Qual a validade do bolo no pote?

Todo mundo que trabalha com alimentos precisa ter cuidado quanto à conservação do produto. E a coisa não é diferente para quem faz bolos para vender. Se você trabalha com bolos caseiros, precisa saber qual a validade do bolo no pote. Afinal, quando se tem muita demanda, o estoque precisa estar muito bem abastecido.

O bolo no pote é uma febre que está fazendo um enorme sucesso no Brasil e no mundo. Justamente por isso é que muita gente já está começando a ganhar muito dinheiro com esse negócio rentável e econômico.

É um tipo de alimento que pode ser vendido em vários estabelecimentos, onde o cliente pode degustar em qualquer lugar e qualquer hora. Para tanta versatilidade e praticidade, é preciso ter muita cautela no momento da produção, na hora de conservar e armazenar os bolos no pote.

Portanto, hoje você aprenderá a maneira correta de armazenar, conservar e também saberá qual a validade do bolo no pote. Confira!

Afinal, qual a validade do bolo no pote?

A validade do bolo no pote depende muito dos ingredientes utilizados. Se sua receita pede muitos ingredientes derivados do leite, a validade pode encurtar muito. Uma receita de bolo no pote que contém essas características pode aguentar no estoque bem refrigerado por até 4 dias.

Agora, se o recheio vai frutas como morango, abacaxi ou pêssego, a validade reduz ainda mais, para 3 dias. Isso porque as frutas perdem muito líquido e isso pode comprometer o sabor e a textura do seu bolo.

Fique atento ao prazo de validade

Não é à toa que existe o registro de validade nas embalagens dos produtos. Quem consome produto vencido pode colocar sua saúde em risco, uma vez que todo o conteúdo do produto pode estar comprometido.

Quem pretende ter um negócio de sucesso precisa ser muito transparente com o cliente quanto à data de validade. Até mesmo para não ter problemas com a vigilância sanitária e sujar o nome do seu empreendimento.

Manter seus bolos no pote dentro da data irá garantir um produto sempre fresquinho, com sabor acentuado e consistência perfeita.

Coloque sempre a validade do produto na etiqueta da embalagem. Isso facilitará para você ter um controle e para que o cliente saiba o que está comprando. Você só terá a ganhar e tenha certeza que seus clientes apreciam muito esse cuidado.

Como conservar melhor o bolo no pote?

qual a validade do bolo no pote

Depois de pronto, o bolo no pote, principalmente se for embalado em embalagens de plástico, precisa de muita refrigeração. Além disso, se você quer conservar bolo no pote, tenha atenção com os seguintes fatores:

1 – Gordura

Quanto mais gordura seu bolo tiver, mais tempo ele se manterá fresco. Por isso, priorize em suas receitas manteiga e não margarina, pois contém maior teor de gorduras. Com o leite é a mesma coisa, tente evitar o leite desnatado e opte pelo integral ou orgânico.

2 – Açúcar

O açúcar é um conservante natural. Então, uma boa dica é regar sua massa pronta com uma calda feita com água e açúcar. Isso ajudará muito na durabilidade do seu bolo e ainda deixará uma textura super macia e molhadinha, pronta para receber o recheio.

Outra dica é empanar as frutas em açúcar cristal antes de colocar nos recheios. Esse truque as conserva por um bom tempo, além de evitar que elas soltem o soro. Funciona muito! 😉

3 – Opte pela embalagem de vidro

É claro que a maior economia do confeiteiro está na embalagem. Porém, as embalagens de plástico seguram menos refrigeração em comparação com as de vidro. Por exemplo, durante o transporte, uma embalagem de vidro garante refrigeração até chegar na mão do consumidor.

Contudo, o recipiente precisa ser hermético, ou seja, bem lacrado para que não tenha contato externo e mantenha o frescor dos ingredientes.

4 – Congele partes do bolo

Agora que você já sabe qual a validade do bolo no pote, outra opção para conservar mais os ingredientes é o congelamento. No entanto, sugiro que você congele as partes separadas como a massa do bolo no pote, o recheio, a cobertura e somente descongele para fazer a montagem.

Além de todos esses truques, tome muito cuidado para evitar a contaminação dos alimentos. Quanto mais intacto e higienizado tiver os ingredientes maior durabilidade sua receita terá.

O que fazer se não conseguir vender os bolos no prazo?

qual a validade do bolo no pote

Um risco que todo mundo corre ao optar por vender produtos perecíveis é justamente o prejuízo e o desperdício. Se você pretende iniciar no negócio de bolos no pote, uma dica é começar a vender por encomenda.

Dessa forma, você irá produzir somente em cima da demanda, não havendo o risco de perder vendas e principalmente ingredientes.

Outra dica que funciona muito, caso você note que seus bolos no pote estão para vencer, é fazer uma super promoção. Não há brasileiro que resista a uma boa promoção. Ainda mais quando diz respeito a um doce tão predileto.

Contudo, a melhor forma de evitar prejuízos é sempre prevenir. Agora que você já sabe qual a validade do bolo no pote, pode começar a definir metas, elaborar técnicas de armazenamento e para conservar melhor suas receitas.






5 comentários

  1. Adorei a dica comecei a vender bolo de pote primeira coisa.
    que pensei foi a validade!

  2. Muito obrigada pelas dicas! Principalmente a que diz para congelar as partes, ( bolo, recheio) separadamente.

  3. Muito obrigada pelas dicas de conservação do bolo no pote. Tinha muito receio desta parte tão importante do negócio a qual não tinha a mínima ideia sobre o tempo de validade e ia cuidados de armazenamento 👋👋👋👋

Os comentários estão fechados.