Bolo gelado de liquidificador que não vai ao forno

Essa sugestão é para quem não gosta de perder tempo na cozinha e ama bolo, pois você aprenderá a fazer bolo gelado de liquidificador que não vai ao forno.

Bolo gelado é simplesmente um dos melhores e quem mostra isso é o mercado de bolos. Essa receita sempre aparece como uma das mais vendidas. E vamos combinar, gelado, cremoso e saboroso, ninguém resiste.

Então, independentemente se você venderá ou apenas quer uma sobremesa refrescante e prática, as dicas de hoje são para você. Confira e anote tudo, combinado?

Passo a passo fácil de bolo gelado de liquidificador que não vai ao forno

bolo gelado de liquidificador que não vai ao forno

Embora leve ingredientes simples e tenha um modo de preparo básico, o desafio é encontrar o equilíbrio nesse bolo.

Por exemplo, se você faz uma massa mais seca, o recheio fica apagado. Se você exagera no dulçor do recheio, a massa passa despercebida. Dessa forma, o seu guia para obter o melhor resultado possível é a seguinte combinação:

  • Massa macia e úmida na medida.
  • Recheio cremoso e adoçado “sob encomenda”.
  • Cobertura leve, porém, igualmente encorpada e irresistível.

Deu água na boca por aí? Eu sei que aqui está difícil de segurar a vontade, mas fique agora com os ingredientes.

Ingredientes

  • 800ml de leite morno
  • 200ml de leite de coco
  • ½ caixinha de leite condensado
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 50g de coco ralado
  • 500g de tapioca granulada
  • ½ caixa de leite condensado para decorar
  • 50g de coco ralado fresco para decorar

1. Prepare a massa cremosa

Essa é uma receita muito simples de bolo gelado, é só misturar tudo e levar à geladeira pelo tempo certo. Porém, com o grande diferencial de não ir ao forno. O grande responsável por isso é a tapioca em flocos.

E gostaria de ressaltar aqui a importância de comprar a tapioca certa. No mercado você encontra a tapioca hidratada que é muito parecida com a granulada. Só que essa não faz o bolo firmar. Dito isso, veja um passo a passo rápido:

  1. No liquidificador, coloque leite, leite de coco, coco ralado, açúcar e leite condensado.
  2. O ideal é misturar apenas para incorporar os ingredientes.
  3. Em seguida, acrescente a tapioca granulada e dê uma leve pulsada no liquidificador.
  4. Por fim, transfira para um recipiente maior, mexa com uma espátula e reserve.

DICA EXTRA: se quiser mais textura e sabor natural de coco, basta trocar o coco ralado em flocos industrializado pelo coco fresco. Além disso, é possível substituir o leite de coco de garrafa pelo caseiro, deixando a receita mais aveludada e saborosa.

2. Deixe a mistura descansar para hidratar a tapioca

Antes de mais nada, queria dizer que essa etapa não é obrigatória. Mas como gosto de passar as coisas nos mínimos detalhes, achei importante falar sobre isso.

Então, quando misturar os ingredientes você pode transferir para a forma de bolo com furo no meio, levando à geladeira. Entretanto, quando você deixa a mistura descansar uns 10 a 15 minutos, a tapioca absorve os líquidos.

Como resultado, o bolo fica mais firme, mas se você não liga muito para isso, basta seguir adiante.

3. Unte uma forma com furo no meio e reserve na geladeira

O último passo é untar a forma com bastante óleo, passando por toda a lateral e fundo. Somente isso é suficiente, mas para dar um toque a mais na receita, que tal salpicar coco ralado fresco?

Então, despeje a mistura na forma, bata para tirar o ar, cubra com plástico e leve à geladeira. O tempo médio é de 2 a 3 horas ou até perceber que o bolo está consistente.

Depois desse tempo é só retirar, raspar as laterais com uma faca e desenformar. O toque de mestre é espalhar meia lata de leite condensado e polvilhar coco ralado fresco, fazendo uma calda incrível.

DICA EXTRA: essa receita é tão fácil que dá certo até batida à mão

“Ah, mas meu liquidificador está ocupado e também não queria sujar muita louça, ainda dá para fazer?”. Sim, coloque todos os ingredientes numa travessa grande e misture até incorporar tudo.

Depois o processo é o mesmo, ou seja, transferir para a forma untada e levar à geladeira até ficar consistente. Gosta de fazer a receita olhando o vídeo?

Quanto à calda, se quiser incrementar de verdade, pode fazer também uma ganache bem cremosa de chocolate. O contraste do sabor delicado do bolo com a explosão de sabor da ganache é o verdadeiro “néctar dos deuses”.

E outra dica valiosa para baratear a receita: prepare uma calda de chocolate com Nescau e água. Não tem como ficar mais barato que isso!

6 ideias de bolo gelado de liquidificador para ampliar o cardápio de bolos

A receita que mostrei acima é uma das mais básicas, rápidas e até mesmo baratas. No entanto, algumas pessoas adoram deixar a receita mais requintada. Por isso, fiz uma breve seleção de ideias de receitas para inovar, anote tudo:

  1. Bolo gelado de chocolate super cremoso.
  2. Bolo gelado simples e rápido de abacaxi.
  3. Receita de bolo gelado econômico de leite Ninho.
  4. Receita fácil de bolo gelado com pêssego em pedaço.
  5. Opção de bolo gelado com recheio de prestígio.
  6. Opção de bolo de coco gelado.

O segredo do verdadeiro bolo gelado é você!

Costumo dizer que podemos nos basear apenas em receitas profissionais, mas sem a nossa essência pessoal, não há identidade própria. Por isso, capriche em cada detalhe e siga seus instintos na confeitaria, especialmente se trabalha com isso.

Não sei se você já conhecia as sugestões que apresentei hoje, mas eu no seu lugar anotaria cada uma. Afinal, nunca sabemos quando teremos que preparar esse maravilhoso bolo gelado de liquidificador que não vai ao forno, concorda?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar a receita e as dicas, assim mais pessoas podem economizar e se deliciar quando quiserem. Até a próxima