Como fazer um cardápio de bolos: 6 passos fundamentais!

Hoje você aprenderá passo a passo como fazer um cardápio de bolos para aumentar ainda mais as suas vendas.

Sabia que a apresentação de um cardápio aos consumidores pode aumentar consideravelmente as vendas do dia e do mês na sua loja? Isso porque, talvez muitos clientes ainda não conheçam todos os sabores que sua loja oferece.

A partir do momento em que eles têm conhecimento sobre todas as opções podem sentir a necessidade de experimentar todos e até mesmo recomendar a outros consumidores. O cardápio é uma poderosa estratégia de vendas, mas precisa ser feito com extremo cuidado.

Justamente por isso que eu criei esse passo a passo para que você saiba como fazer um cardápio de bolos irresistível e vendedor. Vamos conferir?

Como fazer um cardápio de bolos: passo a passo completo!

É bom ressaltar que antes de criar um cardápio de bolos você precisa estabelecer algumas coisas. Sempre que eu falo sobre negócios, falo sobre o planejamento e isso não é exagero. Toda e qualquer ação de marketing que você pense em realizar no seu negócio precisa de planejamento.

Sendo assim, siga esse passo a passo para montar um cardápio de bolos que fará com que seus rendimentos aumentem em pouco tempo.

1 – Faça imagens perfeitas das suas criações

como fazer um cardápio de bolos

O seu cardápio precisará de imagens excelentes para promover o seu negócio. Afinal, o cliente compra com os “olhos”. Uma imagem bem produzida é capaz de aumentar muito mais as vendas de um determinado produto, independente de qual segmento seja. Isso vale principalmente para os bolos.

Imagine só: você chega em uma confeitaria e se depara com inúmeros nomes de bolos diferentes no cardápio, mas não conhece nenhum deles. Você compraria aquele bolo que apresenta uma bela foto ao lado ou compraria um sabor diferente que não conhece e não viu a foto?

É exatamente assim que os clientes pensam. Portanto, antes de se dedicar à criação de um cardápio bem montado, tire fotos com boa resolução e iluminação que realce as cores dos seus produtos. 😉

2 – Faça a precificação correta

O segundo passo é montar uma precificação estratégica, ou seja, apresentar ao cliente quais são os valores que ele encontrará de acordo com a sua necessidade. Se você costuma vender bolos em pedaços, então coloque os valores no cardápio por pedaços. Não esqueça de especificar os valores de bolos inteiros.

Tenho aqui no blog um conteúdo, onde explico direitinho como calcular o preço de um bolo caseiro. Dê uma olhada, pois acho que irá te ajudar muito! 😉

3 – Informações que não podem faltar

A principal delas é realmente o preço, mas existem outras informações que você precisa adicionar. Um cardápio vendedor deve ser constituído de imagens e conteúdo.

Se você seguiu o primeiro passo direitinho já terá lindas imagens para acrescentar no seu cardápio. Prosseguindo, coloque o nome dos bolos juntamente com o preço de cada um na frente do nome.

Vale a pena adicionar uma pequena descrição sobre os ingredientes que vão na receita do bolo. Isso ajuda a vender mais. Quando o cliente descobre quais são os ingredientes fica com muito mais vontade de experimentar. Vai por mim!

4 – Selecione seus melhores bolos

Nem sempre ter um cardápio significa que você precisa divulgar todos os tipos de bolos que você produz. Aqui vai uma dica estratégica para você otimizar seus custos com impressão de cardápios. Separe os melhores sabores de bolos que saem todos os dias daqueles sabores que são vendidos somente por encomenda.

Dessa forma, você deixa no cardápio somente os bolos por encomenda ou aqueles sabores que são mais rentáveis para você. No balcão expositor, você coloca os sabores que sabe que irá vender todos os dias.

Com essa estratégia, você apresenta naturalmente os bolos que mais vendem no seu expositor e ainda deixa o consumidor conhecer aqueles que ele pode encomendar sempre que quiser. 😉

5 – Faça online

Uma forma bem simples de fazer um cardápio de bolos é utilizando a tecnologia. Você pode encontrar diversas ferramentas online que permitem a criação e a personalização de cardápios. Basta utilizar a criatividade, criar uma identidade para sua marca e começar a vender. Separei algumas ferramentas que achei interessante, dê uma olhadinha depois! 😉

Cardapiando

Essa ferramenta é totalmente online, a qual possibilita personalização e criação de um cardápio virtual. Dessa forma, você pode enviar no e-mail para potenciais clientes ou fazer campanhas no WhatsApp.

Canva

O Canva é uma ferramenta online muito prática e fácil de usar. Nele você pode construir seu cardápio de forma totalmente personalizada, inserir dados, ícones e fotos. A ferramenta é gratuita com algumas exceções pagas.

6 – Faça no Word mesmo

Sabia que você pode montar seu cardápio no word? Isso mesmo. A partir do seu próprio computador, você consegue fazer um cardápio personalizado. Basta acessar a ferramenta no menu do seu computador, criar um documento em branco e começar a utilizar

Aproveitei e criei um modelo de cardápio de bolos totalmente editável para você configurar de acordo com o seu negócio. Clique nesse link e baixe agora mesmo!

Agora você já sabe como fazer um cardápio de bolos. Guarde muito bem essas dicas e coloque-as em prática o quanto antes. Tenho certeza que irá te ajudar muito!