Excesso de fermento no bolo: O que acontece?

Você já deve ter ouvido falar que excesso de fermento no bolo estraga a massa, não é mesmo? Mas por que será que isso acontece?

Separei algumas dicas que poderão te ajudar muito, até mesmo para identificar alguns erros de preparo. Confira com atenção!

5 coisas que acontecem ao colocar fermento demais na massa

excesso de fermento no bolo

1. Massa do bolo afunda

Esse é um dos “sintomas” que mais encontramos e a causa é simples, muito fermento. Quando colocamos mais fermento do que é pedido na receita, o bolo poderá até crescer muito dentro do forno, mas quando retiramos a massa afunda no meio.

Isso acontece porque a força de crescimento criada pelo fermento é maior do que a massa pode suportar, ou seja, não há estrutura suficiente.

2. Bolo fica torto e deformado

O excesso de fermento em conjunto com um forno de baixa potência resulta nisso. O meu forno, por exemplo, aquece mais somente de um lado. Então, tenho que ficar virando a forma para dourar dos dois lados.

Se eu colocasse mais fermento na massa, teria um bolo torto, com um lado mais alto do que o outro. Eu já vi também um bolo com a superfície cheia de ondas. Isso acontece por causa da quantidade errada de fermento.

3. Bolhas no meio da massa

Isso acontece, muitas vezes, quando não misturamos a massa direito. Se você colocar muito fermento e a massa não estiver homogênea, como deve ser, o fermento irá se desenvolver somente em algumas partes do bolo.

Até na superfície pode surgir bolhas. Aí é massa perdida, porque não tem como consertar. Mas se cortar o bolo ao meio, rechear e colocar uma cobertura por cima pode até disfarçar os defeitinhos. 😉

4. A massa transbordou?

Esses dias vi um vídeo no YouTube muito engraçado. O bolo simplesmente explodiu dentro do forno. Quem fez, colocou muito fermento e ao entrar em contato com a alta temperatura, a massa se expandiu rapidamente e transbordou para fora da forma.

Se acontecer de adicionar mais fermento, já coloque a massa em uma forma maior, senão o bolo derrama no forno. Aí será um transtorno para você.

5. Rachaduras na superfície do bolo

Isso acontece sempre, principalmente se você untar as laterais da forma. Untar a lateral irá funcionar como uma barreira de proteção para o bolo, ou seja, irá limitar o seu crescimento.

Se a massa estiver com muito fermento, o bolo crescerá somente no centro. Resultado? Ficará com barriga e certamente vai rachar em cima.

Qual é o melhor fermento para bolo?

Existem dois tipos de fermentos que são mais utilizados na confeitaria: o Dr. Oetker e o Royal. A princípio, os dois parecem iguais, mas não são.

O Dr. Oetker inicia a fermentação apenas quando já está no forno. Já o Royal inicia a fermentação assim que é adicionado à massa. Por isso, se você costuma utilizar o Royal, deve ser sempre adicionado por último à receita.

Eu sempre indico o Dr. Oetker para bolos que são feitos inteiramente no liquidificador. Assim, você pode adicionar tudo, até mesmo o fermento e bater para uma receita super prática e rápida. 😉

Além desses fermentos, há ainda o fermento biológico. Sim, aquele recomendado para pães. Eu já falei aqui no blog sobre como fazer um bolo com fermento biológico.

Dá super certo, mas requer alguns cuidados importantes. Aliás, você mesmo pode fazer o próprio fermento para bolo, sabia? Basta utilizar ingredientes que fazem fermentação natural, como a uva passa, por exemplo.

O bicarbonato de sódio também é utilizado para o crescimento e desenvolvimento do bolo. Você pode até substituir o fermento, mas precisa tomar o cuidado de ativar o bicarbonato antes de levar à massa, senão você terá um bolo com sabor e cheiro desagradáveis.

Para ativar o bicarbonato, basta misturar com um ingrediente ácido como o iogurte, limão, laranja ou até mesmo o vinagre.

Qual é a quantidade ideal de fermento no bolo?

A quantidade exata de fermento que devemos utilizar em uma receita simples é de 1 colher (sopa). Isso levando em conta 3 xícaras (chá) de farinha de trigo e 1 xícara (chá) de leite.

“Mas e se eu dobrar a receita, devo dobrar o fermento também?”. A resposta é NÃO. A medida de 1 colher (sopa) é suficiente para uma receita dobrada com até 10 ovos. Então, nada de aumentar o fermento!

DICA EXTRA: tome muito cuidado e nunca utilize farinha com fermento. Você pode até medir certinho a quantidade de fermento, mas se utilizar a farinha que já vem com fermento, vai estragar sua massa.

Gostou de aprender mais sobre os segredos do fermento? Então, o que acha de compartilhas essas dicas? Assim, você acaba ajudando também outras pessoas. Até a próxima!