Qual fubá usar para fazer bolo? Principais tipos e como usar na receita!

Por mais que essa receita seja de fácil preparo, muitas pessoas ainda se perguntam qual fubá usar para fazer bolo, pois existem diversas marcas diferentes.

Uma receita que vai bem a qualquer hora do dia, lembra a nossa infância, é super leve e combina com muitos ingredientes diferentes. Já ficou com a boca cheia d’água, não é mesmo?

Então, confira só algumas dicas para fazer a receita corretamente e surpreender todo mundo!

Afinal, qual fubá usar para fazer bolo sem errar?

qual fubá usar para fazer bolo

O melhor e mais indicado fubá para usar nas receitas de bolo é o fubá mimoso. Isso porque ele é mais fininho e mais maleável na hora de se misturar com o restante dos ingredientes.

Por conta disso, ele deixa qualquer bolo fofinho. Além disso, você não correrá o risco de ter uma massa empelotada ou com bolhas de ar na superfície, após assar. 😉

Sendo assim, sempre prefira utilizar esse, mesmo porque o fubá grosso não vai dar o resultado esperado, principalmente se você quer mesmo seguir a receita tradicional.

Digo isso porque é possível fazer bolo com o fubá mais grosso, mas daí você terá um bolo mais pesado e menos aerado. Aliás, já é outro tipo de receita.

Qual a diferença entre fubá mimoso e fubá pré-cozido?

É importante falarmos sobre isso porque já vi muitas pessoas querendo utilizar o fubá pré-cozido em receitas de bolo para diferenciar o sabor. Como já vimos, o tipo mimoso é mais fininho e preparado para trazer delicadeza às receitas de bolos.

Por outro lado, o fubá pré-cozido – também conhecido como sêmola pré-cozida – é muito indicado para fazer mingaus, polentas, biscoitos, salgadinhos e cereal matinal.

Isso porque ele é bem mais grosso, difícil de incorporar com os outros ingredientes e não dá a leveza que o famoso bolo de fubá deve ter. Portanto, esse fubá vai muito bem para agilizar o preparo de alguns pratos, como a polenta italiana, por exemplo.

Quais os tipos de fubá e como usar cada um

Bom, até agora vimos sobre o fubá mimoso e o fubá grosso, mas você sabia que existem muitos outros tipos de fubá? E que cada um é indicado para preparos diferentes? É justamente essa diversidade que deixa as pessoas em dúvidas.

Desse modo, posso listar aqui ao menos 4 outros tipos, além do mimoso e pré-cozido, vamos a eles.

  1. Farinha integral de milho: produto feito de forma artesanal, pode ser utilizado para bolos e doces saudáveis.
  2. Semolina de milho: esse seria o fubá tipo grosso, vai bem em algumas receitas de bolos, biscoitos e, em alguns casos, receitas de cerveja.
  3. Farinha de milho média: por absorver melhor e mais rapidamente a água, esse fubá é utilizado para pães, muffins, biscoitos e para empanar.
  4. Farinha de milho branco: farinha branca bem fina é indicada para pães, sobremesas, broas e algumas receitas de bolos específicos.

Sempre que alguém me pergunta se não é possível utilizar outros tipos de fubá em receitas tradicionais, eu respondo que sim, é possível. Porém, o ideal mesmo é o mimoso para bolos, pois o resultado será melhor do que qualquer outro fubá.

2 dicas para fazer o bolo de fubá perfeito

Por ser um preparo simples, grande parte das pessoas deixam de seguir os passos certinhos da receita, acabam exagerando aqui ou faltando ali, ou seja, brincam com a sorte, mas tudo isso afeta o resultado do bolo. Nesse sentido, separei 2 dicas essenciais que fazem toda a diferença. Veja só!

1. faça a medida de cada ingrediente à risca

O primeiro passo para ter um bolo de fubá perfeito, é medir cada ingrediente como manda a receita. Faça questão de separar e, se possível, pese cada um.

Pode parecer besteira umas gramas aqui e ali, o famoso “medir no olho”, mas errar nas quantidades é a receita ideal para um bolo desequilibrado, que pode murchar ou não crescer tanto quanto devia. 😉

Além disso, deixe tudo em temperatura ambiente, tire o leite e os ovos com pelo menos 30 minutos de antecedência e, caso use manteiga, tire ao menos 40 minutos antes de fazer.

2. A mistura dos ingredientes deve ser bem trabalhada

Todo ingrediente deve ser incorporado perfeitamente à receita, mas os secos precisam de uma atenção a mais.

Nesse caso, peneire a farinha e o fubá juntos, pois além de facilitar na hora de misturar, ajuda muito a fazer com que o fubá mescle perfeitamente com a farinha, não deixando nenhum gruminho aparente depois de assado.

10 ideias para diferenciar seu bolo de fubá

  1. Bolo de fubá cremoso com queijo.
  2. Bolo de fubá feito com leite condensado.
  3. Bolo de fubá com erva-doce e goiabada.
  4. Bolo de fubá sem leite.
  5. Bolo de fubá com raspas de limão.
  6. Bolo de fubá com requeijão.
  7. Bolo de fubá com leite de coco e coco em flocos.
  8. Bolo de fubá com cobertura de chocolate.
  9. Bolo de fubá com laranja.
  10. Bolo de fubá com iogurte.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite para compartilhar em suas redes sociais e inspirar outras pessoas. Até a próxima!