8 Dicas para um bolo macio e fofinho

Hoje você vai conhecer 8 dicas para um bolo macio e fofinho. Nunca mais vai precisar se preocupar ou ficar insegura sobre a textura do seu bolo.

São dicas super simples, mas que fazem uma diferença enorme no preparo de bolos. Principalmente para quem pretende rechear em várias camadas, é muito importante que o bolo seja bem aerado e estruturado. Confira!

8 dicas para um bolo incrivelmente fofinho

dicas para um bolo macio e fofinho

1. Peneire os ingredientes secos

Sempre que deixo uma receita de bolo aqui no blog priorizo a importância de peneirar os ingredientes, principalmente a farinha de trigo e o açúcar. Aposto que você já chegou a ver pequenas pedrinhas de açúcar ou farinha, não é mesmo?

Essas pedrinhas não se dissolvem e podem deixar a textura do seu bolo comprometida. Isso já aconteceu até comigo. Esqueci de peneirar a farinha de trigo e quando fui cortar o bolo, apareceu uma pedrinha de farinha de trigo no meio da massa.

Para evitar essa situação desagradável, peneire a farinha de trigo e o açúcar em tigelas separadas. Geralmente o açúcar vai com os ovos e a manteiga ou o óleo. Por isso, a necessidade de peneirar separadamente. Mas se o seu processo for diferente, pode peneirar tudo junto, sem problemas. 😉

2. Adicione os ingredientes por ordem

Sim, isso realmente importa, pois a junção de cada um tem papel fundamental para deixar o bolo fofinho. Bata primeiramente os ovos com o açúcar e a manteiga por cerca de 5 minutos.

Esse é o tempo ideal para que o açúcar comece a derreter e incorporar aos outros ingredientes. Formará uma pastinha. Em seguida, já vá adicionando aos poucos a farinha de trigo, intercalando com o leite ou água.

Isso é muito importante, pois se você colocar somente a farinha, formará uma massa muito dura. Se colocar somente o leite, ficará muito líquido. Então, vá chegando ao ponto aos poucos.

Por fim, é a hora do fermento em pó e da pitadinha de sal para realçar o sabor do bolo. O fermento deve ser sempre agregado por último. Mexa delicadamente só até misturar. 😉

3. Evite bater tudo no liquidificador ou batedeira

Quem já me acompanha há um bom tempo sabe que sou contra isso. Talvez essa técnica tenha funcionado para você sempre, mas eu acho que a massa fica muito mais fofinha quando incorporamos a farinha de trigo na mão.

Na batedeira ou liquidificador, bato somente os primeiros ingredientes: ovos, manteiga ou óleo e o açúcar. Depois transfiro essa mistura para uma tigela e vou adicionando de 3 a 4 colheres bem cheias de farinha de trigo. Mexo e adiciono um pouquinho de leite.

Vou fazendo dessa forma até finalizar. Sempre mexendo com um batedor de claras de alumínio, pois é mais forte para destruir qualquer gruminho.

DICA EXTRA: caso queira, pode bater o leite na batedeira ou liquidificador, junto com os outros ingredientes. Depois você só terá que adicionar aos poucos a farinha de trigo. Também dá certo!

4. Experimente adicionar amido de milho

O famoso amido de milho no bolo funciona mesmo e tem a capacidade de deixar a massa muito mais leve e aerada. Mas atenção! Não substitua a farinha de trigo pelo amido de milho.

É preciso reduzir um pouco a farinha e substituir a mesma quantidade por amido de milho. A maioria das receitas pedem 3 xícaras (chá) de farinha de trigo. Sendo assim, coloque apenas 2 xícaras de farinha e 1 xícara de amido de milho.

Prontinho, substituição feita. Pode apostar nessa dica que funciona muito! 😉

5. Água no forno

Você sabia que a umidade é que ajuda a deixar a massa mais fofinha? Então, experimente colocar no forno, bem pertinho da forma de bolo, um recipiente pequeno com um pouquinho de água.

Isso fará com que o forno se transforme em um ambiente mais úmido, fazendo com que a massa cresça livremente.

6. Não unte as laterais da forma

Quando untamos as laterais da forma, impedimos que o bolo cresça bastante. Se ele é impedido de crescer, não irá se desenvolver como deveria, ou seja, ficar com aquela textura aerada.

Portanto, unte apenas o fundo da forma. Se quiser, pode colocar somente um papel manteiga no fundo. Protegerá perfeitamente seu bolo e ainda ajudará no crescimento e desenvolvimento da massa.

7. Utilize claras em neve SEMPRE

Eu te mostrei aqui métodos alternativos de bater uma massa de bolo, mas a técnica que eu mais prefiro é utilizar claras em neve. É infalível para deixar o bolo extremamente fofinho e não há segredo algum!

Eu já ensinei aqui no blog como bater claras em neve sem batedeira, nem mixer. Então, não há desculpas para não colocar essa técnica em prática.

O indicado é bater 3 claras em velocidade máxima por cerca de 5 minutos. Quando você perceber que está quase virando um suspiro, com picos bem firmes é só reservar.

Adicione as claras em neve sempre por último. Na hora de incorporar aos outros ingredientes, mexa delicadamente com um garfo ou um batedor de claras. Tome muito cuidado para não desfazer a aeração.

7. Dê leves batidinhas na forma

É claro que queremos um bolo totalmente aerado, mas principalmente quando colocamos claras em neve, pode ser que fique algumas bolhas grandes no meio da massa. Após o tempo de preparo no forno, essas bolhas não sumirão. Aí você terá alguns buracos na massa e isso não é legal.

Por isso, após colocar a massa na forma já untada, dê pequenas batidinhas sobre uma superfície. Aqui em casa já virou um ritual dar 3 batidinhas com a forma para trazer boa sorte.

Espero que você utilize muito essas dicas para um bolo macio e fofinho. Tenho certeza de que fará muita diferença para você. Compartilhe as dicas!






Um comentário

  1. fala para untar só o fundo da forma deixando as laterais sem untar. mas na hora de desenformar o bolo a massa fica presa nas laterais. se isso acontecer como desenformar sem danificar o bolo…

Os comentários estão fechados.