Todo mundo quer saber como deixar o bolo de chocolate fofinho e úmido, mas poucos sabem que isso depende de pequenos processos dentro da receita, como misturar corretamente os ingredientes e até colocar um pouquinho de amido de milho.
Então, se você não suporta mais fazer bolo de chocolate seco e farelento, você está no lugar certo, pois separei dicas valiosas, você não perde por esperar, confira!
Saiba como deixar o bolo de chocolate fofinho e úmido de forma fácil
O bolo de chocolate costuma ser o melhor acompanhamento com café, mas é também um dos mais vendidos pelas boleiras. Apesar disso, transformar a maravilha do chocolate num bolo macio, suculento e úmido, é uma arte que poucos dominam.
E não pense você que existe uma fórmula mágica ou um segredo específico, nada disso. Para deixar o bolo de chocolate fofinho e úmido você precisa seguir uma série de passos que começa na mistura dos ingredientes e termina depois do assamento.
Sendo assim, eu desconstruí uma receita completa onde você conhece os macetes e truques que garantem o bolo de chocolate mais úmido que você já provou!
Mistura no liquidificador e adição de ingredientes secos
Quando você pega a receita de bolo de chocolate, nem sempre ela traz a descrição correta. Às vezes você vê lá: coloque tais ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Mas quem é inexperiente não compreende o que é homogêneo.
No entanto, a mistura inicial dos ingredientes é fundamental para formar a base estrutural da receita. Então, veja o processo ideal da mistura base no liquidificador:
- No liquidificador, coloque ovos, açúcar, chocolate, água quente e óleo.
- Em seguida, é preciso bater entre 5 e 6 minutos para agregar tudo.
- Você percebe que está no ponto quando a mistura muda de uma cor escura para um tom mais claro.
Nesse exemplo, a receita é de bolo de chocolate com água quente. A água quente, por sua vez, é responsável por ativar o fermento mais rápido. Com isso, a massa ganha uma estrutura sensacional para consolidar a umidade dos ingredientes.
Delicadeza na hora de mexer traz aeração e maciez
Depois que você fez a mistura no liquidificador, transfira-a para uma tigela grande. Agora vem um ponto muito importante: peneirar e adicionar os ingredientes secos à mistura. Me refiro à farinha de trigo, fermento e bicarbonato.
Aliás, você pode misturar esses ingredientes e peneirar tudo junto. Depois disso, você usará um fuê para mexer, fazendo movimentos circulares do centro para as laterais. Pode parecer frescura, mas isso dá a aeração perfeita que deixa a massa fofinha.
Adicione amido de milho à mistura
A massa do bolo está praticamente pronta nesse momento, pois você já incorporou os ingredientes secos. Por conseguinte, a mistura está cremosa, com uma cor linda e um aroma sensacional, certo? Mas sabia que está faltando um ingrediente?
Bem, eu não diria que falta, pois sem ele o bolo dá certo. Só que adicionar amido de milho à massa transforma o preparo, você não tem noção.
Acontece que o amido consegue deixar a massa ainda mais macia e fofinha. Desse modo, a quantidade média de amido é de 2 colheres (sopa) para uma receita tradicional. Ah, não deixe de peneirar para eliminar grumos.
Prepare uma calda especial para umedecer a massa
O próximo passo para fazer um bolo de chocolate bem fofinho e molhadinho é preparar uma calda simples. A calda penetra na massa e a deixa super úmida, mas é preciso atenção à quantidade. Afinal, você não quer perder a textura, né?
Ingredientes de calda para bolo de chocolate
- ½ xícara (chá) de leite integral
- ½ caixinha de creme de leite
- 1 colher (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 3 colheres (sopa) de açúcar
Para fazer, coloque tudo na panela, misture para dissolver e leve ao fogo médio. É importante mexer sem parar, assim que levantar fervura, abaixe o fogo, conte 1 minuto e desligue. O ponto ideal é igual chocolate quente que tomamos no inverno.
A finalidade dessa calda é umedecer a massa do bolo depois que assar, assim você terá a umidade perfeita.
Cobertura para bolo de chocolate é indispensável
Quando o bolo de chocolate é bem-feito, confesso que eu dispenso cobertura. Porém, se eu sinto que o bolo ficou meio seco, corro logo fazer uma cobertura cremosa. Mas aqui é o seguinte: a cobertura não pode ser no estilo ponto de brigadeiro.
Pelo contrário, ela precisa ficar no ponto de calda grossa ou brigadeiro mole. Dessa forma, você terá mais umidade sobre a massa, garantindo que o centro do bolo já úmido com a calda forme o casamento perfeito.
A importância de cortar o bolo ainda quente
A etapa de cortar o bolo dá sempre o que falar, há quem defenda que só pode cortar o bolo depois de frio. Do outro lado, muita gente entende que cortar o bolo de chocolate ainda quente permite espalhar a calda que penetra melhor na massa.
Nesse cenário, você pode cortar a massa como preferir e depois espalhar a calda sobre os cortes. Fazendo isso é impossível o bolo não ficar extremamente suculento.
Receita rápida de bolo de chocolate fofinho e úmido
Já que eu mostrei como deixar o bolo de chocolate fofinho e úmido, faltou só uma boa receita para pôr tudo em prática, certo? Não seja por isso, anote os ingredientes de uma receita de bolo de chocolate molhadinho:
Ingredientes
- 4 ovos
- ¾ xícara (chá) de óleo
- ½ xícara (chá) de água quente
- 2 colheres (sopa) de cacau em pó
- 1 + ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 colher (café) de bicarbonato
De todos os ingredientes da lista, se você não tiver bicarbonato, pode substituir por 1 colher (sopa) de fermento. Não se preocupe com o passo a passo, o vídeo a seguir traz tudo que você precisa:
Entendeu como deixar o bolo de chocolate fofinho e úmido é simples?
Com um manual desses você não pode mais falar que não sabe como deixar o bolo de chocolate fofinho e úmido. Agora é começar a fazer os testes em sua cozinha até chegar na melhor versão para o paladar da família.
Se você gostou do conteúdo e acha que as dicas foram úteis, compartilhe, até a próxima!