O que acha de aprender a fazer um bolo de banana caramelizada? Então, descubra todos os truques e dicas para uma receita perfeita!
O mix de sabores da massa leve e fofinha com o caramelo da banana é simplesmente irresistível. Além disso, a banana fica super macia e forma uma decoração incrível, com uma cor e aroma surpreendentes.
Ficou com água na boca? Então, confere só essa receita de bolo de banana caramelizada completa que separei para você. Além disso, vou te mostrar dicas incríveis para facilitar na hora de desenformar seu bolo perfeitamente. Vamos lá?
Receita de bolo de banana caramelizada simples
Ingredientes do caramelo
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1/3 xícara (chá) de água
Ingredientes da massa
- 3 ovos
- 1 + ½ xícara (chá) de açúcar
- ¾ xícara (chá) de leite
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- 4 a 5 bananas maduras
- Essência de baunilha a gosto
Prepare a forma antes!
Esse é um bolo de banana diferente, mas para que essa receita funcione e dê certinho é preciso começar preparando a sua forma antes de qualquer coisa. Isso porque, o caramelo com a banana vai ser a base para receber a mistura do bolo mais tarde.
Você pode utilizar a forma da sua preferência, mas para referência, sempre utilizo uma redonda de 26 cm de diâmetro. Portanto, comece colocando o açúcar e a água diretos na forma. Agora, leve a forma na boca do fogão ligado em fogo médio.
Misture apenas para dissolver inicialmente o açúcar e deixe derreter naturalmente, ou seja, sem ficar mexendo. Assim que pegar aquela cor de caramelo e começar a espumar bastante, você já desliga para não ter risco de queimar.
Eu gosto de espalhar bem a calda por toda a lateral da forma. Assim, o bolo ficará douradinho e lindo por completo! 😉
Em seguida, pegue as bananas e vá cortando em rodelas ou fatias e acomode por cima do caramelo até cobrir todo o fundo da forma. Só falta agora deixar reservado, pois é hora de preparar a massa do bolo, vamos lá?
Como preparar a massa do bolo
Em uma travessa, adicione os ovos, a margarina e o açúcar, e comece a misturar bem com um fuê a mão mesmo, sem liquidificador ou batedeira. Assim que ficar uma massa lisinha e homogênea, acrescente o leite, a essência de baunilha e a farinha de trigo.
Lembre-se de ir colocando a farinha aos poucos e de peneirar ela antes de adicionar, pois deixa o bolo mais aerado e fofinho. Logo após engrossar a mistura é só juntar o fermento e mexer lentamente mais um pouco só até misturar.
“Ah, mas isso faz realmente diferença?”. Sim, faz muita diferença mexer o fermento com delicadeza e por pouco tempo. Isso porque, ao misturar com cuidado você vai ativando-o aos poucos e fazendo com que o bolo cresça o máximo possível.
Por fim, despeje a massa já bem lisa por cima da banana com o caramelado, espalhando de maneira uniforme. Não há necessidade de untar, pois vou te mostrar como desenformar certinho depois.
Leve em forno preaquecido a 180° (aquecido por pelo menos 15 minutos) por aproximadamente 35 a 40 minutos. A melhor maneira de saber se já assou é fazendo o teste do palito, mas o que ajuda muito é o perfume de bolo assado com banana que fica na casa.
Aliás, tenho aqui no blog uma receita de bolo com banana da terra que tenho certeza que você irá amar. Dê uma olhadinha depois! 😉
Aprenda a desenformar corretamente
Já até perdi a conta de quantas pessoas me perguntaram o porquê de o bolo delas ter dado errado. Normalmente é ao desenformar que tudo pode desmoronar e perder todo o trabalho até agora.
É por isso que acho importante compartilhar as dicas de como desenformar certinho o bolo.
E essa receita de bolo de banana caramelizada pode ser traiçoeira, afinal ao mesmo tempo que você precisa esperar esfriar a massa para desenformar para não quebrar o bolo, o caramelo também esfria no fundo da forma, endurecendo e grudando por completo. E agora, o que fazer?
Aprendi isso há muito tempo com uma das dicas de minha vovó. Pode esperar esfriar normalmente por 20 minutos. Em seguida, ligue a boca do fogão em fogo baixo e vai passando o fundo da forma pelo fogo, com cuidado para não se queimar.
Isso vai fazer com que a calda dê uma amolecida e vai te permitir desenformar com mais facilidade. Dá super certo e preserva aquela maravilhosa cara de banana caramelizada.
Gostou da receita e das dicas que te passei aqui hoje? Experimente colocar em prática essas técnicas, mas volte aqui para me contar, vou esperar. Compartilhe as dicas! 😊