Para você que sempre pensa em aumentar a receita, mas fica com receio e acaba não se arriscando, saiba que tem como dobrar receita de bolo com toda a segurança e garantir um bolo simplesmente delicioso.
Alterar os ingredientes pode ser arriscado, pois influencia diretamente no equilíbrio e proporção dos componentes que formam a mistura. Porém, é uma técnica praticada há muito tempo, ou seja, dá certo e ajuda muito a fazer grandes receitas.
Portanto, acompanhe as dicas interessantes que separei para auxiliar você a não errar nessa etapa. Vamos conferir?
Aprenda como dobrar receita de bolo da forma certa
Quando não se tem intimidade com a manipulação dos ingredientes de uma receita de bolo, o mais seguro é seguir o passo a passo e as quantidades.
No entanto, nem sempre uma receita simples é suficiente para todos. Ou quem sabe um aniversário surpresa surge do nada e você precisa fazer o negócio render mesmo. Nesse momento é crucial dobrar a receita, mas da maneira adequada.
E embora muita gente acredite que é uma ação complexa demais e muito difícil de acertar, saiba que é bem simples na verdade. Tudo que você precisa fazer é simplesmente dobrar a quantidade dos ingredientes.
Se a receita original pede 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, automaticamente você sabe que deve colocar 4 xícaras (chá) de farinha. O mesmo funciona para o leite, óleo ou manteiga, açúcar e ovos.
Dessa forma você tem a segurança de que as proporções serão mantidas e no final o bolo sairá tão bom quanto nas medidas originais.
DICA EXTRA: mesmo que seja algo prático e direto, é preciso “fiscalizar” o processo, de modo que tudo saia como o planejado e o fracionamento seja preciso.
Exemplo de receita de bolo com o dobro dos ingredientes
Bom, se ainda assim ficou meio confuso e você tem ressalvas, separei um exemplo de um tradicional bolo caseiro de baunilha. Veja como é fácil:
Receita original
- 3 ovos
- 3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
- 1 + ½ xícara (chá) de leite
- 3 colheres (sopa) de amido de milho
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) rasa de essência de baunilha
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Receita duplicada
- 6 ovos
- 6 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
- 3 xícaras (chá) de leite
- 6 colheres (sopa) de amido de milho
- 6 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 4 xícaras (chá) de açúcar
- 2 colheres (sopa) rasa de essência de baunilha
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Viu como não há segredo? Simplesmente multipliquei por 2 todas as medidas e ingredientes, mas você percebeu algo diferente na receita duplicada?
Então, se você notar ali na parte do fermento, verá que ele não foi duplicado, você sabe por que? Criei um tópico para falar especialmente sobre isso, pois é muito importante!
E o fermento, ele também dobra de quantidade?
Essa é praticamente uma pergunta automática quando falamos em dobrar uma receita, seja para um bolo de aniversário ou para acompanhar o café da tarde: e o fermento, devo dobrá-lo também? A resposta é: depende muito, vou explicar.
Seria algo óbvio de pensar, mas não é tão simples assim. Isso porque, na verdade, 1 colher (sopa) de fermento é suficiente para fazer um bolo com até 10 ovos crescer e desenvolver na medida ideal.
Desse modo, se a receita duplicada vai, como mostrei no exemplo, 6 ovos, caso você duplique o fermente, perceberá que o bolo cresce bastante, mas acaba murchando logo em seguida, ficando com aspecto de bolo solado.
Afinal, com o fermento em excesso o bolo acaba com mais ar do que sua estrutura consegue aguentar, ou seja, afunda no meio ao assar.
Portanto, desde que a receita duplicada não ultrapasse 10 ovos, mantenha a proporção original de fermento!
Alterou os ingredientes? E a forma, também mudou?
Ah, esse é outro ponto importantíssimo e que muita gente acaba pecando no preparo da receita. Você tem a sua forma preferida, não é mesmo? Aquela que sempre te ajuda e acomoda perfeitamente a receita, mas e quando ela receber o dobro de mistura?
O mais provável é que ao assar, a mistura fique muito próxima da borda ou até mesmo transborde, colocando o bolo em risco. É por isso que você deve se atentar à forma, a fim de utilizar uma que comporte esse aumento.
Por exemplo, se a sua forma atual é de 23cm, a alternativa mais indicada é substituir por uma de 27cm. Dessa maneira você garante o crescimento adequado da massa e certamente terá um resultado melhor.
Você pode estar se perguntando: ah, mas e se eu tenho uma receita de família que precisa ser triplicada, dá certo também? Sim, basta fazer a quantidade vezes 3, tendo total atenção à questão do fermento.
Como segurança, caso a receita ultrapasse 10 ovos, experimente adicionar apenas ½ colher (sopa) de fermento, deve ser suficiente!