Como substituir a manteiga no brownie?

Para quem tem intolerância e prefere não ter efeitos colaterais, mas não dispensa a sobremesa, é possível aprender como substituir a manteiga no brownie.

Apesar de a massa sofrer alterações em sua consistência, é viável fazer essa troca e ainda encontrar equilíbrio num brownie “customizado”. O importante mesmo é não deixar de aproveitar seu sabor incrível, concorda?

Então, tenha você alguma restrição ou simplesmente lhe falta manteiga em casa, a partir de agora isso não será mais problema, veja as dicas profissionais que separei!

Como substituir a manteiga no brownie: 2 substitutos que funcionam

como substituir a manteiga no brownie

Se você pegar as primeiras receitas de brownie, verá algo em comum: a presença de uma fonte de gordura, nesse caso, a manteiga. Podemos dizer então que a manteiga é indispensável no preparo.

Porém, conforme o hábito alimentar muda, a confeitaria acompanha tais mudanças, de modo que todos possamos aproveitar as receitas, mesmo que estas passem por transformações, a exemplo do brownie sem a gordura da manteiga.

1. Utilizando o óleo no lugar da manteiga

A primeira substituição mais lógica é trazer o óleo como componente para criar a liga necessária para incorporar os ingredientes. Sendo assim, a única diferença nessa receita é a ordem de mistura, anote aí:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar refinado
  • 2/3 xícara (chá) de cacau em pó 100%
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 4 ovos
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)

Em uma vasilha, peneire a farinha de trigo e o cacau em pó, adicione o sal e misture. Agora, coloque os ovos e o açúcar numa tigela e bata com fuê até ficar homogêneo.

Acrescente o óleo e a essência de baunilha, batendo para misturar apenas, não exagere. Na sequência, adicione os ingredientes secos aos poucos, mexendo com o fuê ao adicionar uma nova quantidade, repita até acabar.

O porto ideal da massa é quando fica cremoso, escuro, sem grumos, aveludado e brilhante. Por fim, unte uma forma retangular com óleo, coloque papel manteiga no fundo e despeje a massa, leve para assar em forno preaquecido a 180° por 35 minutos.

A próxima etapa é fundamental, pois é onde você ficará de olho até saber que o brownie está pronto e finalizado como manda a receita. Vou deixar o vídeo da receita para você acompanhar:

2. Incluindo compota de maçã como substituto da manteiga

Agora, se você quer que a sua receita fique mais saudável, a sugestão é utilizar compota de maçã para dar liga ao preparo.

Assim como em muitas substituições em receitas de bolo, o creme de maçã é velho conhecido e funciona bem aqui. Com isso, anote cada ingrediente, a quantidade e o peso, pois equilíbrio é peça-chave na receita:

  • 3 ovos
  • 75g de açúcar
  • 200g de chocolate meio amargo derretido
  • 150g de compota de maçã (creme de maça processado)
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 50g de farinha de trigo
  • Pitada de sal a gosto

Modo de preparo

  1. Misture o açúcar com os ovos até ficar homogêneo.
  2. Acrescente o chocolate meio amargo derretido à primeira mistura.
  3. Em seguida, coloque o creme de maçã e a baunilha.
  4. Dê uma boa misturada com o fuê.
  5. Ao notar que a mistura está escura e aveludada, junte a farinha peneirada aos poucos e o sal.
  6. Volte a mexer para agregar e reserve por 2 minutos.
  7. Por fim, unte uma forma com óleo e polvilhe cacau em pó para entregar mais cor ao brownie.
  8. Leve para assar em forno preaquecido a 180° por 25 minutos.

Nessa receita especificamente, fique de olho no forno para não deixar passar do ponto. Afinal, o creme de maçã não possui tanta umidade, ou seja, assar demais vai resultar numa massa ressecada e dura! Para não errar, veja o vídeo:

O que você deve saber da receita de brownie sem manteiga?

As pessoas têm o costume de criar grandes expectativas em torno da substituição da manteiga por algo equivalente, e acham que o resultado será o mesmo, mas não é bem assim que “a banda toca”.

“Ah, mas então você está dizendo para não fazer?”. Pelo contrário, o ideal é que todo mundo fizesse ao menos uma vez para conhecer o resultado. No entanto, não tem como não falar para você que o resultado muda consideravelmente.

Como mencionei, a manteiga cumpre um papel imprescindível no preparo, ao entregar aeração, ajudar a incorporar os ingredientes e agir como base para estruturar a massa.

Por conseguinte, quando você exclui estes benefícios, o resultado não teria como ser igual, concorda? Assim sendo, veja as características que pode esperar, assim você terá uma expectativa equivalente e a experiência será mais positiva:

  1. Quando você troca pelo óleo, o resultado é mais próximo, onde o óleo cumpre bem o papel de substituto.
  2. O mesmo não acontece com o creme de maçã, a massa fica baixa e pouco craquelada em cima.
  3. Adicionar fermento não é recomendado, visto que a massa cresce de forma desnecessária, ficando com bordas altas e centro baixo.
  4. Além do creme de maçã e óleo, você pode usar pasta de amendoim, mel e óleo vegetal, bastando equilibrar as quantidades.

Portanto, você pode trocar sem receio algum a manteiga por outros ingredientes e ainda assim degustar um delicioso brownie com chocolate!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas e aproveite para conhecer também a Apostila de Brownies Lucrativos que eu sempre comento aqui. Pois ela vai lhe ajudar a começar fazer e vender brownies em sua cidade.