Será que posso substituir batedeira por liquidificador? Pode sim. Muitas pessoas deixam de fazer um bolo no liquidificador por medo de ficar embatumado ou solado.
Mas saiba que é muito simples. No entanto, existem algumas técnicas que você precisa colocar em prática, justamente para evitar esses problemas comuns. Separei algumas dicas importantes para que você consiga fazer um bolo perfeito com liquidificador. Vamos conferir?
4 dicas para fazer um bolo de liquidificador fofinho
1. Bata primeiramente os ingredientes líquidos
Não adianta, quando vamos fazer bolos no liquidificador, temos que separar em primeiro lugar os ingredientes líquidos.
Sendo assim, coloque no liquidificador, os ovos, o óleo e o leite ou água. Esses ingredientes devem ser batidos em velocidade alta por aproximadamente 4 minutos. Esse tempo é muito importante, pois irá encorpar o creme e aumentar o volume.
Isso ajudará na aeração da massa e deixará o bolo fofinho. Depois de bater esses ingredientes é interessante adicionar também o açúcar. O açúcar é um ingrediente seco, mas é indicado adicioná-lo aos líquidos, pois ao entrar em contato com eles irá derreter e deixar a mistura mais homogênea.
Então, bata por mais 4 minutos até perceber que os grânulos de açúcar sumiram. 😉
DICA EXTRA: não é indicado utilizar a manteiga no lugar do óleo para bolos de liquidificadores, principalmente se seu liquidificador tiver potência baixa. O que acontece é que dificulta muito de homogeneizar a manteiga com os outros ingredientes.
A não ser que você derreta parcialmente a manteiga e adicione junto com os outros ingredientes líquidos. Aí dá super certo!
2. Peneire os ingredientes secos
Essa técnica é infalível para deixar sua massa mais leve, aerada e bem estruturada. Portanto, peneire em uma tigela toda a farinha de trigo e, caso utilize na receita, Maizena e chocolate em pó.
Se quiser aproveitar, pode incluir também a pitadinha de sal e o fermento em pó. Lembrando que se adicionar o fermento em pó, não poderá demorar muito na mistura aos outros ingredientes. É só misturar bem rapidinho mesmo e pronto!
3. Verifique a potência do seu liquidificador
Antes de partir para o próximo passo é interessante descobrir a potência do seu liquidificador. Por exemplo, se tiver potência baixa, não é indicado adicionar os secos para bater junto. Se você fizer isso correrá o risco de ter um bolo solado, pesado e que não crescerá como você espera.
Por outro lado, se tiver potência forte será capaz de bater todos os ingredientes sem deixar nenhum resquício no copo do liquidificador.
DICA EXTRA: para descobrir se o seu liquidificador é potente o suficiente para bater massas de bolo, coloque 1 cenoura picada ao meio para bater + ½ xícara de água. Comece batendo em velocidade baixa e quando começar a triturar aumente para a alta.
Deixe bater por cerca de 5 minutos. Se ao final de tudo, formar um creme espesso e não sobrar nenhum pedacinho da cenoura, seu liquidificador é potente o suficiente. Caso sobre pedacinhos, é melhor não colocar os secos para bater. 😉
4. Adicione aos poucos os secos
Mesmo que o seu liquidificador seja potente o suficiente, é indicado adicionar de 3 a 4 colheres dos ingredientes secos por vez. Isso ajuda a homogeneizar a massa com tranquilidade, evitando que a massa fique embatumada ou empelotada.
Mas o que fazer se meu liquidificador tiver potência baixa? Nesse caso, a saída é bater o bolo na mão parcialmente. Transfira os ingredientes líquidos já batidos para uma tigela grande e vá adicionando aos poucos os ingredientes secos.
Em seguida, mexa delicadamente com um batedor de claras ou um garfo. Evite utilizar a colher ou uma espátula, pois pode ser que fique para trás alguns gruminhos de farinha de trigo ou fermento.
Como bater claras em neve sem batedeira?
Todo mundo sabe que o segredo para um bolo extremamente fofinho e macio é adicionar claras em neve na receita. Mas como fazer isso sem a batedeira, caso não tenha?
Bom, a primeira forma é bater as claras com um garfo mesmo ou com um batedor de claras de inox. Aposto que você já presenciou sua avó ou sua mãe fazer esse processo na infância. Antigamente era assim que as confeiteiras utilizavam as claras no preparo do bolo.
Você precisará de um prato e um garfo ou batedor. Ambos precisam estar bem secos, sem nenhuma gotinha de água, pois pode influenciar na formação da aeração. Aí é só ter um pouco de paciência (pois demora um pouquinho) que logo as claras irão dobrar de volume.
ATENÇÃO: não pode cair nem uma gotinha de gema, senão as claras não irão crescer muito. Portanto, tome muito cuidado na hora de separar!
Quer saber como fazer na prática? Vou deixar um vídeo abaixo passo a passo pra você treinar aí na sua casa!
Outras formas de substituir a batedeira para fazer claras em neve é utilizando um mixer ou até mesmo o processador de alimentos. Com cerca de apenas 3 a 4 minutos você já consegue claras com picos bem firmes. 😉
Espero muito que você tenha gostado dessas dicas. Agora você já sabe que pode substituir tranquilamente a batedeira por liquidificador. Então, pode começar a fazer aquelas receitas maravilhosas de bolo caseiro que você estava com vontade de experimentar.
Compartilhe essas dicas em suas redes sociais. Tenho certeza de que servirá de um guia pra muita gente!
Quer aprender a fazer os melhores bolos caseiros para vender?
Clique no botão abaixo e saiba mais detalhes sobre o Curso de Bolos Caseiros que tem mudado a vida de muita gente em todo o Brasil!
Trabalho fazendo na batedeira industrial 30 litros com margarina em grande quantidade, da pra fazer no liquidificador industrial 25 litros com óleo tmb? Queria saber se rende a mesma quantidade de bolos.
Obs: da pra fazer de uma vez 13 bolos de 1kl