Como montar uma fábrica de bolos

O mercado de bolos caseiros é uma das áreas mais promissoras da atualidade. É possível aprender como montar uma fábrica de bolos e aumentar gradativamente o faturamento do seu negócio próprio.

Gerir um empreendimento requer uma gama de conhecimentos para que tudo saia do papel como o planejado. Aliás, você já montou o seu plano de negócio? Se ainda não pensou nisso, é o primeiro passo que você precisará dar.

Mas não se preocupe, se você não sabe do que eu estou falando, vou te explicar tudo nesse artigo. Você saberá como planejar, coordenar e como montar uma fábrica de bolos de sucesso. Acompanhe!

Por que investir no mercado de bolos caseiros?

Sabe aquele quitute que vai bem a qualquer momento, seja no café da manhã, no lanche da tarde ou no lanche da noite? Pois é, os bolos caseiros cabem perfeitamente nessa categoria e não há quem resista a um pedaço de bolo quentinho feito na hora.

Isso é o que a maioria dos consumidores brasileiros pensam e investir nesse ramo de negócio tem se mostrado incrivelmente lucrativo. Empresários estão crescendo com empreendimentos de sucesso e faturam até R$13,5 milhões ao ano. Pode acreditar!

Esses empresários começaram assim como você, com uma certa curiosidade. Depois ao longo do tempo tomando gosto por cozinhar e se especializar na confeitaria em geral, até se interessar em aprender como montar uma fábrica de bolos caseiros.

O melhor disso tudo é a possibilidade de começar pequeno. Tem pouco investimento? Então que tal se firmar em uma lojinha no fundo de casa ou então em um ponto fixo na cidade?

As possibilidades são infinitas quando falamos em trabalhar com o setor alimentício. Você pode construir grandes parcerias de sucesso, que sem dúvidas, irá impactar positivamente no futuro do seu negócio e no seu lucro bruto.

Então a essa altura, já dá pra perceber o porquê investir no mercado de bolos caseiros pode ser a sua chance de mudar de vida. Vamos agora saber como dar os primeiros passos para tornar esse sonho realidade.

O que é preciso para começar?

como montar uma fábrica de bolos

Partindo da verdade de que um empreendimento só sai do papel se o empreendedor tiver conhecimentos básicos e avançados para prosseguir, podemos entender que a primeira coisa a fazer é aprimorar seus conhecimentos.

O que você sabe até agora sobre o mercado de bolos? O que você sabe sobre seu público alvo? O que você sabe sobre administração? Se você me responder que não sabe quase nada sobre essas questões, temo em te dizer, mas você terá muitas dificuldades ao longo do caminho. Dificuldades, que poderão colocar em jogo todo seu investimento.

Partir da ideia de abrir um negócio próprio não é brincadeira, é preciso saber o que se está fazendo e ter certeza do melhor caminho para seguir.

Então sugiro que você faça um curso completo sobre confeitaria e sobre tudo o que envolve a produção de bolos caseiros. Em um curso completo, você terá as noções básicas de como planejar um negócio, como investir com segurança, como lidar com uma equipe, como administrar finanças e como montar uma fábrica de bolos.

Sempre digo que aprender é o melhor investimento, que certamente traz muito retorno, que você não pode hesitar em fazer. Todo conhecimento adquirido você irá transparecer aos seus clientes, que terão muito mais confiança e segurança no seu trabalho.

Passo a passo de como montar uma fábrica de bolos

Antes de mais nada, vale a pena ressaltar aqui que você nunca deve começar sem nenhum conhecimento. Depois que você já fez todos os cursos necessários, aí sim é o momento seguro de tirar suas ideias do papel.

Agora vamos conhecer como montar uma fábrica de bolos de sucesso. Confira o passo a passo!

1 – Investimento

A primeira coisa que você deverá estudar é sobre o seu investimento inicial e custos de operação para manter tudo funcionando. Não vá com muita sede ao pote, se você não sabe o que é realmente necessário investir.

