Será que abrir o forno faz o bolo solar? A resposta é sim. Se você já ouviu essa expressão, pode acreditar nela!
Preparar uma receita de bolo é um processo cheio de regras que devem ser seguidas à risca, senão tudo dará errado. Se você está iniciando nesse universo cheio de sabor e experiências pra lá de criativas, separei algumas dicas que vão te ajudar muito. Confira!
O que acontece quando abre o forno antes da hora?
Tudo é culpa do fermento. Neste post aqui eu falo especificamente de 2 tipos de fermentos que existem no mercado. Cada um deles tem a sua particularidade e influenciam diretamente nessa questão.
Se você utilizar um fermento que começa a fermentar logo após entrar em contato com os outros ingredientes, a massa deve ser levada ao forno imediatamente. Ambos os fermentos, intensificam o processo de fermentação com o calor do forno. Por isso é tão importante preaquecer o forno a 180º por no mínimo 15 minutos.
Se o forno não estiver quente o suficiente e o fermento já tiver começado a agir quando misturado aos outros ingredientes, sem dúvidas, o bolo irá solar no momento em que você colocar no forno.
O forno não estará quente para continuar o processo, então, ele é interrompido bruscamente. A massa perderá toda a sua estrutura e não terá mais força para restabelecer. A mesma coisa acontece quando abrimos o forno antes da hora.
Depois de quanto tempo pode abrir o forno?
Por mais que o fermento comece a agir de imediato quando colocamos na massa, ele ainda precisa de um bom tempo para chegar no limite de desenvolvimento. Não só isso, a temperatura é fundamental para manter o bolo alto e macio.
Para assar a massa do bolo desenvolvida pelo fermento são necessários 30 minutos. Esse é o limite de segurança, independente do tipo de fermento que você utilizar.
O tempo ideal de forno para assar corretamente a massa sempre será 180º. Já vi casos de pessoas que tem fornos diferentes, ou seja, que não apresentam a opção de 180º. Nesse caso, pode até iniciar o cozimento em 200º, mas o tempo total da receita deve ser reduzido de 10 a 15 minutos, senão o bolo vai certamente queimar ou ficar super ressecado.
Em geral, segure a ansiedade e aguarde até o final da receita sem abrir o forno. Não há com que se preocupar, seu bolo estará prontinho em 35 minutos. São necessários de 5 a 10 minutos para o bolo dourar, dependendo da potência do seu forno.
Então, o bolo sairá perfeito em 35 a 40 minutos, exatamente o que pedem as receitas de bolo simples. É claro, existem receitas com massa mais líquida ou com muitos ingredientes que precisam de um tempo a mais para consolidar a massa.
É o caso do bolo de cenoura. A massa fica muito cremosa e, às vezes, líquida. Então, precisa de no mínimo 45 minutos para ficar no ponto certo. Se você abrir o forno em 30 minutos, por exemplo, terá uma massa sem estrutura nenhuma e mal cozida.
O que fazer para o bolo não solar?
Agora que você já sabe que não pode abrir o forno antes de 30 minutos, é o primeiro passo para não deixar que isso aconteça.
O segundo passo, que eu super indico, é bater o bolo na mão, pois isso ajudará muito a deixar a massa mais estruturada. Hoje é muito mais fácil fazer bolo assim por conta da composição da farinha de trigo. Aliás, tenho aqui no blog 7 dicas práticas para fazer um bolo perfeito à mão. Não deixe de conferir, você vai gostar!
Outro motivo que faz o bolo solar é a adição maior de líquidos na massa. A medida precisa ser estritamente balanceada. Se você colocar maior quantidade de ingredientes secos, seu bolo poderá esfarelar ou ficar ressecado demais.
Por outro lado, se tiver maior quantidade de líquidos pode ter um bolo solado, pesado ou cru no meio. Por isso é sempre importante escolher ovos médios e do mesmo tamanho. A medida de leite ou água sempre será de 1 xícara (chá) para 3 xícaras (chá) de farinha de trigo. Então, não tem como errar!
Aplicando todas essas técnicas, tenho certeza de que seu bolo sairá incrivelmente perfeito e com todo aquele sabor de bolo caseiro. Espero muito que tenha gostado e que eu tenha te ajudado. Compartilhe as dicas!