Como deixar o brownie com casquinha: 7 dicas que ajudam

Quer dizer que você não aguenta mais fazer a mesma receita, e até agora não ter descoberto como deixar o brownie com casquinha crocante e linda?

Quando o assunto é brownie, essa é a primeira coisa que acabo escutando, pois de fato, é um processo que exige atenção especial. Já vi muitas pessoas falarem que seguiram a receita à risca, mas mesmo assim não deu resultado.

Pensando nisso, mostrarei para você em detalhes todas as principais dicas e uma receita que dá super certo de formar a casca craquelada. Vamos conferir?

Como deixar o brownie com casquinha: 7 dicas que ajudam

como deixar o brownie com casquinha

Antes de mais nada, saiba que falamos de uma combinação de fatores que resulta num brownie com aspecto profissional e sabor incrível, tais como:

  • Qualidade dos ingredientes.
  • Seguir cada orientação da receita.
  • Misturar os ingredientes nas etapas corretas.
  • Incorporar os ingredientes corretamente.
  • Atingir o ponto certo na mistura da massa
  • Utilizar uma forma adequada.
  • Assar na temperatura correta e no tempo ideal.
  • Aguardar a massa esfriar para cortar.

1. Qualidade dos ingredientes

Quem tem o costume de preparar receitas de bolos diferentes, conhece o custo dos ingredientes.

Não à toa, as pessoas optam pelo achocolatado ao invés do cacau em pó, por exemplo. Apesar de ser o ideal em cada cenário, o resultado nunca será o mesmo.

Nesse sentido, para que o brownie fique perfeito, utilize ingredientes que realmente agregam valor à receita, como um chocolate meio amargo de qualidade e cacau em pó 100%.

2. Seguir as orientações da receita

“Nossa, acabou indo algumas gramas a mais de manteiga e de chocolate, mas acho que não dá nada não”. Saiba que dá sim, pois diferentemente da receita de bolo, o brownie precisa ser feito com máximo rigor.

É por isso que recomendo sempre que a pessoa utilize uma balança para auxiliar na pesagem. Por isso, tenha atenção aos detalhes da receita escolhida.

3. Misturar os ingredientes na etapa correta

Será que se você misturar o ovo com a farinha, colocando depois o cacau em pó com o chocolate derretido, terá um resultado positivo? Posso adiantar que não. A ordem dos ingredientes e a forma como mistura é crucial para formar a base do brownie.

Sendo assim, misture os ingredientes secos separados dos líquidos e junte somente no final. Como resultado, a massa terá o desenvolvimento ideal!

4. Incorporar corretamente os ingredientes

Aqui já começamos a sentir o impacto de não dar atenção aos ingredientes. Por exemplo, se você colocar a farinha de trigo e o cacau em pó sem peneirar, não é de espantar que a massa fique pesada demais, não é mesmo?

Aliás, misturar demais a farinha faz com que a massa perca leveza que ajuda a reter umidade, sem contar que você estimula o glúten, tornando a massa borrachuda. Então, tenha delicadeza ao juntar os secos e misture com paciência.

5. Atingir o ponto certo na mistura da massa

Nem grosso demais, mas longe de deixar líquida, a massa do brownie precisa da consistência certa, já que:

  • Massa grossa demais: corre o risco de o centro não assar como deveria, influenciando na superfície do brownie.
  • Massa líquida demais: favorece a perda de umidade, ou seja, massa assada e ressecada com chances reduzidas de formar a casquinha que tanto queria.

DICA EXTRA: siga uma receita que tenha como foco a massa mais úmida, isso ajuda muito!

6. Utilizar a forma adequada

Quando você utiliza uma forma grande para uma receita média, a massa tende a espalhar, ficar fina e ressecada.

Em contrapartida, ao escolher uma forma menor e mais alta, o centro acaba alto e estimula uma massa crua, forçando você a assar por mais tempo, perdendo assim o ponto da casquinha.

DICA EXTRA: procure usar formas de 20cm, onde a massa atinja a metade da forma!

7. Assar a massa na temperatura correta e no tempo ideal

O tempo de forno e a temperatura programada, talvez sejam os fatores que mais influenciam na formação do craquelado.

Com isso, conheça seu forno, sua potência e determine uma média de quanto tempo leva para assar um bolo geralmente.

Pessoas experientes sugerem colocar em temperatura mais alta nos primeiros 10 a 15 minutos, depois você reduz e finaliza na temperatura pedida na receita.

Porém, para que isso dê certo realmente, todas as dicas acima precisam estar em sintonia, pois não adianta acertar o tempo de forno, mas ter errado ao incorporar a farinha, por exemplo.

Quando você segue estas dicas de forma rigorosa, acerta na escolha da receita e dá atenção à etapa de cozimento, pode apostar, você aumenta muito as probabilidades de conseguir a casquinha.

Sugestão de receita de brownie molhadinho com casquinha crocante

Bom, agora que você conhece melhor a mecânica do preparo do brownie, separei essa receita que tem tudo para dar certo.

Ingredientes

  • 145g de chocolate 70%
  • 60 gramas de chocolate 50%
  • 150 gramas de manteiga sem sal
  • 12g de chocolate em pó
  • 3 ovos
  • 280g de açúcar cristal, mascavo ou demerara
  • 70 gramas de farinha de trigo sem fermento
  • 30 gramas de nozes (opcional)

Para essa receita o ideal é usar uma balança, pode ser simples mesmo, pois cada grama a mais ou a menos impacta no resultado.

O modo de preparo se assemelha muito ao passo a passo que criei acima, mas de toda forma, vou deixar o passo a passo abaixo, dá uma conferida:

E então, conseguiu pegar a essência de como fazer aquela irresistível crosta crocante, quebradiça e extremamente convidativa? O ingrediente mais importante ainda é a atenção aos detalhes, o restante é seguir com seu conhecimento!

Recomendo que você conheça também a apostila de brownies que eu sempre comento aqui no blog. Porque essa é uma apostila que tem ajudado muitas pessoas, com receitas passo a passo, dicas de venda, como calcular o preço do brownie e muito mais.