fim, junte o fermento e dê aquela leve misturada com delicadeza para juntar o fermento aos poucos.
Você vai perceber que não fica aquela massa bem cremosa que está acostumado, mas é assim mesmo. Na verdade, o resultado fica bem parecido com um pudim um pouco mais consistente, incrivelmente delicioso.
Volte a pegar a forma com furo central devidamente caramelizada que fez inicialmente e despeje a mistura do bolo. Leve em forno preaquecido a 180° por cerca de 60 minutos. Isso mesmo, o aipim exige um tempo maior para ficar completamente assado.
Por via das dúvidas, realize o teste do palito. Espetou o centro do bolo e o palito está sequinho? Está no ponto para ser levado à mesa.
Vou deixar também, outra receita de bolo de mandioca caseiro simples, dá uma conferida mais tarde, combinado? 😊
Deixa extra para o bolo de aipim caramelizado
Quer impressionar alguém ou simplesmente não resiste a um toque profissional e ainda mais divino em suas receitas? Então, vou te mostrar uma dica que sempre utilizo quando faço qualquer receita com mandioca, aipim ou macaxeira.
Quando você tiver derretido o açúcar em ponto de caramelo, adicione cerca de 50 a 70 g de coco ralado. Se você tiver coco ralado fresco é melhor ainda, pois agrega muito mais sabor.
Uma vez que adicionar o coco, misture bem com o açúcar caramelado, a fim de deixar bem uniforme em todas as laterais. Prontinho, só isso é suficiente para dar um toque de coco queimado e caramelizado ao bolo, dando ainda mais água na boca.
Acabou o mistério sobre o famoso aipim? Experimente as dicas que passei para você hoje e encante seus familiares, amigos e quem sabe, clientes, não é mesmo? Compartilhe as dicas! 😉