Por ser uma receita simples, mas que exige um preparo atencioso em seus detalhes, é comum escutarmos: como amolecer brownie duro?
Isso porque a massa ressecada é um dos principais erros cometidos com essa maravilha versátil e que pode muito bem ser reaproveitada. No entanto, antes de pensar em se livrar do brownie na consistência de “porrete”, saiba como amolecer a massa.
Para isso fiz um apanhado de ótimas dicas que vão ajudar muito você a dar um jeito no seu bolo. Vamos conferir?
Afinal, como amolecer brownie duro?
Há várias maneiras de amolecer o brownie duro, pois tirando o nome “americanizado”, nada mais é do que uma massa ressecada de bolo, não é verdade?
A primeira tentativa que você pode e deve experimentar, é mergulhar as fatias de brownie em leite. Deixe-as por alguns segundos e depois coloque em uma forma plana, levando para aquecer no forno quente de 3 a 5 minutos.
O importante é acompanhar o passar dos minutos de perto, de modo a não deixar a massa passar do ponto e secar o leite. Do contrário, o que já estava ruim pode estragar de vez.
Assim que notar que a massa absorveu o leite e está macia, pode retirar do forno e servir.
Porém, como bem sabemos o brownie normalmente é feito com cacau em pó, o que confere um sabor marcante de chocolate mais amargo, concorda? Então, o que você acha de seguir o mesmo padrão e criar uma calda própria de chocolate? Para isso você precisará de:
- 3 colheres (sopa) de cacau em pó (o mesmo usado na receita)
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 + ½ xícara (chá) de água.
Em uma panela, coloque todos os ingredientes e misture até ficar homogêneo. Assim que ferver, desligue e espere esfriar completamente. Caso prefira, pode repetir o mesmo processo que fez com o leite, ou seja, levando no forno.
Opção extra de calda para amolecer o brownie
Antes de mais nada, você conhece a origem do brownie? Muitos acreditam que o inventor foi alguém em busca da evolução do bolo, mas não é nada disso. Seu surgimento se deu por engano.
Alguém errou na hora de fazer um bolo de chocolate e acabou com essa consistência. Daí a pessoa deve ter dito: e se eu desse um nome para isso e tornasse em uma receita avançada? E pronto, temos o nosso tradicional brownie.
Mesmo assim, fato é que nem sempre sai como o planejado. Pensando nisso, selecionei outra ideia para diferenciar o brownie na hora de umedecer: calda de licor.
Ingredientes calda de licor
- 2 colheres (sopa) de licor da sua preferência
- 1/3 xícara (chá) de açúcar
- 1/3 xícara (chá) de água
Coloque a água e o açúcar para ferver em uma panela. Assim que levantar fervura, desligue, espere esfriar e transfira para um pote de vidro. Em seguida, junte o licor e deixe na geladeira por algumas horas, depois é só despejar na massa.
DICA EXTRA: procure colocar um licor de qualidade e, se possível, mais alcoólico, pois realça o sabor de chocolate do brownie!
O que leva o brownie a ficar ressecado e duro?
Se a possível correção da massa dura de brownie é um alívio, aprender como evitar os problemas é ainda mais satisfatório, não é verdade?
Entretanto, é preciso entender que existem 2 tipos de brownie: a receita que fica com um aspecto mais molhadinho e macio, e outra que realmente entrega uma massa mais sequinha e firme, como se fosse um bolinho de chocolate mesmo.
Independentemente da sua escolha, os erros são os mesmos e impactam da mesma forma. Diante disso, veja como prevenir que sua receita “vá pelo ralo” da cozinha!
- Aguarde o chocolate derretido esfriar por completo.
- Errar na escolha da assadeira ajuda a ressecar, pois a massa espalha demais pela assadeira, assando mais rápido e ressecando.
- Exagerar no tempo de forno é a principal causa de dureza na massa.
- Esquecer o brownie no forno por mais alguns minutos.
- Utilizar ingredientes de baixa qualidade também ajuda, pois estes ingredientes não oferecem a umidade ideal.
- Assar em temperaturas altas demais para a receita, o que acelera o processo, mas resseca a massa por completo.
Não conseguiu corrigir? O que fazer com brownie duro?
Você tentou de todas as formas corrigir e umedecer o brownie, mas ainda assim está firme? A saída então é reaproveitar a massa e nunca jogar fora antes de experimentar todos os jeitos possíveis. Se você estiver sem ideia, aqui vão algumas:
- Milk-shake de baunilha.
- Reaproveitar em novas receitas como pedaços de chocolate.
- Charlotte, onde vão camadas de massa de brownie e recheio de creme com frutas.
- Esfarele a massa para usar como decoração de novas receitas.
- Tem sorvete de creme em casa? Salpique a farofa de bolo por cima.
- Prepare um pudim com pedaços da massa.
Viu só como não há segredo algum em molhar o bolo para “reviver” aquela massa durinha?
Espero muito que você tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar com todo mundo e até a próxima!