Será que fermento biológico serve para bolo? Dá certo sim, mesmo que o mais indicado seja o fermento químico, caso não tenha em casa pode utilizar o fermento biológico tranquilamente.
Contudo, existe o modo correto de usar esse tipo de fermento, senão a receita dará errado. Separei algumas dicas muito importantes que poderão te ajudar muito. Confira só!
Como utilizar fermento biológico para bolo
Como você já deve saber, o fermento biológico é comumente utilizado na produção de pães. As leveduras e fungos são os principais agentes de fermentação. Esses ingredientes se alimentam do amido da farinha de trigo e da água.
Ao entrarem em contato com esses ingredientes, produzem gás carbônico, que expande as moléculas do glúten e faz a massa crescer. É um processo bem parecido com a adição do bicarbonato de sódio no bolo.
Vale ressaltar que existem dois tipos de fermento biológico, que são vendidos nos supermercados: o fermento fresco e o seco. O fresco é utilizado especificamente para a produção de pães, não sendo indicado para bolos. Até mesmo porque seria muito difícil incorporar aos outros ingredientes.
O fermento biológico seco é vendido em potinhos ou sachês na forma de grânulos finos. É super indicado para quem deseja fazer um bolo vegano, pois combina perfeitamente com farinha integral.
1. Dissolva sempre o fermento biológico
Para que fique muito mais fácil de incorporar aos outros ingredientes do bolo, é interessante que você dissolva o fermento. O mais indicado é dissolver em água morna ou até mesmo o leite.
Mas tome muito cuidado aqui! Não deixe esquentar muito o leite, a ponto de ferver. Se isso acontecer, você poderá “matar” o fermento. Aí seu bolo não crescerá mesmo. ☹
Vale ressaltar que não é obrigatório dissolver o fermento. Já vi por aí muita gente colocando direto e também dá super certo. A única coisa obrigatória aqui é a água morna, que faz o fermento ativar.
2. Misture os ingredientes secos
Antes de colocar o fermento biológico diluído, já vá misturando os ingredientes secos do bolo. Se quiser, pode peneirar a farinha de trigo, juntamente com o açúcar e a pitadinha de sal. Fica até melhor e ajuda a deixar o bolo fofinho.
3. Deixe a massa crescer um pouco
A diferença de fazer um bolo com fermento biológico é que há a necessidade de deixar a massa crescer previamente. Para facilitar esse processo, já deixe o forno preaquecendo a 180º enquanto você começa a preparar a massa.
Assim que incrementar o fermento e deixar a massa bem homogênea, coloque a forma e desligue o forno. Deixe a massa descansando nesse ambiente morno por cerca de 30 minutos. Par saber o ponto de crescimento é só observar se a massa dobrou de volume.
DICA EXTRA: para ter certeza de que o fermento cresceu completamente, após os 30 minutos de descanso, ligue o forno em temperatura baixa (160º) por aproximadamente 5 minutos. Em seguida, já pode colocar em 180º e terminar de assar o bolo, que leva em torno de 30 a 35 minutos.
Para saber se o bolo já está assado e bem douradinho, faça o teste do palito que nunca falha! 😉
4. Unte a forma SEMPRE
Geralmente a massa de bolo com fermento biológico fica um pouco mais líquida e cremosa do que o normal. Sendo assim, é fundamental untar a forma com margarina e farinha de trigo, senão seu bolo irá grudar e queimar.
Se quiser que ele cresça livremente, unte somente o fundo e deixe as laterais. Por outro lado, se utilizar uma forma de alumínio, é indicado untar também as laterais. Pode também usar o papel manteiga para untar.
Como fazer fermento biológico para bolo com uva passas
Aposto que você nunca tinha ouvido falar nessa técnica da confeitaria. Se você vende ou pretende montar uma fábrica de bolos na sua casa, é muito interessante aprender como criar o seu próprio fermento. Já vou avisando que é um processo bem demorado, mas vale a pena.
Coloque 50g de passas em 200ml de água. Deixe fermentando por cerca de 24h em temperatura ambiente e longe do sol. Passado o tempo, escorra as passas e transfira a água para uma tigela grande.
Em seguida, junte 250g de farinha de trigo e misture delicadamente com uma colher de pau. É importante utilizar a colher de pau para não transferir nenhum componente para o fermento.
Formou uma pastinha? Tampe a tigela e deixe descansando em um local por mais 3 dias. Repita o processo, adicione 100ml de água + 200g de farinha de trigo. Reserve por mais 3 dias.
Por fim, separe 100g dessa massa já crescida (o restante pode descartar) e adicione mais 100ml de água e 200g de farinha de trigo. Deixe descansar pelos próximos 3 dias. O tempo ideal de fermentação é de 9 dias para que o fermento esteja apto para fazer um bolo.
Passo a passo para fazer um bolo fofinho e úmido
Ao final de tudo, você perceberá que a mistura já se transformou em um creme cheio de bolhas. Utilize 100g desse fermento para 300g de farinha de trigo no bolo + 170ml de água. Bata na batedeira, com o misturador de pão, até ficar uma massa bem firme e grudenta. Deixe a massa descansando, coberta com um pano, de um dia para o outro.
Depois é só continuar a receita, acrescentando 150g de açúcar + 1 xícara de óleo + 2 ovos inteiros.
DICA EXTRA: pode acrescentar 1 colher (chá) de canela em pó ou 1 colher (sopa) de essência de baunilha para trazer um sabor super especial para seu bolo.
Caso queira, pode também adicionar frutas picadas como maçã e uva passas. Fica delicioso e esse fermento deixa o bolo super molhadinho e fofinho. Experimente!
E aí, gostou de conhecer mais essa técnica do fermento biológico para bolo? Então, comece agora mesmo a fazer o seu porque vale a pena. Compartilhe as dicas!
Quer aprender a fazer os melhores bolos caseiros para vender?
Clique no botão abaixo e saiba mais detalhes sobre o Curso de Bolos Caseiros que tem mudado a vida de muita gente em todo o Brasil!