Se você tem dúvidas e não sabe ao certo qual a função da manteiga no bolo, está no lugar certo!
Acompanhar o passo a passo e elementos da receita é ideal, mas entender o funcionamento e a “ciência” por trás dos ingredientes é a chave para obter bolos incríveis.
Então, confira a seguir as principais dicas que separei para ajudar você a preparar receitas irresistíveis de dar água na boca!
Afinal de contas, qual a função da manteiga no bolo?
Não é de hoje que sabemos como a gordura é um componente indispensável no preparo de um bolo, não é verdade? E a manteiga é justamente uma das muitas gorduras utilizadas em variadas e sensacionais receitas.
Responsável por conferir maciez, aeração e melhor estrutura para a massa, quando utilizada com rigor e amplo conhecimento sobre o ingrediente, pode facilmente contribuir para um bolo realmente com “ar de profissional”.
Isso acontece porque a manteiga, que é um derivado do leite, batido e transformado em uma emulsão, agrega muito mais do que sabor. É esse ingrediente que trabalha na retenção e conservação do ar na massa.
Sabe quando você corta aquela fatia que parece um “pedaço de nuvem”? Então, saiba que ali a manteiga foi utilizada corretamente. Além disso, é um ingrediente que ajuda a deixar a massa mais úmida, resultando em um bolo molhadinho.
No entanto, por mais que seja recomendado seu uso, é fundamental considerar os demais ingredientes que compõem a receita.
Por exemplo, você sabia que a farinha de castanha e amêndoas possuem um nível elevado de gorduras? Com isso, automaticamente a quantidade de manteiga precisa ser reduzida, pois do contrário o sabor fica evidente demais no paladar.
DICA EXTRA: manteiga é sensacional, mas quando usada na proporção certa, afinal, ninguém gosta muito de sabores acentuados de manteiga, especialmente ao apreciar um bolinho rápido no café da tarde, concorda?
Uma recomendação que praticamente ninguém conta!
Apenas como uma recomendação prática: se a receita for a de um bolo simples, como bolo de fubá ou bolo de milho, o ideal é usar o óleo vegetal tradicional.
Isso porque ele ameniza ainda mais o sabor da gordura presente, auxilia na retenção de líquidos na medida e fortalece a conservação do bolo, no sentido de fazer a receita durar mais tempo e com melhor preservação dos sabores e frescor!
A margarina também desempenha o mesmo papel? Posso substituir?
A pergunta mais famosa no preparo de bolos: posso trocar a manteiga pela margarina?
Então, assim como a manteiga, a margarina também é uma gordura, mas de origem vegetal. Na prática, é um composto produzido a partir do óleo vegetal e passa pelo negativo processo de hidrogenação, ou seja, o óleo líquido acaba se solidificando.
Por ser uma opção bem mais barata do que a manteiga de qualidade, chegando a custar 3 a 4 vezes menos, é amplamente utilizada nas receitas. Entretanto, há alguns aspectos que você precisa saber:
- É uma opção menos saudável de gordura.
- A depender da sua qualidade, pode deixar resquícios do sabor no bolo.
- O bolo acaba mais pesado.
- A massa esfarela com mais facilidade.
- Textura da massa pode ficar comprometida com uma aparência oleosa.
- Possui muitos conservantes e espessantes químicos.
Aqui vai uma curiosidade: a temperatura de derretimento da manteiga de qualidade fica próxima dos 32°C.
E essa é basicamente a temperatura da nossa boca, ou seja, a manteiga acaba derretendo. Já na margarina a temperatura para derreter é de 36°C e, na boca, não derrete e dá aquele “toque gorduroso”. O mesmo acontece no bolo.
Portanto, você pode trocar a manteiga pela margarina sim, mas faça isso sabendo que a qualidade e o resultado do seu bolo não serão tão agradáveis!
Se você está pensando em substituir a manteiga, veja 5 formas de trocar!
Vamos supor que você está sem manteiga ou simplesmente não se “engraça” muito com seu sabor e por isso quer saber da sua função no bolo.
Saiba que antes de se desesperar, existem algumas alternativas para substituir e ainda assim obter bons resultados, conheça 5 opções que selecionei para você:
- Óleos: girassol, semente de uva, canola e o mais indicado, o óleo de milho, pois não deixa sabor residual, como acontece com o de girassol.
- Lentilhas: quando feita como purê, oferece uma ótima opção saudável para incorporar nas receitas.
- Purê de maçã: além de substituir bem a manteiga, pode ajudar a reduzir a quantidade de açúcar, pois traz a frutose como auxiliar.
- Purê de amêndoas: rica em ácido oleico, é um pouco trabalhoso de encontrar, mas vai muito bem no lugar da manteiga.
- Óleo de coco: apresenta boa resistência a altas temperaturas e entrega as propriedades e gorduras necessárias para a massa perfeita de bolo.
A manteiga é recomendada em todas as receitas? Quando trocar é recomendado?
Outro ponto muito importante é saber que nem toda receita “casa” tão bem com a presença da manteiga. Por exemplo, em bolos simples, prefira óleos como o de coco ou milho, pois deixam a massa mais macia e não interferem no sabor.
Agora, para receitas recheadas e que necessitam ficar sob refrigeração, a manteiga deve ser evitada a todo custo na verdade.
A baixa temperatura faz com que a gordura da manteiga endureça com facilidade, deixando a massa pesada, quebradiça e com aspecto de embatumada.