Calda de laranja para molhar bolo: Confira como fazer

Está sentindo que as últimas receitas de bolo que fez ficaram meio ressecadas? O que acha de aprender a fazer uma calda de laranja para molhar bolo?

Não há bolo bom o suficiente que uma boa caldinha doce na medida não melhore. Quando falamos em calda de laranja então, a versatilidade é marca registrada de todo preparo, pois é curinga na confeitaria.

Só que é fundamental conhecer a melhor receita para que a calda agregue sabor ao invés de interferir no resultado. Vamos conferir qual é?

Como fazer calda de laranja para molhar bolo recheado

calda de laranja para molhar bolo

Antes de falar da receita, é preciso entender que essa calda não é aquela que finaliza a cobertura do bolo. Isso porque as pessoas assumem automaticamente se tratar da cobertura, que é mais cremosa, consistente e com mais sabor.

Pelo contrário, a calda para molhar bolo tem a função específica de umedecer a massa apenas. Esse processo confere mais sabor, umidade e garante que o recheio seja todo absorvido pela massa.

“Ah, mas se eu quiser usar sobre o bolo, não posso?”. A sugestão a seguir não entrega um resultado 100% porque teremos uma consistência mais fina e líquida. Mas não se preocupe, ao longo do conteúdo mostrarei outras opções.

Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de suco de laranja
  • ½ xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

  1. O método de preparo consiste em ferver os ingredientes.
  2. Sendo assim, coloque a água numa panela.
  3. Adicione também o suco de laranja.
  4. E incorpore o açúcar de uma vez.
  5. Em seguida, ligue em fogo médio para alto e mexa sem parar.
  6. O que acontece aqui é que o açúcar vai derreter lentamente.
  7. Com isso, a calda começa a engrossar gradualmente até chegar na consistência ideal.
  8. Portanto, assim que levantar fervura, já está pronto.
  9. Desligue, reserve e espere esfriar para usar no bolo.

Uma última coisa, prefira colocar a calda num dispensador próprio para essa finalidade. Isso vai facilitar demais sua vida. Aliás, acompanhe o vídeo do passo a passo para ver os detalhes dessa calda, mas também para conhecer outras:

DICA EXTRA: cuidado e atenção com a calda para molhar bolo na venda

Vamos assumir que você esteja buscando uma calda justamente para molhar bolo de laranja, pois a intenção é vender, certo? Entre uma venda e outra você escuta de um cliente: “nossa eu prefiro bolos mais úmidos, bem molhadinhos mesmo”.

Qual a sua primeira reação? “Deixa eu molhar mais essa massa, afinal, meu cliente pediu”. Contudo, quando você exagera na dose da calda – mesmo que para agradar – a estrutura do bolo é comprometida.

Pensa comigo, a massa tem umidade natural da receita, você vai lá e adiciona mais líquido, o que acontece? Provavelmente vai encharcar e abalar sua estrutura. Como resultado, você até entrega o bolo “úmido como o cliente queria”.

No entanto, a única coisa que recebe é sua insatisfação, visto que não ficou bacana.

Portanto, a dica extra de hoje é ter cuidado com a calda, em especial se busca aprender como vender bolos. Prefira trabalhar com um padrão de umidade e deixe o cliente ciente que suas receitas são assim!

3 ideias para transformar calda de laranja simples em “coberturas” ricas

Agora sim chegamos nas caldas que funcionam como cobertura. Esse tipo de receita resulta num caldo mais encorpado e muitas vezes com ingredientes extras. Por exemplo, você vai ver uma calda bem grossinha com resquício de laranja, um arraso.

Então, não deixe de anotar as dicas e o modo de preparo. Por conseguinte, você será capaz de criar caldas para molhar bolo, mas também finalizações sensacionais para a cobertura!

1. Calda de laranja cremosa ideal para cobertura

Começando com um preparo prático e que dá outra cara para bolos simples, como o bolo de maizena fofinho. Isso mesmo, por mais que as pessoas digam que calda/cobertura de laranja só funciona em bolo de laranja, estão enganadas.

Desde que a calda não interfira na combinação dos recheios, chantilly e outras decorações, está valendo em qualquer bolo.

  • 250ml de suco de laranja
  • 2 colheres (sopa) de açúcar (colher cheia)
  • 1 colher (sopa) de amido de milho (colher rasa)
  • 1 colher (chá) de manteiga

De maneira muito rápida, coloque o suco numa panela, adicione o açúcar e o amido de milho. Nesse primeiro momento é essencial mexer com um fuê para dissolver o amido por completo. Assim não sobram grumos.

Feito isso, leve em fogo médio e mexa sem parar até ganhar corpo. Por último de tudo, você adiciona a manteiga, pois é esse ingrediente que dará cremosidade. Aguarde amornar e já pode espalhar sobre o bolo.

2. Calda que parece creme de laranja com mil e uma utilidades

Que a calda é algo prático e deixa o bolo incrivelmente saboroso, não há dúvidas. Mas depois que você conhecer essa receita de calda/creme de laranja, aposto que vai se tornar sua favorita.

Você pode usar para muitas finalidades, desde recheio simples de bolo e coberturas, até tortas geladas. Além do que, os ingredientes são básicos e provavelmente você tem na geladeira agora, veja:

  • 100ml de suco de laranja
  • Raspas de 1 laranja
  • 3 ovos
  • 100g de manteiga
  • 175g de açúcar

Se você já conhece o creme belga, saiba que fica um tanto parecido, mas com aquela pegada do sabor característico da laranja. Vale a pena experimentar!

3. Calda de laranja durinha que “chega a quebrar”

Como falar em cobertura para bolo de laranja e não mencionar a cobertura que fica durinha, não é mesmo? Esse é um clássico que todos amam e agora você aprenderá a fazer, a começar pelos ingredientes.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • Aproximadamente 3 colheres (sopa) de suco de laranja
  • Aproximadamente 3 colheres (sopa) de suco de limão
  • Raspas de laranja para finalizar

Para fazer essa cobertura, basta ir misturando o suco de limão e laranja alternadamente no açúcar de confeiteiro. Mexa constantemente para agregar tudo muito bem e resultar numa calda cremosa além da conta.

Por fim, espalhe no bolo e veja a mágica acontecer. O grande responsável por essa “mágica” é a acidez do limão!

DICA EXTRA: aprenda a fazer açúcar de confeiteiro caseiro

Não é todo dia que temos açúcar de confeiteiro dando mole na cozinha, concorda? Mas também nem por isso você vai deixar de fazer a cobertura durinha. Nesse caso, a ideia é preparar o próprio açúcar caseiro.

No liquidificador, coloque o açúcar e o amido de milho, você encontra as quantidades na receita acima. Depois disso, bata em velocidade alta por 2 minutos e está pronto!

Aproveite a praticidade da calda de laranja e complemente outras receitas simples!

Chegamos ao fim de mais essa jornada repleta de novos sabores. Tomara que todas as dicas de hoje sejam úteis para você, de uma forma ou de outra. Afinal, a calda de laranja para molhar bolo serve para praticamente tudo na confeitaria.

Se você fez uma receitinha de bolo simples, mas quer incrementar ainda mais o sabor e transformar completamente a receita, pode apostar sem medo nesse tipo de calda porque agrada todos os paladares.

Espero muito que tenha gostado das minhas ideias. Aproveite para compartilhar o conteúdo e ajudar outras pessoas a trazer mais novidade no café da tarde. Até a próxima!