Bolo com manteiga ou óleo? Qual o melhor?

Será que é melhor fazer bolo com manteiga ou óleo? Na verdade, depende muito do seu objetivo.

Vou te mostrar a seguir quando é interessante utilizar a manteiga na massa e quando usar o óleo. Além disso, vou te mostrar quais são os efeitos de cada um desses ingredientes. Vamos conferir?

Qual a diferença de usar manteiga e óleo no bolo? 5 dicas para não errar!

bolo com manteiga ou óleo

Nenhum é melhor do que o outro e ambos deixam a massa saborosa. O que acontece é que cada ingrediente se comporta de forma diferente na massa. Então, vai depender muito do seu objetivo ao criar uma receita específica de bolo.

Você pretende fazer um bolo para aniversário ou qualquer outra festa? Pretende fazer para vender? O bolo vai ficar exposto ao ar livre? O bolo será armazenado na geladeira?

Compreendendo o objetivo, aí sim terá que escolher o melhor para cada ocasião. A manteiga é responsável por deixar a massa muito mais texturizada. Ideal para fazer pão de ló, naked cake ou bolos de forma alta, que precisam de maior sustentação.

Por outro lado, não é indicado para fazer bolos que precisam ser levados à geladeira. Isso porque a manteiga endurece com a temperatura mais baixa, o que significa que seu bolo também irá endurecer e possivelmente ressecar.

Mas se você for fazer o bolo para aniversário ou festas, não tem problema. Pense comigo, você irá levar o bolo feito com manteiga para a geladeira, para firmar o recheio e cobertura. Ao retirá-lo da geladeira e deixá-lo exposto na mesa, aos poucos a manteiga da massa começará a voltar ao normal.

1. Massa caseira feita com óleo

Uma das maiores características de uma massa feita com óleo é a maciez. Por isso, usar óleo na massa é indicado para bolos caseiros, sem recheio, mas também bolos recheados ou com coberturas que precisam se manter refrigeradas.

Se você pretende fazer um bolo para a família e sabe que vai sobrar, então, faça com óleo. Dessa forma, as sobras poderão (e deverão) ser levadas à geladeira sem perder a fofura, nem a umidade. Além disso, o óleo ajuda a preservar a massa na geladeira por até 5 dias.

2. Excesso de óleo estraga a receita

Eu já vi por aí receitas que pedem 1 xícara de óleo na massa para 3 xícaras de farinha de trigo. É muita coisa! Além de não ser tão saudável para a nossa saúde, traz um aspecto viscoso para o bolo e, muitas vezes, deixa a massa com gosto de óleo.

A quantidade ideal é apenas ½ xícara. Com essa medida, você consegue a textura perfeita do bolo, com a umidade e liga necessária para deixar a massa fofinha.

3. Posso usar manteiga derretida no bolo?

Eu já vi muitas pessoas fazendo esse processo para “facilitar” na hora de incorporar com os outros ingredientes. Até mesmo para bater o bolo na mão, a manteiga derretida pode ajudar, mas não é indicado.

Se pretende derreter a manteiga para fazer a massa na mão, então é melhor optar pelo óleo. Quando derretemos a manteiga, acabamos separando a gordura da parte láctea. Então, não iremos conseguir que a manteiga aja como um emulsificante na massa.

4. Bolo com frutas deve ser feito com manteiga ou com óleo?

O ideal é utilizar o óleo por causa das frutas que podem estragar se ficar fora da geladeira.

Outra questão é que as frutas costumam soltar um pouco de líquido quando colocadas no meio da massa ou recheio. Se fizer uma massa com manteiga e adicionar frutas nessa massa, ao levar para a geladeira, a manteiga irá endurecer esse líquido.

Portanto, ficará com um aspecto viscoso e gorduroso, o que não é legal. A gordura da manteiga formará uma capa protetora nessas frutas. Com isso, a massa poderá perder até a umidade que teria com as frutas.

5. Devo utilizar manteiga com sal ou sem sal na massa?

Bom, eu sempre utilizo a manteiga com sal nos meus bolos. Vou explicar o porquê. Você já deve ter visto receitas que pedem para adicionar 1 pitadinha de sal na massa, não é mesmo?

O sal serve para realçar o sabor do bolo. Então, se você utilizar a manteiga já com sal, não precisará acrescentar essa pitadinha. O bolo ficará uma delícia.

Por outro lado, a maioria dos confeiteiros não pensam exatamente dessa forma. Muitos dizem que é importante utilizar a manteiga sem sal porque nós deveremos escolher a quantidade de sal no bolo.

Isso faz sentido, tendo em vista que a maioria dos produtos industrializados tem muito sal na composição. Mas uma coisa é utilizar apenas 2 colheres de manteiga para bater a massa e outra é utilizar 1 xícara de manteiga para fazer um bolo amanteigado, por exemplo.

A diferença na quantidade é gritante. Então, não há problemas se for fazer um bolo simples. Mas se for fazer um bolo amanteigado, NÃO utilize manteiga com sal. 😉

Espero muito que essas informações tenham sido úteis para você. Agora você já se tornou expert no assunto, não é mesmo? Aproveite para colocar tudo em prática o quanto antes e não esqueça de compartilhar as dicas!