Com o que posso molhar o bolo? Você pode molhar o bolo com uma grande variedade de caldas saborosas. Mas, deve tomar muito cuidado com o sabor. Ele deve combinar ou ressaltar a massa do bolo.
Outra coisa importante é que a calda não pode ser muito doce, senão deixará seu bolo bem enjoativo. Separei a seguir, 25 ideias de caldas pra você escolher qual combina mais com seu bolo. Vamos conferir?
25 tipos de calda para molhar o bolo
- Calda tradicional de água com açúcar;
- Calda com rum;
- Calda de polpa de maracujá;
- Calda de morangos frescos;
- Calda de polpa de abacaxi;
- Calda de pêssegos;
- Calda fácil de goiabada;
- Calda de suco de laranja;
- Calda de suco de limão;
- Calda de chocolate tradicional;
- Calda de chocolate meio amargo;
- Calda de Nutella;
- Calda de licor de Cassis;
- Calda de vinho;
- Calda de leite Ninho;
- Calda de café;
- Calda de leite condensado tradicional;
- Calda de leite condensado com hortelã;
- Calda de coco simples;
- Calda de conhaque com limão;
- Calda de maçã simples;
- Calda de gengibre para bolo low carb;
- Calda de baunilha com canela;
- Calda de amora;
- Calda de mel.
E aí, qual dessas caldas você vai experimentar já? Mas quer saber a receita passo a passo de cada uma delas? Então, tenho aqui no blog um guia completo para você aproveitar. Não deixe de conferir! 😉
Posso molhar o bolo com refrigerante?
Muitas pessoas já me perguntaram isso. Afinal, antigamente a maioria das confeiteiras utilizavam o refrigerante para regar as massas. Principalmente o guaraná, deixa um sabor maravilhoso na massa após um tempo de refrigeração.
O problema de utilizar o refrigerante é o gás. Sendo assim, se você pretende fazer um bolo recheado, é indicado retirar o gás do guaraná. Assim, você evita que o recheio azede. Aí você me pergunta: mas como vou retirar o gás do guaraná?
Existe um truque incrível da confeitaria para te salvar nessa situação. Basta colocar o refrigerante em um recipiente de vidro. Em seguida, esquente uma colher na boca do fogão mesmo e mergulhe a colher no refrigerante.
Mexa bem e logo você perceberá que as bolhinhas de gás estão sumindo. Muito interessante, não é mesmo? Agora você já pode preparar um delicioso bolo de aniversário, por exemplo, utilizando o guaraná! 😉
Devo molhar o bolo quente ou frio?
Olha, eu sempre digo aqui no blog que os bolos quentes são extremamente sensíveis. Principalmente quando fazemos massas fofinhas com claras, ficam ainda mais suscetíveis a quebras ou rachaduras.
Então, minha dica é esperar mesmo o bolo esfriar. O tempo ideal para que a massa esfrie completamente é de aproximadamente 20 minutos. Isso levando em conta a temperatura ambiente.
DICA EXTRA: não coloque a forma de bolo quente em cima de uma bancada de mármore para acelerar o processo. Isso pode fazer com que seu bolo murche imediatamente.
Sendo assim, para evitar qualquer problema, coloque a forma sobre um pano. Aí não tem problema de ficar sobre uma bancada de mármore.
Quando o bolo está frio, fica muito mais fácil de cortar, não esfarela e ficará com o corte lisinho e perfeito. Em seguida, é só molhar os discos de massa com a calda de sua preferência, rechear e levar à geladeira.
Qual é a melhor forma de molhar a massa do bolo?
A forma mais antiga de molhar o bolo é com uma colher mesmo. Contudo, se você trabalha ou pretende trabalhar com a venda de bolos caseiros, esse processo pode atrasar um pouco a produtividade.
Um jeito muito mais prático, rápido e econômico de regar as massas uniformemente é utilizando aquelas bisnagas de maionese. Esses potinhos são facilmente encontrados em supermercados, na seção de confeitaria.
Uma bisnaguinha pela metade de calda é suficiente para molhar 2 discos de massa. Basta ir testando que aos poucos você encontra qual é a quantidade ideal de calda para suas receitas.
Agora você já sabe como molhar o bolo corretamente. Aproveite para testar seus conhecimentos e experimente todas essas ideias de caldas que sugeri. Tenho certeza de que você irá criar bolos incríveis e deixar todo mundo com água na boca. Compartilhe as dicas!