Como fazer cobertura de bolo com chantilly: 3 passos práticos + dica extra

Aprender como fazer cobertura de bolo com chantilly é simplesmente a melhor coisa para criar receitas deliciosas e com decorações de tirar o fôlego.

Porém, como nem tudo são rosas, o chantilly esconde segredos e truques, desde sua consistência até a aplicação na cobertura do bolo. Porém, não se preocupe com isso, pois selecionei ótimas dicas para auxiliar você. Vamos conferir?

Como fazer cobertura de bolo com chantilly: 3 passos práticos + dica extra

como fazer cobertura de bolo com chantilly

O fator mais importante de colocar chantilly no bolo, é acertar no ponto. Isso porque se ele estiver muito mole, corre o risco de escorrer, mas se ficar firme demais, é trabalhoso para espalhar.

1. Escolha a receita certa de chantilly

Existem incontáveis receitas de chantilly, mas tome cuidado ao escolher, pois algumas não são recomendadas, como é o caso do glacê de gelatina e marshmallow, que apesar de maravilhosas, não funcionam como cobertura completa.

Selecionei um preparo bem tradicional e pouco falado na verdade, se trata do verdadeiro chantilly, anote os ingredientes:

Ingredientes

  • 1lt de creme de leite fresco (extra gelado)
  • 5 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo

  1. Na batedeira, adicione o creme de leite e o açúcar, misture.
  2. Bata em velocidade máxima por 1 minuto.
  3. Em seguida, abaixe para a velocidade média.
  4. Agora, você deve deixar batendo até dar o ponto.
  5. Se a batedeira não for planetária, é interessante virar a tigela aos poucos, usando também uma espátula.
  6. Dessa forma, a mistura fica homogênea e você não perde nada.
  7. O ponto certo é quando você pega uma porção com a espátula e o chantilly não escorrega.

DICA EXTRA: tem uma receita que leva clara de ovo, você precisará da clara de 3 ovos, 9 colheres (sopa) de açúcar e 50ml de água. Bata as claras até formar ponto, ferva o açúcar na água até engrossar, espere esfriar e junte às claras, batendo até chegar no ponto de chantilly. Vou deixar um vídeo para facilitar:

2. Deixe sob refrigeração pelo tempo certo

Bom, chantilly batido, agora é uma das etapas mais importantes, que é levar o chantilly à geladeira. O ideal é deixar refrigerando o máximo possível. Entretanto, 12 horas são suficientes para chegar na consistência ideal, que é aquela onde você pode espatular o bolo com segurança.

3. Escolha os acessórios adequados para espalhar o chantilly

Se o chantilly estiver no ponto ideal, sua vida acaba de ficar mais fácil, pois basta utilizar uma espátula simples, pode ser de metal, plástico ou silicone, faça o seguinte:

  1. Coloque o bolo sobre uma base giratória.
  2. Agora, adicione uma boa quantidade de chantilly por cima.
  3. Vá “achatando” e espalhando até reduzir a altura do chantilly.
  4. Quando perceber que está alisando de verdade, comece a rodar o suporte, mantendo a espátula firme para ficar uniforme.
  5. Repita o processo na lateral, aparando as quinas.
  6. Faça isso até o bolo ficar lisinho

Vale ressaltar que isso é somente para alisar o bolo, já que você pode dar um toque profissional ao usar uma espátula com dentes nas laterais, formando riscos contínuos.

Já na base, utilize um bico pitanga para criar flores, e na quina superior, faça movimentos circulares com o mesmo bico, criando uma “corda” de chantilly. Essa sugestão combina com decoração de morangos frescos. Acompanhe os passos:

DICA EXTRA: um ponto de atenção é não deixar a espátula encostar no bolo, pois gruda pedacinhos da massa e acaba arruinando a decoração!

DICA EXTRA: prepare uma ganache para blindar o bolo

Um dos maiores receios dos iniciantes na confeitaria, é descobrir se precisa ou não passar algo no bolo antes de aplicar o chantilly.

Na verdade, não é exigido. Contudo, se você preferir dar um toque extra, além de trazer mais sabor à receita, é preparar ganache consistente, utilizando:

  • 400g de chocolate fracionado meio amargo (derretido)
  • 50ml de água

Derreta o chocolate e misture com a água em temperatura ambiente, espere esfriar e despeje no bolo. Por fim, é só espatular para ficar lisinho e cobrir com o chantilly.

Quanto gasta de chantilly para cobrir um bolo?

Tudo vai depender do tamanho do bolo. Por exemplo, na receita que mostrei há pouco, utilizamos 1 litro de creme de leite fresco, que deve ser suficiente para cobrir uma receita tradicional de 35cm de diâmetro por 20cm de altura.

Contudo, se você usar a caixinha de creme de leite que encontramos no mercado (200ml), você terá 800ml de chantilly. Então, pode ser interessante fazer um pouco a mais.

O que usar para dar cor ao chantilly?

O tingimento do chantilly possibilita brincar com as cores, misturar paletas diferentes numa mesma receita, como é o caso do bolo arco-íris. Desse modo, a forma mais comum é usar corante na cor desejada.

O processo é simples, basta adicionar uma pequena quantidade de corante e mexer com um palitinho de madeira. Porém, não misture muito, visto que isso faz o chantilly perder o ponto.

Com isso, você também pode usar o corante em gel, que é um produto ainda mais apropriado para tingir chantilly!

Como dar ponto no chantilly de caixinha?

Você conhece alguém que nunca acertou o ponto do chantilly de caixinha? Então, é comum o chantilly ficar líquido ou firme demais, acabando com certa porosidade que não fica legal ao espatular no bolo. Sendo assim, veja como dar o ponto:

  1. Deixe o chantilly na parte mais alta da geladeira por pelo menos 12 horas.
  2. Em seguida, coloque na batedeira, ligue em velocidade média e bata por cerca de 6 a 7 minutos.
  3. Depois você aumenta para a velocidade máxima e deixe até atingir o ponto de bico.
  4. Para saber que chegou na consistência certa, é só pegar uma porção com a espátula, se o chantilly não cair, está pronto.

Volte à geladeira por mais algumas horas e use na sequência. Viu só como não tem segredo nenhum? E outra, pode apostar que o resultado compensa, já que o bolo fica lindo e incrivelmente profissional.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar e até a próxima!