Então quer dizer que está querendo aprender a fazer uma deliciosa sobremesa de bolo de morango na travessa? Saiba que hoje é seu dia de sorte, pois escolhi a dedo para trazer até você uma das melhores que já fiz!
Além da apresentação que é um show à parte, a combinação das camadas com o recheio divino é de arrancar elogios de qualquer um. Muito indicada para servir como sobremesa mesmo, nada te impede de comer a qualquer momento e em qualquer ocasião. Afinal, o que vale mesmo é provar essa maravilha, não é verdade?
Então, resolvi separar para você uma receita de bolo de morango na travessa super fácil e prática. Acredito que assim que acabar de ver a receita, já vai querer fazer logo. Anote aí o passo a passo simples!
Receita passo a passo de bolo de morango na travessa
Ingredientes da massa
- 8 ovos
- 1 + ½ xícara (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Modo de preparo
Vou te mostrar aqui hoje algumas técnicas para aproveitar o máximo possível dessa receita ultra fácil de apenas três ingredientes.
Coloque os ovos em uma batedeira e deixe batendo em velocidade máxima por 5 minutos, até os ovos dobrarem de volume. Em seguida, peneire o açúcar e vá adicionando aos poucos em velocidade média. Sugiro que acrescente de 5 em 5 colheres, sem parar de bater.
Isso porque, quando você coloca o açúcar lentamente, ele não desce para o fundo e incorpora certinho à mistura. Dessa forma, deixe batendo os ovos e açúcar por mais 10 minutos, até misturar bem.
Deu o tempo? Desligue e retire a tigela da batedeira, pois a farinha será misturada manualmente. Portanto, peneire a farinha e vá adicionando também aos poucos. O segredo aqui é mexer delicadamente com um fuê, em movimento de baixo para cima para não perder a aeração que conseguimos até agora.
Aqui vai um segredo do pão de ló profissional. Utilize uma forma redonda de 20×10, unte apenas o fundo com manteiga e coloque um papel-manteiga cortado no formato exato do fundo da forma.
Não precisa untar as laterais, pois quando assar vai grudar nas laterais, mas quando esfriar ele não murcha e afunda no meio. Por fim, despeje a mistura, dê três batidas para retirar o ar e leve em forno preaquecido a 180° por cerca de 40 a 45 minutos.
Deu 40 minutos? Realize o simples teste do palito, está sequinho? Pronto, seu bolo já está assado. Utilize uma faca sem serra para desgrudar as laterais e observe um lindo bolo.
Como fazer um recheio cremoso sensacional
Não tenho nem palavras para descrever a maravilha que fica esse recheio. Ideal para o preparo de tortas, cupcakes, bolos de pote e até mesmo bolos de festa. Resista a água na boca e anote os ingredientes:
- 500 ml de leite
- 1 caixinha de leite condensado
- 1 caixinha de creme de leite
- 4 colheres (sopa) de leite em pó
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
Coloque em uma panela o leite condensado e o amido de milho, mexendo até incorporar tudo, mas com fogo desligado. Em seguida, acrescente o creme de leite, o leite em pó e o ½ de leite.
Ligue em fogo médio e mexa constantemente até engrossar esse creme, ou seja, até começar a cozinhar. O ponto ideal é quando o creme está lisinho e isso acontece logo após começar a ferver. Então, depois que ferver mexe só mais um pouquinho e já desliga para não engrossar muito.
Dessa forma, para agregar ainda mais consistência, esfrie o creme na mão, isto é, mexendo sem parar até esfriar. Reserve na sequência, pois agora é hora de montar o bolo de morango.
DICA EXTRA: para obter um sabor extra e mais acentuado, pode adicionar a esse creme 1 colher (chá) de essência de baunilha. 😉
Como montar as camadas do bolo de morango prático
Aqui na montagem você vai precisar também de 3 bandejinhas de morango, 400 ml de chantilly e uma misturinha de leite com açúcar para umedecer a massa do bolo.
Para facilitar na hora de montar na tigela, prefira cortar o bolo em tiras. Isso porque, nesse formato cabe bem certinho dentro da sua travessa.
Comece acomodando as tiras de bolo no fundo da travessa, como se estivesse montando uma “cama”. Em seguida, molhe as tiras do bolo com a caldinha e já despeje por cima o creme que fez anteriormente. Caso sua forma de vidro seja pequena, coloque apenas metade do creme, caso contrário, coloque tudo nessa etapa.
Cubra o creme com morangos picados ou fatiados, no formato que preferir, o importante é cobrir. Na sequência, cubra a última camada com mais tiras de bolo, umedecendo novamente. Agora o truque é cobrir com plástico-filme e levar na geladeira por 3 horas pelo menos, até gelar bem.
Bata o chantilly bem gelado em ponto de bico, encha um saquinho de confeitar com bico pitanga e espalhe por cima do bolo. Não tem saquinho? Não tem problema, pois com uma colher também dá super certo.
Finalize a decoração com belos e frescos morangos por cima. Fica simplesmente maravilhoso, indescritível e irresistível.
DICA EXTRA: você pode utilizar um maçarico culinário para fazer aquele efeito dourado no chantilly. Fica com uma cara super profissional.
Simples demais essa receita de bolo de morango na travessa, não é mesmo? Então, compartilhe as dicas! 😊