Qual o ponto da massa de bolo?

Você também quer saber qual o ponto da massa de bolo? O ponto correto é quando a massa está cremosa e bem homogênea.

Certamente você já deve ter ouvido falar que uma massa de bolo perfeita é aquela bem lisinha e homogênea. Mas como chegar nesse ponto? Existe um passo a passo? Preparei algumas dicas que vão te ajudar muito, veja só!

Afinal, qual o ponto da massa de bolo ideal? Como acertar?

Uma massa homogênea é aquela que teve todos os ingredientes misturados corretamente e que ao final parece ser constituída apenas de um ingrediente. É aquela massa brilhante, de cor uniforme e que não apresenta bolinhas de massa.

Saiba como deixar uma massa de bolo homogênea:

  1. Adicione os ingredientes em ordem correta. Exemplo: ovos, manteiga, açúcar, leite, farinha de trigo e fermento em pó.
  2. Se fizer na batedeira ou no liquidificador, bata por aproximadamente 5 minutos os ovos, o açúcar e a manteiga.
  3. Incorpore a farinha de trigo e o leite de forma intercalada, ou seja, coloque 4 colheres (sopa) de farinha de trigo na mistura e adicione um pouquinho de leite só para misturar bem.
  4. Mexa a farinha de trigo com um fuê ou um garfo para manter a massa fofinha e leve.
  5. Coloque o fermento por último e apenas mexa delicadamente para misturar à massa.

Leia também: Como fazer um bolo caseiro fofinho

O ponto ideal da massa é uma mistura bem lisa e cremosa, não tão líquida, nem firme demais. Se você perceber que a massa ficou muito firme, é porque você colocou farinha de trigo demais. Você terá um bolo pesado. Então, nesse caso, pode adicionar mais um pouquinho de leite até acertar o ponto.

Por outro lado, se a massa do bolo ficar muito líquida, certamente o bolo ficará cru no meio e isso é bem desagradável. Sendo assim, para acertar na massa, vá adicionando colheres de farinha de trigo e mexa aos poucos só para misturar.

Ao levantar o fuê ou o garfo, a massa precisa cair lentamente, ter uma boa consistência e cremosidade. Se isso acontecer, você chegou no ponto certo! 😉

Leia também: Como consertar massa do bolo muito líquida?

4 dicas para NUNCA mais errar na massa!

qual o ponto da massa de bolo

1. Unte a forma primeiro

Esse é a primeira coisa que você precisa fazer para que seu bolo não saia ruim. Por que? Se você deixar para fazer isso depois que sua massa estiver pronta, o fermento começará a agir na mistura.

O resultado será um bolo embatumado e super pesado. Portanto, antes de bater a massa, já deixe a forma prontinha para ir ao forno.

Leia também: Como untar a forma corretamente

2. Prefira não bater a farinha de trigo

Se você já me acompanha há um bom tempo aqui no blog, sabe que eu não gosto de bater a farinha de trigo na batedeira ou no liquidificador. Isso porque, hoje em dia, todas as marcas de farinha de trigo são do tipo 1.

Isso significa que são ideais tanto para fazer bolos quanto pães. Sendo assim, possuem mais glúten em sua composição. Então, se você bater muito ou em velocidade alta, poderá estimular esse glúten.

Na massa do bolo, muito glúten deixa a massa embatumada e nada fofinha. Portanto, prefira mexer a farinha de trigo com um fuê ou um garfo até homogeneizar tudo.

Bata normalmente os ingredientes líquidos e transfira a mistura para uma tigela. Em seguida, vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo e incorpore delicadamente. 😉

3. Peneire sempre os ingredientes secos

Em uma receita de bolo simples, eu sempre costumo peneirar a farinha de trigo, o amido de milho, o açúcar e o fermento. Isso ajuda muito a trazer mais leveza para a massa. Aliás, facilita bastante na hora de incorporar aos outros ingredientes batidos e também na hora de mexer.

Evita que forme aqueles “gruminhos” de massa, que pode deixar seu bolo com bolhas de ar ou com a famosa barriguinha na superfície. É uma boa dica. Faça isso antes de começar a bater os ingredientes líquidos, combinado?

4. Utilize as claras em neve

Eu, particularmente, faço massas de bolo com claras em neve sempre que eu posso. Elas são responsáveis por fazer a massa crescer lindamente no forno, ficar super fofinha, aerada e no ponto certo.

Geralmente, 3 claras são suficientes. Então, para adicionar no bolo é preciso bater antes. Bata por aproximadamente 4 minutos em velocidade alta. Em seguida reserve. O ideal é que você misture as claras no final, quando já tiver colocado a farinha de trigo. 😉

Agora você já sabe qual o ponto da massa do bolo e como não errar no preparo. Aproveite para compartilhar essas dicas com todo mundo e comece agora mesmo a colocar tudo em prática!