Toda boleira que trabalha com vendas tem que enfrentar as técnicas da confeitaria cedo ou tarde, e se até hoje você fugiu e não sabe como preparar o chantilly para confeitar bolo, chegou o momento de aprender tudo sobre o método profissional.
Vamos falar a verdade, chantilly é uma das preparações mais satisfatórias, mas põe dificuldade para acertar o ponto, né? Este conteúdo tem tudo que você precisa para fazer o chantilly mais estruturado e maleável possível, confira!
Como preparar o chantilly para confeitar bolo: a receita que você procura há tempos
O cliente pode até conhecer o recheio do bolo, mas é a cobertura de chantilly na decoração que aguça sua imaginação. Aquela bela camada lisinha que se mistura com uma decoração profissional, é o sonho de toda boleira.
Apesar da imponência no bolo, o chantilly é um dos preparos mais traiçoeiros, pois precisa de pouco para desandar. Um batimento malfeito, um ingrediente fora da temperatura ou um chantilly líquido, é tudo que basta para dar errado.
Nesse contexto, a receita a seguir é feita inteiramente com um preparado específico para chantilly. Assim, todos conseguem reproduzir e aproveitar a técnica:
Ingredientes
- 500ml de preparado líquido para chantilly (ingrediente base da receita)
- Leite condensado ou água gelada para hidratar (caso seja necessário)
- Corante em gel da sua preferência (opcional)
Modo de preparo
Especificamente no preparo de chantilly, a pressa é inimiga da perfeição. A inexperiência ou prazo curto para entrega do bolo, levam as boleiras a acelerarem o processo de preparo do chantilly. Sendo assim, separe um tempo para fazer com calma.
Através de uma mistura para chantilly de qualidade, você terá mais facilidade na hora de bater. O jeito correto de criar a estrutura perfeita é a seguinte:
- Deixe a mistura na geladeira por no mínimo 12 horas.
- Antes de usar, suba ao congelador por 20 minutos.
- Em seguida, despeje a mistura na batedeira, de preferência, planetária.
- Comece batendo na velocidade 1 por cerca de 1 minuto.
- Depois, suba para a velocidade 2 e bata por mais 1 minuto.
- Repita o processo na velocidade 3 pelo mesmo tempo.
- Depois, mantenha na velocidade 4 (média) e veja a sua consistência.
- Em geral, o chantilly ganha estrutura entre 7 e 8 minutos batendo.
Vamos aos principais pontos: não bata o chantilly em excesso, apenas até notar a formação de picos consistentes. Como a mistura é pronta, ela tem uma estabilidade natural e dificilmente você precisará reidratar.
Como dá para notar, o processo consiste em começar em baixa velocidade e subir gradualmente, mas por quê? Bem, isso ajuda a criar estrutura mais firme. Se você bate em velocidade média desde o começo, o chantilly cresce, mas pode rachar depois.
Abaixo eu deixo um vídeo em completo onde você acompanha na prática:
DÚVIDA: mistura para bater chantilly ou versão caseira com creme de leite fresco? Qual é melhor?
Uma dúvida frequente que as pessoas jogam no meu colo é quanto ao uso de mistura pronta para bater chantilly. Há quem defenda, mas muita gente recorre ao creme de leite fresco, você sabe qual a diferença entre eles?
Começando com o creme de leite fresco, falamos de um derivado do leite que não leva conservantes ou aditivos. Além disso, ele tem uma concentração maior de gordura, entre 35% e 45%, que favorece um chantilly de ótima estrutura.
Outras vantagens são seu sabor natural e fresco, e textura aveludada maravilhosa, entretanto, esses benefícios cobram um preço, como:
- Exige refrigeração constante.
- Sua validade máxima é menor.
- Complexidade para dar o ponto de chantilly.
- Dificuldade para formar estrutura em dias quentes.
- Talha com mais facilidade.
- Não pode bater demais senão vira manteiga.
- Seu preparo envolve outros ingredientes.
Portanto, não existe ingrediente melhor ou pior, tudo depende de se adaptar ao preparo. Ou seja, há quem se dê bem com a mistura pronta, da mesma forma que algumas pessoas não abandonam o creme de leite fresco.
Sugestão de receita de chantilly caseiro com creme de leite fresco
- 250g de creme de leite fresco (ultra gelado)
- 3 colheres (sopa) de açúcar refinado
- 1 colher (chá) de essência de baunilha (pode ser extrato)
O preparo é até mais simples do que com a mistura, pois você só precisa colocar os ingredientes numa tigela e bater com a batedeira de mão. Começou a formar ondas cremosas? Está chegando no ponto, desligue e leve à geladeira ou aplique no bolo.
Saiba qual é o segredo do chantilly em 4 dicas rápidas
E para finalizar o conteúdo sobre chantilly, eu acho muito válido destacar dicas rápidas, mais como pontos de atenção. O chantilly é muito volátil e perde estrutura com facilidade, então, veja como evitar erros:
- Temperatura: seja creme de leite fresco ou mistura pronta, é fundamental que tudo esteja sob intensa refrigeração. Aliás, você pode colocar até os utensílios para refrigerar, isso ajuda a estabilizar.
- Na hora de bater: nunca bata em alta velocidade, isso agrega muito ar à mistura e deixa o chantilly com uma aeração desnecessária.
- Estabilizador: hoje você encontra estabilizador pronto, mas você pode usar leite condensado gelado e água gelada em pequenas quantidades.
- Corantes: evite usar corantes em pó, prefira a versão de gel para agregar bem à mistura e dar uma cor bacana.
Quem vende precisa aprender como preparar o chantilly para confeitar bolo
Por mais que você fuja e evite falar sobre chantilly, eventualmente você precisará aprender como preparar o chantilly para confeitar bolo. É inevitável se você pretende montar um negócio de bolo, concorda?
Como você viu, não é algo de outro mundo, apenas exige um pouco de técnica, mas isso você conquista com o tempo. Agora, você só precisa saber sobre armazenamento de bolo na geladeira para garantir um chantilly lindo, até mais!