Tenha em mente que você precisará de equipamentos de primeira linha, um espaço razoável para estocar matérias primas e armazenar produtos perecíveis. Todo cuidado é pouco e se você não tomar cuidado poderá ficar sem orçamento no meio do caminho.

Portanto, coloque tudo na ponta do lápis, o que você irá gastar de material de construção? E custos de locação? Pretende contratar funcionários? Qual a demanda que você pretende atingir? Tem equipamento suficiente para suprir essa demanda? E quanto à embalagem dos bolos? Já criou sua marca?

2 – Seleção de receitas

Para atrair um grande público você precisa demonstrar um diferencial. Suas receitas devem ser mais elaboradas e conter ingredientes “secretos”. Um chamariz que traz muito resultado positivo e poderá duplicar o retorno do seu investimento.

Nesse ponto é que você precisa selecionar as melhores receitas, aprimorá-las, testá-las e então validá-las em seu cardápio. Isso tudo deve ser pensado bem antes de saber como montar uma fábrica de bolos.

Tenho um artigo aqui em que falo sobre as melhores receitas para vender. Além desse, tenho também um artigo que fala sobre quais são os bolos mais vendidos no mercado de confeitaria. Podem ser de grande ajuda para você definir as receitas que irá trabalhar. ?

3 – Estrutura e local

Um dos passos mais importantes de como montar uma fábrica de bolos é saber como será a estrutura e qual será o melhor local para seu negócio. Não adianta investir alto em equipamentos de qualidade, se você não apresenta um local bem estruturado para acomodar seus clientes, acomodar todos os equipamentos e pessoal da empresa.

Essas questões devem andar juntas e a falta de uma pode impactar negativamente na outra. Portanto, dentro do seu plano de negócio, defina claramente como sua fábrica de bolos será estruturada. Veja alguns pontos a considerar:

  • Espaço para balcão de atendimentos;
  • Espaço para exposição dos bolos prontos;
  • Espaço suficiente e arejado para estoque;
  • Espaço para armazenamento de produtos e matéria prima;
  • Espaço para equipamentos e parque industrial;
  • Espaço para escritório e gestão do negócio;
  • Garagem para carga e descarga;
  • Salão amplo com mesas para acomodação dos clientes;
  • Cozinha ampla e arejada;
  • Banheiros para clientes e banheiro para funcionários.

4 – Processo de produção

A partir do momento em que já se tem tudo predeterminado, é hora de criar os processos de produção. Criar um processo padrão de produção pode aumentar a produtividade da sua fábrica de bolos e ainda colaborar para a expansão da demanda.

Além disso, por meio de um processo definido, sua equipe não fica perdida sem saber qual é o próximo passo a ser realizado.

5 – Administração

A questão aqui não é só aprender como montar uma fábrica de bolos caseiros e sim como manter sua fábrica funcionando. E somente por meio de uma boa administração é que você conseguirá ter esse domínio.

Uma fábrica, seja qual for o porte, precisa de gestão de capital de giro, fluxo de caixa e automação de documentos fiscais importantes. Além disso, faz parte também do trabalho da administração, gerenciar o estoque e solicitar novos produtos que estão em falta.

Uma boa administração pode trazer novas parcerias de sucesso para a empresa e selecionar os melhores fornecedores comprometidos em participar do sucesso do seu negócio.

Agora você já sabe como montar uma fábrica de bolos. Não tenha medo de se arriscar, desde que você esteja preparado para conduzir e enfrentar todos os desafios que o mundo empreendedor pode trazer.

Espero ter lhe ajudado a solucionar suas maiores dúvidas, qualquer coisa é só deixar nos comentários abaixo que em breve lhe retornarei.


Quer aprender a fazer os melhores bolos caseiros para vender?
Clique no botão abaixo e saiba mais detalhes sobre o Curso de Bolos Caseiros que tem mudado a vida de muita gente em todo o Brasil!

3 comentários

Os comentários estão fechados.