Se você estava procurando a resposta se pode comer papel manteiga ou não, saiba que encontrou o lugar que vai tirar todas as suas dúvidas.
Esse é um tema importante para quem se aventura na cozinha, pois existe uma infinidade de diferentes acessórios utilizados na confeitaria, ou seja, aprender sobre sua usabilidade e possibilidade de consumo é a estratégia para aumentar sua segurança.
Portanto, conheça dicas infalíveis que facilitam seu cotidiano, além de trazer a segurança necessária para criar as mais deliciosas receitas. Confira!
Afinal, pode comer papel manteiga?
Você quer uma resposta curta ou prefere uma explicação mais detalhada sobre o assunto? Bom, como minha intenção é ajudar de todas as formas possíveis, vou abordar ambas as respostas.
Então, não, você não pode e nem deve consumir o papel manteiga. Essa confusão pode ter dado início quando alguém simplesmente se embaralhou a respeito do papel manteiga e o papel de arroz.
O papel de arroz é feito justamente para ser consumido com um bolo decorado, por exemplo. Sabe quando alguém surge com um bolo com uma impressão nele? Então, provavelmente esse bolo é de papel de arroz.
Por outro lado, embora o papel manteiga carregue esse termo que nos remete à culinária, manteiga, ele não tem nada de comestível. Pelo contrário, o papel manteiga foi feito para ir ao forno juntamente com receitas de bolos.
Em outras palavras, esse produto – que é uma folha de celulose – costuma passar por um processo que lhe confere uma película parecida com cera.
Essa superfície, por sua vez, passa a ser mais resistente às altas temperaturas, ou seja, tem como base um processo químico. Afinal, muitas empresas que comercializam o produto banham as folhas em uma solução com ácido sulfúrico.
Apesar de haver um processo de lavagem e secagem posterior, saiba que ainda estamos falando de uma composição química. Logo, nada de ingerir!
Como substituir o papel manteiga com eficiência
Agora, se por acaso você se preocupa em ingerir, talvez acidentalmente ou pensa que o papel libera algum tipo de substância, saiba que isso é um mito. Na verdade, o papel manteiga é utilizado há muitos e muitos anos.
Contudo, sempre é bom aprender como variar, vai que um dia você fique sem para assar uma massa de pão de ló, não é verdade?
Sendo assim, uma alternativa para substituir o papel manteiga, é utilizar papel-toalha convencional. Para isso é só cortar um disco um pouco menor do que a forma e colocar a massa por cima.
Não é necessário untar, mas em todo caso, pincele um pouco de manteiga para aumentar a aderência do papel-toalha!
Qual a composição do papel manteiga?
Suportando temperaturas que chegam aos 220°C, o papel manteiga é composto geralmente por celulose e água.
No entanto, como já mencionei, algumas empresas adicionam o processo que cria a película parecida com cera. Dessa maneira, as folhas feitas de celulose e água são banhadas diversas vezes em uma solução de ácido sulfúrico ou cloreto de zinco.
Por conta disso, sua ingestão não é aconselhada em nenhuma hipótese. A alternativa mesmo é usar com responsabilidade ou apelar para o bom e velho processo de untar a forma com manteiga, margarina, óleo, entre outros.
DICA EXTRA: mesmo que você utilize papel manteiga na base, evite usar nas laterais, especialmente se você estiver fazendo uma receita de bolo que precisa de crescimento, isso porque ao desenvolver a massa, ela vai grudar nas laterais, técnica que dá sustentação à massa do bolo.
5 dicas para usar o papel manteiga corretamente
Ainda que seja um acessório indispensável e de muita utilidade na cozinha, é preciso conhecer seus truques, a fim de extrair o máximo proveito de suas vantagens. Pensando nisso, selecionei algumas dicas para usá-lo com assertividade:
- O papel substitui por completo o processo de untar, mas você pode combinar os dois para um melhor resultado.
- Utilize o lado interno, principalmente se for mais áspero, maximizando assim sua eficácia.
- Dá para criar uma receita de bolo mais alto ao aumentar a lateral da assadeira com o papel manteiga.
- Para formas redondas, prefira usar o papel manteiga em folhas ao invés de comprar o rolo, isso facilita ao acomodar no fundo.
- É totalmente compatível com o micro-ondas, viabilizando você criar deliciosas receitas de bolo no micro-ondas.
DICA EXTRA para não correr riscos desnecessários
Não tem como, para se tornar um verdadeiro mestre na confeitaria, é preciso estar sempre em busca de conhecimento, dicas úteis e conteúdos que realmente enriqueçam nossa base de aprendizado, não concorda comigo?
E nesse “meio de campo” temos também a necessidade de entender o papel de cada acessório, utensílio e produto para simplificar nossas receitas, sejam elas simples ou complexas.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar para ajudar outras pessoas que têm essa mesma dúvida que você. Até a próxima!