Se você chegou até aqui, provavelmente quer mudar de vida e conquistar de vez a sua independência financeira, não é mesmo? Aprender como começar um negócio de bolos caseiros pode te trazer conhecimentos importantes, que farão toda a diferença no sucesso no seu negócio.
Se você leva jeito para criar receitas novas de bolos, adora testar as receitas que encontra na internet e se sente realizado quando todos da família elogiam, certamente está na hora de começar um negócio de bolos.
Como qualquer negócio, é necessária muita criatividade, dedicação e adquirir conhecimentos sempre. Ter habilidades e técnicas diferenciadas fará com que seu negócio se destaque rapidamente.
Quando fazemos bolos para nossa família, não há tanta exigência. Porém, quando fazemos bolos para obter lucros, há regras a seguir e quanto mais impecável melhor. Os clientes gostam de preço competitivo, mas preferem sempre a qualidade em primeiro lugar.
Para te ajudar nessa etapa decisiva, preparei um passo a passo onde você aprenderá como começar um negócio de bolos. Você saberá tudo o que precisa fazer para se consolidar nesse mercado que só tende a crescer. Confira!
Como começar um negócio de bolos? O que preciso saber antes?
Sabemos que criar qualquer negócio a partir do zero não é fácil, principalmente quando não há nenhum conhecimento em jogo. O fato é que vender bolos é um negócio de venda certa. Afinal, não há quem não goste e resista a um belo pedaço, concorda?
A boa notícia é que o setor alimentício está sempre em alta, mesmo em épocas de crise econômica. O brasileiro gosta de facilitar as coisas e a comida de rua está ganhando forte espaço no dia a dia, muitas vezes corrido.
Concorrência temos em todo lugar, mas quando falamos em produção de bolos caseiros, há muito espaço para criatividade e inovação. Por isso sempre digo que vale a pena ficar de olho nas tendências como cupcake, bolos no pote, bolo no palito, sabores novos, etc.
Então uma das primeiras coisas a fazer para tirar essa ideia do papel é começar a planejar o futuro do seu negócio. Isso envolve questões burocráticas, plano de negócio, investimentos e possibilidades de expansão.
Onde você quer chegar daqui a 5 anos? Como você pode começar de forma segura, econômica e atingir o patamar do sucesso? Como você pode se diferenciar das concorrências?
Tudo isso precisa ser pensado, a fim de mostrar a você um trajeto seguro para começar seu negócio sem medo e no caminho certo. Melhor começar direito, pois qualquer prejuízo pode afetar todo o seu negócio. Por isso, muitas empresas fecham suas portas antes mesmo de completar um ano de existência.
Planejamento é tudo e sem ele não é possível ter um negócio que cresça e dê bons frutos ao longo do tempo. Sem mais delongas, vamos saber agora como começar um negócio de bolos caseiros. Veja minhas melhores dicas!
5 passos para montar um negócio de bolos de sucesso
1 – Legalização
Não adianta. Se você leva a sério o seu negócio e pretende crescer, precisa começar fazer a coisa certa. A legalização é um fator primordial para que você continue levando o seu negócio sem tem problemas com a Receita Federal.
Se você irá começar com pouco investimento e ter um negócio no fundo de casa mesmo, é interessante pensar em legalizar por meio do sistema tributário MEI. Essa é uma modalidade que traz tributos facilitados, além de garantir contribuição para previdência, fácil acesso a créditos bancários e muitos outros benefícios.
Para o pequeno empreendedor é ideal. Por outro lado, se sua ideia é começar um negócio grande e físico, vale a pena iniciar em parceria com um contador de sua confiança. Ele é quem irá te direcionar os melhores caminhos para legalizar sua empresa sem ter prejuízos.
2 – Se especialize em alguns tipos de técnicas
Principalmente se você mora em uma cidade grande, precisa ser reconhecido em um certo tipo de bolo ou técnica. Por exemplo, se uma pessoa decide ter um naked cake para o casamento e você é especializado, em quem ela logo pensará?
Além disso, se você se especializar em técnicas diferenciadas, poderá receber inúmeras indicações. E olha que a indicação é a melhor propaganda de um confeiteiro.
Por isso, antes de mais nada, faça uma longa pesquisa, a fim de encontrar as melhores tendências em confeitaria. Adquira todo o conhecimento que puder antes de abrir o seu negócio. As pessoas saberão dar valor a um bolo de alta qualidade e bem feito, pode ter certeza disso!
3 – Treine uma boa equipe
Aqui existem duas vertentes. Se você pensa em montar um negócio de bolos caseiros em casa, provavelmente sua família poderá te ajudar. Então não será necessário investir em uma grande equipe. Mas o treinamento, neste caso, continua sendo essencial para dar bons resultados.
Por outro lado, se você pretende montar uma pequena loja, precisará de ajudantes na cozinha e de vendedores para otimizar o seu tempo. Neste caso, o treinamento de equipe é ainda mais necessário. Afinal, você irá lidar com um grande público e precisa começar logo com o pé direito.
Treine sua equipe de cozinha, ensinando o passo a passo das técnicas, modo de preparo e técnicas de confeitaria. Para quem vende, manter o padrão de qualidade e visual são fatores fundamentais para o sucesso.
A equipe de atendimento também precisa ser bem treinada, com diretrizes de atendimento impecável.
4 – Como começar um negócio de bolos usando a tecnologia
Nem só de indicação seu negócio sobreviverá. Portanto, você precisa colocar no planejamento quais serão os veículos de publicidade do negócio. Você irá montar uma loja virtual de bolos? Então, esse será um dos investimentos a levar em conta.
Monte uma página nas redes sociais como Facebook e Instagram, que atraem muitos clientes. Tente mantê-las sempre atualizadas e com imagens de alta qualidade para que seus futuros clientes consigam ver suas criações perfeitamente.
O WhatsApp é também uma ferramenta digital que está ganhando forte espaço no mundo dos negócios. É uma ferramenta de atendimento em que o seu cliente pode tirar dúvidas, fazer pedidos, elogiar e das sugestões de mudanças. Uma ferramenta poderosíssima para seu negócio tomar forma. 😉
5 – Faça um curso completo
Lembra que mencionei a importância do conhecimento antes de abrir as portas do seu negócio? Não há caminho melhor do que o conhecimento para fazer com que todas as suas ideias se tornem realidade.