Quanto custa um bolo caseiro?

Quanto custa um bolo caseiro? Se você pretende crescer no mercado de confeitaria, precisa saber informar aos seus consumidores preços justos.

Definir estratégias de precificação para seu negócio é fundamental para não ter prejuízos nem sair fora da base de custos do mercado.

Se você cobra mais por um pedaço de bolo, pode achar que estará lucrando mais. Porém, estará na verdade, deixando de lucrar pelo fato de que se concorrente vende mais barato. Já parou para pensar nisso?

Em contrapartida, se você cobra abaixo do valor de mercado, sem dúvidas, ao longo do tempo você irá de debater com prejuízos que poderão arruinar o seu negócio.

Pensando em te ajudar nessa questão, elaborei um pequeno guia para facilitar na hora de descobrir quanto custa um bolo caseiro. Confira!

Quais os custos que envolvem a produção de um bolo?

quanto custa um bolo caseiro

Para denominar quanto custa um bolo caseiro, é preciso entender tudo o que envolve a produção do bolo, isso é fato. E se engana quem pensa que os custos de produção vão somente para os ingredientes.

Ignorar outros custos só lhe trarão prejuízos. Imagine só você controlando os custos de ingredientes do bolo para determinar um valor ideal para seus clientes e o valor de custo para seus fornecedores, por exemplo, é o dobro.

Por isso, acho extremamente importante criar uma planilha, que seja no Excel mesmo, para inserir todos os tipos de custos que você tem no seu negócio, controlar e reduzir gastos desnecessários.

Sendo assim, vou listar os custos gerais que uma pequena/média fábrica de bolos caseiros, aí você pode ter uma noção de como montar sua planilha de custos.

  • Ingredientes das receitas
  • Fornecedores
  • Manutenção de equipamentos
  • Utensílios
  • Limpeza (produtos, funcionários, etc)
  • Custos (mensal) com luz, telefone, água, internet
  • Impostos
  • Embalagens personalizadas
  • Transporte e entregas/combustível
  • Capital de giro
  • Caixa
  • Mão de obra
  • Custos de serviços

Viu só como não são só os custos de ingredientes que devem ser levados em conta? Há muito mais por trás disso, que no fim das contas pode impactar muito na sua lucratividade.

Portanto, para ser assertivo e definir quanto custa um bolo caseiro, é preciso colocar tudo isso no papel e deixar bem arquivado para futuras pesquisas. É claro, que dependerá do porte do seu negócio, talvez você não pretenda ter funcionários ou não realiza entregas, mas pode ter custos diferentes.

Na realidade, definir um preço para seu produto é um fator variável. Dependerá do negócio e do processo de gestão.

Quanto custa um bolo caseiro?

Agora, baseado nos custos gerais que definimos anteriormente para uma empresa de porte médio, podemos tirar algumas conclusões. Mas é importante ressaltar que o valor ideal para seu negócio, ninguém poderá definir a não ser você.

Recentemente fiz um artigo completo sobre como definir custos de um bolo caseiro, depois dá uma olhada, pode te ajudar muito.

Mas em geral, você precisará separar os gastos adicionais dos gastos com matéria prima. Recomendo que tenha 2 planilhas, uma de custos com matéria prima para a produção dos bolos e outra de custos para as demais despesas (luz, equipamento, água, etc.).

Nesta planilha de produção, você deverá distribuir a quantidade de determinado ingrediente, a unidade de medida utilizada na receita e o valor de compra de cada ingrediente. Após determinar tudo isso, você chegará a conclusão de margem de lucro por ingrediente e valor de custo de cada um.

Essa organização deve ser atualizada e revisada frequentemente, pois os valores de fornecedores podem variar conforme o tempo, assim como sua margem de lucratividade.

Dicas importantes a considerar

1 – Lucro da empresa x lucro pessoal

Uma coisa que você precisa entender é que, o lucro da empresa não é lucro pessoal. Você precisa de um capital de giro para reinvestir seu lucro e tornar seu negócio escalável.

Portanto, é necessário definir lucro pessoal (pró-labore) e deixar reservado o lucro da empresa, para no caso de alguma dívida, você não tenha que mexer no seu patrimônio. A própria empresa precisa ser suficiente para pagar suas dívidas.

2 – Faça uma pesquisa de mercado

Tem concorrentes na sua área? Quanto estão cobrando por bolo ou por fatia? É muito importante fazer esse levantamento para que não perca clientes para a concorrência.

3 – Não se compare com mercados locais

Não tente estipular custos do seu negócio comparando com mercados grandes locais como supermercados ou padarias. Os custos desse tipo de negócio são totalmente diferentes do seu. Muitas vezes, grandes mercados utilizam recheios prontos e o processo não é totalmente artesanal, como na produção de bolos caseiros.

4 – Não seja a pessoa que faz bolos baratos

Exatamente por isso é que acho super importante realizar o estudo de precificação de produtos antes de lançar no mercado. Você pode achar interessante ter como diferencial o preço baixo, mas não seja só o preço baixo.

Você precisa vender valor e não preço, acho importante ter essa definição bem clara antes de determinar seus preços. Uma vez que um cliente chega por preço, por preço ele vai. Se o cliente vem até você por valor, ele não o deixará por preço nenhum. Lembre-se muito bem disso.

5 – Adquira conhecimentos

Quanto mais conhecimentos sobre o mercado e sobre seu público alvo você tiver, maiores serão suas chances de sucesso. E quando falo em conhecimentos, falo em fazer todo tipo de curso que envolve a culinária e a confeitaria.

Espero ter lhe ajudado a tirar todas as dúvidas e descobrir quanto custa um bolo caseiro. Qualquer coisa é só me perguntar nos comentários abaixo e não esqueça de compartilhar esse conteúdo.






2 comentários

  1. Boa tarde, quero comecar a vender bolos simples para uma pessoa que tem uma loja , como faço o calculo pra ela poder revender.
    Você poderia me ajudar?

  2. Quero montar meu negócio de bolos caseiros , já sei fazer bolos amo isso, mas preciso deixar o medo de lado e partir para o objetivo , estou terminando faculdade de administração e aprendi muitas coisas , me oriente por favor , me dá uma força para eu começar.
    obrigada!

Os comentários estão fechados.