Convenhamos, um bolo com frutas frescas enche os olhos de qualquer um, mas nem sempre é fácil trabalhar com esse tipo de ingrediente. Assim, uma dúvida comum entre os confeiteiros iniciantes é: como colocar morango em cima do bolo?
Vale mencionar que essa questão vai muito além da estética e decoração final. Ela está relacionada também com técnicas para manter a integridade dos frutos e da massa do bolo, visto que o morango é um fruto que libera muitos líquidos.
Por consequência, sem os devidos cuidados, colocar morangos em cima do bolo pode se tornar um verdadeiro desastre. Mas não se preocupe! Nesse texto você vai aprender tudo sobre a utilização desse ingrediente tão popular na confeitaria.
Além disso, vamos sugerir e ensinar diversos cortes que você pode utilizar para compor a decoração do seu bolo. Portanto, não perca! Continue a leitura.
Como colocar morango em cima do bolo?
Saber como colocar morango em cima do bolo pode parecer simples, mas na verdade muitos confeiteiros amadores enfrentam dificuldades ao tentar garantir que os morangos permaneçam frescos e bonitos durante toda a apresentação do bolo.
Além disso, um problema comum do uso desse fruto fresco é evitar que o líquido naturalmente liberado por ele comprometa a textura da massa, resultando em partes encharcadas. Mas não se preocupe! Se você enfrenta esse problema, ela acaba hoje.
Vamos lá conferir algumas dicas?
- Escolha de morangos de qualidade: a primeira dica é escolher morangos de alta qualidade. Procure morangos firmes, com uma cor vermelha vibrante e sem manchas ou machucados;
- Utilização de geleia de brilho: uma técnica comum entre chefs é usar geleia de brilho ou geleia de frutas para cobrir os morangos antes de colocá-los em cima do bolo. A geleia atua como uma barreira, impedindo que os morangos liberem suco que pode umedecer demais o bolo. Além disso, dá um acabamento brilhante e apetitoso à fruta;
- Aplicação no momento certo: aplicação dos morangos em cima do bolo deve ser feita o mais próximo possível do momento de servir o bolo. Isso vai ajudar a garantir que os morangos permaneçam frescos e firmes. Se precisar decorar o bolo com antecedência, mantenha-o refrigerado e adicione os morangos apenas algumas horas antes do evento;
- Aplicação na Cobertura: a maneira como os morangos são dispostos no bolo também faz diferença. Se o bolo tiver uma cobertura de chantilly ou creme, pressione levemente os morangos na superfície para que fiquem firmes. Em bolos com cobertura de fondant, é aconselhável usar um pouco de glacê real ou chocolate derretido como “cola” para fixar os morangos no lugar.
Por fim, confira esse vídeo que selecionamos para você! Nele você vai encontrar outras dicas valiosas.
Como cortar os morangos para uma apresentação incrível?
Além da questão de como colocar morango em cima do bolo, levando em consideração as particularidades do fruto, uma outra dúvida comum está mais relacionada a estética da finalização.
Agora, dependendo do efeito que você deseja, existem várias maneiras de cortar os morangos. Se a ideia é cobrir a superfície do bolo de forma uniforme, cortar os morangos em fatias finas é uma excelente opção. Para isso, posicione o morango de pé, segurando a base, e faça cortes verticais.
Para uma apresentação mais sofisticada, você pode optar por fatiar os morangos em leque. Corte o morango em fatias finas, mas sem separar completamente a parte inferior, permitindo que as fatias se abram levemente como um leque.
Você já deve ter visto esse estilo de corte, e sem dúvidas, ele cria um efeito visual muito elegante e pode ser utilizado em combinação com outros tipos de corte para dar mais dinamismo à decoração.
Outra opção é cortar os morangos em quartos ou metades, dependendo do tamanho da fruta. Nesse caso, essa é a escolha ideal para criar arranjos mais volumosos, adicionando uma sensação de abundância ao bolo. Uma dica legal é combinar morangos inteiros com os cortados em quartos para um visual ainda mais atraente.
Enfim, ao posicionar os morangos sobre o bolo, pense no design que deseja criar. Você pode seguir um padrão simétrico ou optar por um arranjo mais orgânico e natural. Morangos podem ser colocados em círculos concêntricos, em espiral ou espalhados aleatoriamente, dependendo da aparência desejada.
Você pode se interessar em ler também:
Conclusão
Em suma, decidir como colocar morango em cima do bolo deve levar em consideração dois aspectos fundamentais: a estética e a funcionalidade. Afinal, por se tratar de uma fruta fresca, alguns cuidados devem ser tomados para garantir que o seu uso não cause transtornos.
No texto reunimos dicas que englobam esses dois pontos. Assim, além de técnicas para a utilização dos morangos em cima do bolo de forma segura, trouxemos algumas sugestões de cortes que farão toda a diferença na finalização.
Queremos saber o que você achou! Deixe um comentário.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!