Para você que trabalha com a venda de bolos caseiros, o conservante para bolo pode ser de grande ajuda. Afinal, não é sempre que você consegue vender todos os bolos que faz no dia, não é mesmo?
Quando esses imprevistos acontecem você pode ao invés de lucrar, sair no prejuízo. Exatamente por isso que sempre indico para quem está começando a vender bolos caseiros que comece a vender por encomenda.
Dessa forma, você acaba conhecendo um pouco mais dos gostos dos seus clientes e tem a garantia de venda certa.
Agora, se você já está em um patamar mais elevado, ou seja, vende em grande demanda, a melhor escolha mesmo é optar por utilizar conservante para bolo. Mas não se preocupe que separei informações super importantes para você sobre esse assunto. Confira!
Quanto tempo dura um bolo?
Há uma preocupação muito grande das pessoas quanto a duração de uma receita de bolo. Tanto quem produz quanto quem está comprando quer saber se o bolo está na validade adequada para consumo.
A verdade é que depende muito dos tipos de ingredientes utilizados. Se você, por exemplo, faz uma receita de bolo vegano que não vai ovo nem leite e nem farinha de trigo, provavelmente terá uma durabilidade maior em relação as receitas convencionais que levam esses mesmos ingredientes.
Mas geralmente, a durabilidade de uma receita de bolo simples é de até 5 dias em locais refrigerados e úmidos. Acontece que após esse tempo o bolo já começa a ressecar e sua textura já não será mais a mesma.
Por que e como usar conservante para bolo?
Tudo o que produzimos está sujeito à contaminação por microrganismos. Quando esses microrganismos ou fungos caem sobre qualquer alimento, este pode estragar em pouco tempo, pois essas bactérias começam a se alimentar da matéria orgânica.
O conservante para bolo, por sua vez, impede ou retarda que haja qualquer tipo de alteração nos alimentos causada por esses microrganismos. Geralmente são utilizados em bolos caseiros conservantes a base de ácido sórbico.
Outros como o sorbato e o emulsificante também são utilizados. O emulsificante, embora não seja reconhecido como um conservante, ajuda a prolongar a durabilidade dos bolos para consumo.
Geralmente os conservantes são fornecidos no mercado de forma altamente refinada, em pó ou granulado de cor branca. Para usar os conservantes não tem segredo. Basta acrescentar um pouco na massa antes de levar ao forno.
As especificações de quantidade vêm na descrição de modo de uso de cada embalagem específica. O conservante comum pede o uso de 30g para cada 100g de massa de bolo pronto.
Conservantes naturais X conservantes químicos
Como eu já disse anteriormente, o conservante para bolo é mais utilizado em produção em larga escala. Então, caso você queira que seus bolos durem um pouco mais, sugiro que opte sempre pelos conservantes naturais. Acredite, você pode sim aumentar a durabilidade de suas receitas, apenas incluindo os ingredientes certos.
A vitamina C, o sal e o açúcar são truques clássicos para a conservação caseira de alimentos. Você pode perceber que bolos cobertos com pasta americana duram muito mais tempo fora da geladeira do que bolos comuns.
Isso porque a pasta americana possui grande composição de açúcar, além de cobrir todo o bolo impedindo que ele oxide ou seja invadido por microrganismos. Uma alternativa bem conhecida para aumentar a durabilidade dos bolos é regar a massa com uma calda que vá muito açúcar.
Como mencionei a Vitamina C, se você fizer uma calda de laranja com açúcar deixará seu bolo super protegido. 😉
Onde comprar conservante para bolo?
Para te ajudar, encontrei alguns sites especializados em equipamentos e materiais para a produção de bolos caseiros. Aproveito também para deixar algumas descrições importantes sobre cada um dos ingredientes. Veja!
Ácido sórbico
O ácido sórbico é um conservante totalmente seguro que inibe o desenvolvimento de bactérias, prevenindo o aumento de leveduras e mofos. Além disso, protege o frescor sem alterar o sabor e a coloração do produto e não tem efeitos em bactérias láticas.
Conservante Adicel
Este é um conservante ideal para doces e bolos. Um produto bactericida e fungicida que evita que estraguem em um curto período de tempo. Possui uma fórmula amplamente eficiente para conservar os produtos prontos para consumo.
Antioxidante de massas
Possui em sua base um mix de antioxidantes selecionados e ajudam a impedir que os alimentos oxidem.
Mix Antimofo
Ideal para qualquer produto alimentício. Utilizado para prevenir mofo e bolos que aparecem nos bolos após um certo tempo fora da geladeira. No modo de preparo é indicado 1 colher de chá para cada 1kg de farinha de trigo.
Conservante diluído
O conservante líquido é tão eficaz quanto na forma granulada. Impede totalmente a proliferação de bactérias em bolos e doces.
Vale lembrar que nenhum conservante deve ser considerado substituto para matéria prima de qualidade ou práticas de higiene. Criei também um conteúdo completo em que falo mais sobre as diversas formas de conservar um bolo naturalmente. Não deixe de conferir depois!
Porque bolos caseiros fica visguento e as vezes até mofa com 2 ou 3 dias
porque o bolo visga com 3 dias em temperatura ambiente
Adorei!