Quando alguém empreende em um negócio de brownie, por exemplo, aprender como armazenar brownie para vender se torna crucial para o sucesso das vendas.
Se você fosse consumidor, gostaria de comprar uma massa passada, farelenta ou dura? Óbvio que não. Então, o armazenamento é uma etapa indispensável para sempre oferecer um produto com qualidade, sabor e textura profissional.
Nesse sentido, reuni as melhores práticas de armazenamento para que você possa se programar e planejar o estoque com máxima organização e cuidado. Aproveite!
Como armazenar brownie para vender: 3 maneiras práticas e seguras
É comum assumir que por ser uma massa mais espessa e “pesada”, ela aguenta bastante tempo depois de preparada. Se pararmos para pensar, até que aguenta mesmo, mas não da forma como muitos pensam.
Para entender melhor todas as variáveis que interferem no frescor do produto, separei os melhores métodos, acompanhe!
1. Para vendas rápidas armazene em temperatura ambiente
Não tem como, a venda eficiente de brownie depende de um cronograma de produção bem definido.
Nesse planejamento você vai considerar a demanda, pedidos, expectativa de mercado e, acima de tudo, estabelecer a quantidade produzida para cortar o brownie com todo cuidado e padronização.
Sendo assim, se você notar uma boa rotatividade, no sentido de vender praticamente no dia que produz, o ideal é preservar a temperatura ambiente. “Então, quer dizer que o brownie na geladeira não fica bom?”.
De forma alguma, esse tipo de bolo combina muito bem com a refrigeração, mas ao manter fora da geladeira, aquele frescor e a cor são preservados ao máximo. Dessa forma, faça assim:
- Corte o brownie em quadrados de 5cm x 5cm de maneira padronizada.
- Caso tenha feito bastante, pode utilizar uma forma ou tupperware grande, intercalando com papel manteiga.
- Deixe em superfície longe da luz solar e em ambiente ventilado.
- Entregue um produto fresco e saboroso ao cliente.
Vale ressaltar, o brownie nesse armazenamento costuma durar até 7 dias, mas procure dar saída nos bolos feitos há mais dias!
2. Para fornadas semanais o ideal é o refrigerador
Agora, se você dobrou sua receita, mas percebeu que as vendas não se consolidaram como previa, utilize o refrigerador. O ideal aqui é cortar os pedaços uniformes e utilizar um tupperware com fechamento hermético.
Não esqueça de colocar folhas de papel manteiga entre os pedaços, e leve à parte mais alta da geladeira. Estipule o máximo de 20 dias para o brownie refrigerado, desde que bem fechado para manter a integridade.
Uma dica inestimável é pensar em usar saquinhos ziplock, que é aquele com fecho hermético.
Além disso, enrole os pedaços individuais em plástico-filme, separe por lote, pedido, fabricação e validade. Etiquetar o produto pode ser uma maneira eficaz de não se perder ou ter prejuízos.
Para preservar melhor, embale a vácuo, retirando o ar da embalagem e estendendo a preservação. Apesar de o equipamento a vácuo representar investimento, tem o potencial para ser diferencial da sua marca, pense nisso!
3. Congele os brownies e se programe por um período maior
Por último, temos o processo de congelamento do brownie. “Ah, mas já tive experiências negativas ao congelar massa de bolo, devo realmente congelar o brownie para vender?”.
Sim, pode congelar tranquilamente, pois esse é o melhor método para preservar frescor e cor do bolo, funciona assim:
- Espere a massa esfriar por completo.
- Corte os pedaços no mesmo tamanho.
- Embale em plástico-filme, papel manteiga e coloque em saquinhos ou potes herméticos.
- O ideal é congelar com fechamento hermético.
- Leve ao congelador já rotulado, organizando de forma que o produto com mais tempo de preparo fique na frente do restante.
Uma vez que preparado com rigor e cuidado e bem selado na embalagem certa, o brownie congelado pode durar facilmente de 3 a 4 meses. Para descongelar corretamente, transfira para a parte mais baixa da geladeira ou aqueça no micro-ondas.
Mas tenha em mente: após descongelar, o brownie dura apenas 15 dias sob refrigeração e 2 dias em temperatura ambiente, embora não seja recomendado deixar fora da geladeira!
DICA EXTRA: atenção aos ingredientes no preparo
Um dos pontos que mais interfere no armazenamento do brownie para vender, não é a embalagem ou a forma como vai guardar, mas sim o preparo. Digo isso porque os ingredientes precisam estar em temperatura ambiente.
Quando você junta componentes gelados, há um impacto considerável na integridade da massa. Por exemplo, se você vai fazer e vender de imediato não tem diferença.
Por outro lado, ao congelar essa massa, saiba que ela pode se deteriorar com mais rapidez, exigindo mais atenção na hora de gerenciar seu estoque!
3 erros que atrapalham na lucratividade da venda de brownie
Agora que você já sabe como organizar, é ideal entender o que não fazer na hora de preparar os brownies para vender, vamos às dicas:
- Não adicione o chocolate derretido quente, pois interfere na consistência e textura da massa.
- Fique de olho no tempo de forno, já que o cozimento em excesso resseca, deixa quebradiço e atrapalha ao armazenar.
- Espere esfriar por completo antes de cortar e evite esfarelar ou prejudicar aquela aparência profissional.
Esse último erro também contribui para que sua embalagem fique comprometida, já que as laterais perdem uniformidade!
Esse é o caminho para ter lucratividade com brownies
Se você acha tudo isso complicado, pensa que o brownie dá trabalho e que possivelmente não conseguirá uma boa clientela, tenho uma sugestão que vai te ajudar a enxergar o potencial do mercado.
A melhor alternativa para se destacar, é estudar todos os dias para adquirir aprendizado profissionalizante contínuo, é isso que alavanca qualquer negócio, principalmente os iniciantes.
Então, recomendo fortemente que você conheça a Apostila de Brownies Lucrativos. Esse material te prepara desde o básico, com receitas e truques de preparo, além de estratégias de venda e dicas para calcular o preço certo de venda.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar e até a próxima!