Precisa fazer um lindo bolo profissional, mas não sabe como deixar o bolo liso e nivelado suficientemente para trazer aquele toque decorativo especial à receita?
Além disso, aprender a espatular o bolo com perfeição é a prova de que uma confeiteira possui grande experiência no manejo de bolos.
Porém, é algo que se aprende com o tempo e muita prática, e nada melhor do que começar o quanto antes, concorda? Veja ótimas dicas para auxiliar você nessa etapa crucial para o sucesso da decoração.
Como deixar o bolo liso e nivelado?
O processo de alisamento deve ser minucioso, planejado e executado à perfeição, pois do contrário o resultado é um bolo “penso”, desequilibrado e aparentemente defeituoso.
Se tivesse que sugerir três elementos indispensáveis para deixar o bolo certinho, seriam: espátula adequada, cobertura na consistência certa e bailarina de qualidade, por quê?
- Espátula inox: ajuda a espalhar a cobertura com perfeição, facilitando o trabalho pesado.
- Cobertura consistente: a consistência certa é a chave para ter um aspecto liso.
- Bailarina: a bailarina facilita ao girar o bolo, de modo a alisar por completo e em todas as laterais com uniformidade.
Você pode se perguntar: agora eu sei quais utensílios necessários para confeitar, mas como fazer com precisão? Para facilitar a compreensão sobre as técnicas, montei um passo a passo geral!
Passo a passo rápido
- Com a cobertura desejada, comece espalhando sobre o topo do bolo, com a ajuda de um saco de confeitar.
- O movimento ideal para facilitar, é fazer como se fosse rechear mesmo, ou seja, movimentos circulares e contínuos.
- Assim que cobrir a parte de cima, comece a alisar com a espátula, em movimentos de trás para a frente, como se fosse espalhar mesmo.
- Em seguida, faça o mesmo com as laterais ao espalhar a cobertura com um saco de confeitar.
- Nesse momento a bailarina é crucial para dar uniformidade às laterais.
- Nas laterais, o ideal é ter uma espátula de polipropileno reta e grande, pois facilita e agiliza o trabalho.
- Por fim, é só repetir os movimentos até que o bolo fique lisinho e bem alinhado.
O pulo do gato para conseguir ter um nivelamento profissional, é trabalhar corretamente o ângulo de 90° da espátula. Com isso, tenha atenção para não inclinar para dentro ou para fora seu instrumento, utilize a base da bailarina como guia milimétrico.
DICA EXTRA: esse tipo de bolo liso é ideal para decorações com glitter, pois a base já está pronta para receber o borrifo para transformar em uma receita vibrante e brilhante!
Ficou com dúvidas? Dá uma conferida no vídeo que separei para complementar o passo a passo!
Quais coberturas podem ser alisadas e niveladas?
Esse é um ponto de destaque quando falamos em alisar coberturas. Isso porque não há somente a cobertura de chantilly, e você pode explorar outras receitas que agregam ainda mais valor, especialmente quando falamos em venda de bolos.
Temos como bom exemplo, a ganache de chocolate que, quando feita na consistência certa, pode muito bem blindar o bolo.
Além desta, você pode optar pela cobertura de marshmallow, glacê e buttercream, e gostaria de falar mais sobre esta última.
Cobertura de buttercream
A cobertura de buttercream, que é derivada da confeitaria americana, é feita à base de manteiga. Ela é muito utilizada pelos profissionais na hora de alisar o bolo, pois oferece muita facilidade na modelagem e combina bem corantes em gel, por exemplo.
Contudo, é um tipo de cobertura que exige certos cuidados na hora de aplicar e nivelar no bolo. Por exemplo, assim que aplicar a primeira camada superior e nas laterais, leve o bolo na geladeira por pelo menos 30 minutos para firmar essa “demão”.
Em seguida, retire da geladeira e aplique a camada verdadeira que vai dar o acabamento e alisamento ideais. Com isso, use uma espátula para corrigir pequenas imperfeições, buraquinhos e possíveis desníveis.
Principais cuidados com o bolo para o nivelamento profissional
Bom, até aqui você viu como alisar, mas a etapa de nivelamento diz respeito às camadas de bolo utilizadas. Geralmente se aplica cobertura e alisa bolos redondos, então, as camadas precisam estar perfeitamente acabadas.
O ideal então, é corrigir as quinas, laterais e superfícies, de modo que fique tudo bem retinho mesmo. As facas de serra são boas alternativas para ter um resultado positivo.
Além disso, atenção ao recheio, pois ele também deve ter consistência e ser colocado na quantidade exata, nem mais nem menos. Afinal, quanto mais espaço entre as camadas de bolo, maior a dificuldade para acertar no alisamento, concorda?
2 truques para acertar ao nivelar o bolo
As dicas que você verá a seguir, estão relacionadas à aplicação da cobertura em chantilly e das coberturas a base de açúcar, como glacês.
Técnica para nivelar o chantilly da cobertura
- Separe uma vasilha com água morna, espátula e papel-toalha.
- Espalhe a cobertura sobre todo o bolo e retire o excesso.
- Mergulhe a espátula na água morna e seque com o papel-toalha.
- Depois disso é só finalizar, pois a temperatura da espátula ajuda a alisar corretamente.
Técnica para nivelar coberturas a base de açúcar
O processo é o mesmo que no chantilly, mas aqui você vai utilizar água fria, ou seja, reduz a temperatura da espátula e melhora o manuseio nas coberturas feitas a partir do açúcar. Então, quanto mais fria a água melhor!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar e até a próxima!
Quer aprender a fazer os melhores bolos caseiros para vender?
Clique no botão abaixo e saiba mais detalhes sobre o Curso de Bolos Caseiros que tem mudado a vida de muita gente em todo o Brasil!