Não tenho batedeira: Como fazer bolo?

Não tenho batedeira e agora? Se bateu aquela vontade de comer um bolinho quentinho e fofinho, mas não tem nenhuma batedeira por perto, não se preocupe. Saiba que há outras formas super fáceis de fazer um bolo gostoso.

Por isso, resolvi separar aqui uma listinha de truques e dicas infalíveis para fazer aquele bolo perfeito sem precisar de muito esforço. Vamos conferir?

Use liquidificador, mas tome cuidado!

O liquidificador é uma das primeiras opções, quando falamos em receitas práticas de bolo. Mas é preciso ter muito cuidado na hora de preparar, senão corre o risco de ter um bolo embatumado e pesado.

Quando o liquidificador não possui muita potência, a ideia é utilizar o aparelho somente para misturar os ingredientes líquidos. Sendo assim, coloque o leite, os ovos, o açúcar e o óleo. Bata somente por alguns minutos, só até perceber que está tudo muito bem homogêneo.

Já a farinha de trigo não poderá ser batida no liquidificador, juntamente com os outros ingredientes. Então, nesse caso, o ideal mesmo é passar os ingredientes batidos para uma tigela e adicionar aos poucos a farinha de trigo.

Como você pôde perceber, o liquidificador servirá mesmo só para adiantar a primeira etapa do bolo. Então, eu não vejo muita vantagem, já que irá sujar muito mais louça. Veja a seguir a outra opção, caso não tenha batedeira!

Faça seu bolo à moda antiga!

Antigamente eu tinha pavor em pensar em bater bolo na mão, porque achava que daria tudo errado. Engano meu. Hoje eu prefiro muito mais fazer dessa forma, do que bater na batedeira. Aliás, acho muito mais prático porque não suja quase nada.

Mas para isso, é preciso seguir algumas regras. A primeira delas é utilizar um batedor de claras de alumínio. Dessa forma, o batedor facilitará muito mais na hora de misturar os ingredientes secos.

Não tem batedor de claras? Então, pode utilizar um garfo mesmo que também dá super certo. O que não é muito indicado é utilizar a colher porque ela não consegue desfazer completamente aqueles “gruminhos” de farinha ou de açúcar.

E por falar em ingredientes secos, prefira sempre peneirar a farinha de trigo e o açúcar. Assim, você terá um bolo super fofinho e bem mais leve. Quer ver um passo a passo rapidinho? Então, confere só esse vídeo abaixo que mostra exatamente o que eu estou falando. Aproveita que tem receitinha super curinga!

Acho que a batedeira é interessante mesmo para fazer bolos fofinhos e aerados. Para isso, basta bater claras em ponto neve e incorporar à massa. Outra forma de fazer bolos bem aerados é bater somente os ovos por cerca de 5 a 7 minutos até dobrarem de volume.

Em seguida, pode continuar a receita normalmente, adicionando os outros ingredientes. Assim, ele crescerá e renderá bastante no forno, pode acreditar! 😉

3 segredos de massas profissionais sem batedeira

Não tenho batedeira

1. Dilua muito bem o açúcar

Sempre costumo dizer aqui no blog, se quer que dê tudo certo na sua receita de bolo caseiro, então, siga a ordem dos ingredientes. Foi assim que eu aprendi e meus bolos nunca deram errado.

Então, a primeira coisa é diluir muito bem o açúcar nos ovos. Coloque em uma tigela e mexa muito bem até perceber que a mistura já está cremosa. Isso ajudará a deixar sua massa mais brilhante e aveludada. 😉

2. Equilibre a farinha de trigo

Uma coisa interessante que precisa de muita atenção é a quantidade de farinha de trigo. Como você irá bater o bolo na mão, quanto menos farinha, melhor para incorporar certinho aos outros ingredientes.

Se você exagerar na quantidade, terá uma massa mais firme que irá ressecar mais rápido com o tempo. Então, qual é a quantia exata de farinha de trigo? O ideal é para cada 1 xícara (chá) de leite colocar 3 xícaras (chá) de farinha.

No entanto, eu costumo sempre diminuir um pouquinho quando faço na mão. Para a mesma quantidade de leite, eu utilizo 2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo. Assim, minha massa fica bem lisinha e homogênea. 😉

3. Não bata a farinha de trigo por muito tempo

Eu já disse aqui no blog que as farinhas de hoje em dia possuem muito mais glúten do que antigamente. Aliás, são ideais até para fazer pães. Sendo assim, devemos evitar o máximo que puder de bater muito na etapa da adição da farinha de trigo.

Além disso, devemos prestar muita atenção na hora de comprar. Algumas marcas produzem farinhas enriquecidas com ácido fólico e ferro. NUNCA compre dessa farinha para fazer seus bolos. Esse tipo de farinha é utilizado somente na produção de pães.

Então, se você utilizar em qualquer receita, por mais que você não bata muito, seu bolo irá solar. ☹

E aí, gostou de conhecer essas dicas? Eu não tenho batedeira, mas faço bolos caseiros incríveis. Quando quero fazer algo diferente sempre recorro ao bom e velho liquidificador e para fazer coberturas, utilizo muito meu mixer super prático.

Espero muito que tenha te ajudado. Coloque tudo em prática que tenho certeza de que não terá problema algum. Compartilhe as dicas!