Por que o bolo fica grudento em cima?

Por que o bolo fica grudento em cima? O bolo fica assim porque tem muito açúcar na receita. Mas não é só isso que ocasiona esse aspecto.

Para te ajudar a reconhecer os fatores que atrapalham na textura e consistência do bolo, separei algumas informações importantes. Confira com atenção!

Por que o bolo fica grudento em cima? 5 dicas para evitar!

por que o bolo fica grudento em cima

Já ouvi relatos de pessoas que seguem o passo a passo direitinho, mas depois de assado o bolo fica meio grudento em cima. Dá até uma aparência de que o bolo está cru, mas fica bem fofinho.

Como eu disse anteriormente, o bolo fica assim porque tem muito açúcar na receita. Quando a massa é levada ao forno, o açúcar começa a derreter imediatamente. Se você tira o bolo antes da hora, não dá tempo desse açúcar que fica na superfície dourar.

Então, ele fica cremoso, brilhante e grudento. Talvez você esteja tirando o bolo antes da hora. Aliás, tenho aqui no blog um conteúdo que ensina como saber se o bolo está completamente assado. Dê uma olhadinha depois!

Veja agora 5 dicas especiais para evitar esse desagradável problema:

1. Reduza um pouco o açúcar da receita

Eu, particularmente, não coloco mais do que 1 xícara (chá) de açúcar na receita, por mais básica que seja. Eu acho essa quantidade mais do que suficiente. Já vi por aí receitas que pedem 3 xícaras (chá) de açúcar.

Há quem goste de um bolo mais docinho, mas essa quantidade é muita e certamente deixará a superfície do bolo grudenta. 😉

2. Reduza o óleo

O óleo também é um ingrediente que pode colaborar com esse problema. Isso porque ele evita que a massa cozinhe completamente. Se tiver muito óleo, sua massa levará mais tempo para assar. Sendo assim, a superfície do bolo ganhará mais umidade, o que impedirá que o açúcar doure rapidinho.

Em minhas receitas básicas, costumo adicionar apenas ½ xícara (chá) de óleo e todas as receitas dão certo. No entanto, vai muito da receita, se vai muita farinha de trigo, deve aumentar um pouco a quantidade de óleo. Então, observe bem esses fatores.

3. Substitua o óleo por manteiga

Outra saída é substituir a quantidade de óleo por manteiga no bolo. A manteiga ajuda a estruturar melhor o bolo e a deixá-lo menos úmido. Contudo, se você for armazenar o bolo na geladeira não é indicado fazer esse processo.

Naturalmente, quando a manteiga vai para a geladeira, costuma endurecer e isso irá acontecer com seu bolo. Mas se pretende deixar o bolo em temperatura ambiente, vale a pena fazer a substituição.

Na maioria das receitas é pedido ½ xícara (chá) de óleo. Para substituir essa quantidade, utilize 2 colheres (sopa) de manteiga. Vale ressaltar que para utilizar a manteiga nas receitas de bolo, o ideal é bater na batedeira, juntamente com o açúcar e os ovos.

Leia também: Receita simples de bolo amanteigado colonial

4. Faça uma receita de pão de ló

Agora, se a sua intenção é um bolo mais seco mesmo, minha sugestão é que escolha uma boa receita de pão de ló. Geralmente, esse tipo de receita tem muito mais aeração, o que ajuda a minimizar a umidade.

Sendo assim, é ideal para quem pretende rechear ou cobrir bolos para festas. Aliás, tenho aqui no blog uma receita de pão de ló profissional para você testar aí na sua casa.

5. Não bata muito a farinha de trigo

Se você já me acompanha aqui no blog há muito tempo, sabe que eu não gosto de bater a farinha de trigo, mesmo que seja na batedeira.

Hoje em dia, todas as farinhas são do tipo A. Mas o que isso significa? Significa que são ideais tanto para o preparo de bolos quanto de pães. Na composição desse tipo de farinha contém alta concentração de glúten e como você sabe, quanto mais bater, mais você estimula o glúten.

Então, se você bater muito a farinha de trigo, soltará mais glúten e isso pode deixar o bolo melado em cima, como se estivesse cru. Eu recomendo que você bata normalmente os ingredientes principais (líquidos) e, em seguida, adicione aos poucos a farinha de trigo.

Nesse ponto, mexa cuidadosamente com um fuê ou um garfo. Esse truque ajuda muito a deixar a massa do bolo mais fofinha e bem estruturada. Pode confiar.

E aí, gostou de saber por que o bolo fica grudento em cima? Então, comece a colocar tudo em prática, pois tenho certeza de que essas informações foram úteis para você. Compartilhe as dicas!