Saber utilizar a forma certa pode ser o fator de sucesso de uma receita, e as mais conhecidas são a forma para bolo retangular, quadrada ou redonda.
Cada tipo de forma oferece diferentes vantagens, facilidades e podem contribuir diretamente para o bolo de sucesso. E como o mercado está cheio de opções, resolvi ajudar você a encontrar a melhor para seus preparos. Vamos descobrir?
Forma para bolo retangular, quadrada ou redonda: qual a melhor para suas receitas?
A verdade é que hoje você encontra todo tipo de forma no mercado, com as mais diversas características, materiais, funcionalidades, decorações e tamanhos. Porém, será que todas são realmente aplicáveis no dia a dia?
Será que a forma de silicone é melhor que o Teflon? Ou quem sabe o alumínio ajuda a assar melhor?
Na realidade, tirando a necessidade de comprar uma forma muito diferente, seja para decorar um bolo de aniversário ou casamento, por exemplo, as mais tradicionais e funcionais ainda são a retangular, quadrada e redonda.
A seguir vou falar um pouco mais de cada uma, daí você pode decidir sobre qual é a melhor para você.
Qual a utilidade da forma retangular?
Geralmente as formas retangulares – também chamadas de assadeiras – têm dimensões de 30cm x 40cm e 7cm de altura. Essa é aquela forma mais achatada e muito indicada para receitas mais amanteigadas.
Receitas de pão de ló combinam muito bem com a forma retangular, pois ela ajuda a espalhar bem a mistura e oferecem a altura ideal, que costuma ser de 5cm. Eu utilizo muito esse tipo de forma para fazer bolos de aniversário, que exigem camadas um pouco mais finas por ser de vários andares.
A forma tabuleiro também é ideal para fazer bolo no pote, já que o formato da forma ajuda a não desperdiçar tanta massa nas laterais.
Além disso, há também a forma retangular de 25cm x 10cm e 7cm de altura, que é recomendada para receitas de bolo inglês.
Como a forma quadrada favorece o bolo?
Muito parecida com a retangular, a forma quadrada é indicada para massas que também levam manteiga, mas aqui você encontra formas mais altas, ideais para receitas que costumam render bastante.
Nesse caso, prefira a forma quadrada de alumínio de qualidade. Por ser uma forma mais alta, a quantidade de massa tende a ser maior, ou seja, caso não tenha um material bom pode assar apenas nas laterais, deixando o meio do bolo cru.
Veja a utilização da forma redonda para bolos
Agora, se você procura a escolha certa e que dá certo para quase todo tipo de receita, opte pela boa e velha conhecida forma redonda. A sua variação de tamanho acomoda desde receitas bem pequenas até maiores para bolo de andares. Aliás, tenha sempre de diversos tamanhos para isso. 😉
Contudo, ainda é importante escolher uma marca boa, que ofereça um alumínio de verdade, pois assim todo o calor do seu forno será distribuído igualmente na hora de assar.
O único cuidado aqui é com a forma redonda de tamanho 15cm e 8cm de altura, pois elas são recomendadas para receitas que levam manteiga e frutas, ou seja, receitas que resultam em um bolo mais pesado e demorado de assar.
E a forma com furo no meio, quando usar?
As formas com furo no meio são uma verdadeira mão na roda na hora de criar receitas práticas e rápidas. Digo isso porque o grande objetivo desse tipo de forma é justamente agilizar a receita, pois o furo deixa tanto o centro quanto a lateral bem assadinho.
No entanto, é também uma forma que você deve ter mais cuidado, já que o tempo de forno é reduzido em relação às outras citadas acima. Outro ponto de atenção é: sempre utilize a forma untada, ajuda na hora de desenformar.
6 dicas para ajudar você a encontrar a forma perfeita para bolos
Conhecer os tipos de formas já ajuda a escolher com mais assertividade, não é mesmo? Afinal, não há nada mais desapontador do que fazer o bolo com todo cuidado e perceber que deu tudo errado pela escolha errada da forma.
Dessa forma, abaixo fiz uma pequena listagem com dicas práticas, mas que ajudam muito na escolha da forma ideal para sua receita:
- Utilize somente formas altas para receitas com manteiga.
- Formas mais altas ajudam em receitas onde a pasta americana será aplicada.
- Bolos tradicionais sempre vão melhor em formas menores.
- Sempre que fizer pão de ló, você pode utilizar todas as formas citadas, desde que tenham altura de 5cm.
- Para diferenciar nos formatos e decorações, experimente formas de silicone, lembrando de ler as orientações de tempo de forno.
- A forma com furo no meio pode ajudar em receitas de bolo vulcão e cavado.
Viu só como não há segredo em utilizar a forma certa? Esse é um assunto que sempre gera dúvidas, mas que acaba sendo bem simples na prática.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar para ajudar mais pessoas. Boas receitas e até a próxima!