Está pensando em preparar um bolo, mas quer uma massa bem molhadinha? Então o segredo é apostar em um tipo de calda para molhar bolo!
Não há nada mais prazeroso do que saborear um bolo bem molhadinho com a massa super fofinha, não é mesmo? Dentro do universo da confeitaria, muitos são os fatores que colaboram para que uma massa fique úmida. Desde a temperatura dos ingredientes até a adição de um ingrediente extra como preferir a manteiga ao invés da margarina. Ela deixa o bolo muito mais cremoso e texturizado.
Então, se quer aproveitar essa dica para utilizar em todos os seus bolos daqui pra frente, separei algumas receitinhas rápidas de calda para molhar o bolo. Confira só!
Receita de calda para molhar bolo simples
Essa é uma receita muito simples de calda que serve para molhar todos os tipos de bolos. Ela foi ensinada pelo canal “Criando Sabores” e você vai ver que são poucos ingredientes, é muito fácil de fazer e super econômica.
Ingredientes:
- 500 ml de água;
- 65g de açúcar (cerca de 5 colheres de sopa rasas);
- 2 colheres (chá) de essência de baunilha.
Modo de preparo:
- Comece adicionando em uma panela a água;
- Em seguida coloque o açúcar e misture tudo até o açúcar dissolver por completo;
- Quando o açúcar dissolver, leve ao fogo médio;
- Deixe no fogo até começar ferver;
- Quando começar ferver (borbulhar), deixe por mais 1 minuto no fogo. Não deixe mais que isso, senão a calda vai ficar grossa e não vai penetrar no bolo na hora de umedecer;
- Após esse tempo, retire a panela do fogo;
- Agora adicione a essência de baunilha e misture. É nesse momento que você deve adicionar a essência, porque se adicionar enquanto a calda está fervendo, o aroma da essência de baunilha vai exalar;
- Após isso é só aguardar esfriar e sua calda para umedecer bolo estará pronta.
Essa calda fica perfeita para molhar qualquer tipo de bolo, porque ela não fica muito doce e não fica enjoativa. Sem falar que possui o leve sabor da baunilha que se encaixa perfeitamente com qualquer tipo de bolo.
Se você quiser, poderá armazenar essa calda na geladeira por até 10 dias para usar em seus bolos. E caso queira entender na prática como essa calda é feita, basta assistir o vídeo a seguir:
15 receitas fáceis de calda para molhar o bolo
Antes de mostrar para você todas as receitas, vale a pena frisar uma coisa aqui. As caldas que são feitas com açúcar + água precisam ser fervidas antes de molhar o bolo. Eu acho que assim ficam mais encorpadas e deixam o bolo mais cremoso.
Basta levar ao fogo baixo por cerca de 5 minutinhos só até levantar fervura e deixar esfriar normalmente antes de colocar no bolo. 😉
As caldas que utilizam leite condensado e não pedem açúcar é só misturar em uma tigela e ficam prontas em segundos. Veja só quantas opções para você testar aí na sua casa!
1. Calda simples de açúcar
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de água (240ml);
- ½ xícara (chá) de açúcar (90g).
2. Calda de chocolate
- 1 xícara (chá) de água (240ml);
- ½ xícara (chá) de açúcar (90g);
- 5 colheres (sopa) de cacau em pó 50%.
Aqui vale uma ressalva. É interessante preferir mesmo o cacau em pó, pois o achocolatado deixará sua massa mais doce. A não ser que você retire ½ xícara de açúcar, aí sim pode utilizar o achocolatado normalmente. 😉
3. Calda refrescante de limão
- 1 xícara (chá) de suco de limão (240ml);
- ½ xícara (chá) de açúcar (60g).
4. Calda de laranja
- 1 xícara (chá) de suco de laranja (240ml);
- ½ xícara (chá) de açúcar (60g).
5. Calda para bolo de maracujá
- 1 xícara (chá) de água (240ml);
- 1/3 de xícara (chá) de caldo de maracujá (80ml);
- 1/2 xícara (chá) de açúcar (90g).
6. Calda rápida de baunilha
- 1 xícara (chá) de água (240ml);
- ½ xícara (chá) de açúcar (90g);
- ½ colher (chá) de essência de baunilha.
7. Calda super cremosa de leite ninho
- 1 xícara (chá) de água (240ml);
- 1/2 xícara (chá) de açúcar (90g);
- 4 colheres (sopa) de leite ninho.
8. Calda diferente de rum
- 1 xícara (chá) de água (240ml);
- 1/2 xícara (chá) de açúcar (90g);
- 4 colheres (sopa) de rum.
9. Calda de cravo e canela
- 200 ml de água;
- ½ xícara (chá) de açúcar;
- 2 a 3 cravos;
- 1 pedacinho de canela em pau.
10. Calda simples de leite condensado
- 200 ml de água;
- ½ caixinha de leite condensado.
11. Calda prática de leite de coco
- 200 ml de leite;
- 50 ml de leite de coco;
- 1/4 de xícara (chá) de açúcar.
12. Calda delícia de chocolate com coco
- 100 ml de leite de coco;
- 3 colheres de sopa de achocolatado em pó.
Aqui utilizei o achocolatado em pó, mas caso queira também pode utilizar o cacau em pó. Mas aí você precisará acrescentar ½ xícara (chá) de açúcar. 😉
13. Calda diferente de maçã
- Uma maçã vermelha cortada em cubos;
- 1 xícara (chá) de açúcar;
- 1 canela em pau;
- 2 cravos da índia;
- 1 litro de água.
Para o preparo dessa receita eu fiz com 1 litro de água porque utilizei em várias receitas de bolo caseiro simples. Dá para reservar na geladeira por até 1 semana. Basta colocar tudo em uma panela e deixar ferver por aproximadamente 20 minutos em fogo baixo.
14. Calda de mel com limão
- 350g de mel;
- 100ml de água;
- 4 colheres (sopa) de limão siciliano.
Essa calda também precisa ser levada ao fogo baixo por alguns minutos. O ponto é quando o açúcar derreter e o cheiro de limão levantar.
15. Calda de refrigerante para bolo
- 1 xícara (chá) de guaraná.
Nesse tipo de calda tem um truque surpreendente. Você sabia que o gás do refrigerante pode azedar o recheio do bolo com o tempo? Isso vale para quem vende bolos caseiros.
Então, o truque é adicionar o guaraná em um recipiente de vidro ou copo, esquentar uma colher no fogo e mexer o guaraná. A colher quente irá remover todo o gás do refrigerante. Aí é só utilizar sem medo!
Como regar o bolo da forma correta
Agora que você já conheceu várias opções de calda para molhar bolo, saiba que existem técnicas para regar da forma correta. A primeira delas é cortar o bolo ao meio para que as duas partes recebam umidade suficiente.
Geralmente as caldas são ideais para bolos recheados, já que precisam ficar um tempo mínimo na geladeira. Dependendo do tipo da massa, se ela for levada à geladeira poderá resultar em um bolo seco, por isso essa dica para deixar o bolo úmido e saboroso.
Outra técnica que todo confeiteiro usa para facilitar na hora da aplicação é aproveitar aquelas embalagens de maionese, igual mostra a foto. Quando adicionamos as caldas com colher, podemos adicionar menos do que o necessário. Com essas embalagens, além de ser mais prático, deixamos o bolo muito mais molhadinho.