Fiz com todo carinho e cuidado, mas meu chantilly ficou muito líquido, existe solução ou tenho que descartar e recomeçar tudo?
Essa pergunta é frequente para quem não tem experiência ao manipular essa cobertura, mas posso adiantar, existem muitas maneiras de recuperar consistência, e o melhor de tudo, com técnicas práticas.
Portanto, resolvi reunir as melhores dicas para nunca mais errar no chantilly, mas caso erre, que saiba sempre corrigir. Vamos conferir?
Meu chantilly ficou muito líquido: 3 técnicas + dica extra para recuperar a consistência
1. Utilizando suco em pó para dar estrutura
A primeira coisa que vem à mente quando pensamos em corrigir uma receita, é a complexidade disso. Porém, essa primeira sugestão é justamente para desmistificar esse processo, pois usaremos um ingrediente simples, mas “mágico”.
Dessa maneira, o suco em pó é grande aliado para estimular a textura ideal do chantilly novamente. Você precisará de um saquinho de suco em pó da sua preferência, fazendo assim:
- Com o chantilly em uma tigela, acrescente o pó aos poucos e vá mexendo.
- Só adicione novamente quando tiver incorporado a quantidade já colocada.
- Repita esse processo até chegar na consistência que você precisa, seja para cobertura ou recheio de bolo.
Entretanto, existem alguns pontos de atenção quanto à coloração e sabor. Se você adicionar sabor morango, o chantilly ficará rosado, caso utilize maracujá ou laranja, a cor será amarela, e assim por diante.
Além disso, o sabor do chantilly acompanha o sabor do pó e da quantidade colocada. Sendo assim, adeque o suco em pó à decoração e utilize quantidades pequenas até chegar no ponto.
DICA EXTRA: pode ser interessante optar também pelo sorvete em pó sabor nata, que não altera cor ou sabor. Aliás, caso utilize suco em pó, prefira produtos zero açúcar para não atrapalhar no sabor!
2. Experimente colocar ácido cítrico como espessante
Agora, para não correr riscos de alterar cor e sabor, recomendo você utilizar o ácido cítrico. Esse componente traz consistência mais acentuada, ao passo em que exige pequenas quantidades.
O único cuidado é adicionar pouco e de forma gradual, apenas para dar o ponto, visto que é um espessante poderoso. Para grandes receitas de chantilly, utilize 1 colher (café) rasa, mas vá dosando e mexendo sempre.
“Ah, mas segui essa sugestão e o chantilly acabou grosso demais, estragou tudo”. Calma, pois caso isso aconteça, utilize leite condensado para retroceder ao ponto ideal!
3. Prepare uma mistura de chantilly gelado com glacê real
Essa técnica serve tanto para chantilly mole como para receitas de chantininho, que é um chantilly preparado com adição de leite ninho:
- 70ml a 100ml de chantilly líquido e bem gelado
- 1 colher (sopa) bem cheia de glacê real
- Aproximadamente 500g de chantilly pronto
Coloque o chantilly líquido na batedeira. Adicione o glacê real ao chantilly líquido e misture até homogeneizar.
Em seguida, junte ao chantilly na batedeira, passando por uma peneira para eliminar os grumos. Por fim, misture e bata em velocidade média até chegar no ponto de chantilly firme!
DICA EXTRA de como endurecer chantilly com maizena
Por último, mas não menos importante, temos a técnica para estabilizar o chantilly com amido de milho. Vale ressaltar, você precisará de uma pequena quantidade extra de chantilly firme para incorporar ao chantilly líquido, anote:
- 1 xícara (chá) de creme de leite fresco gelado
- 1 colher (chá) de amido de milho
- 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
Aqueça ¼ da xícara de creme de leite, o amido e o açúcar de confeiteiro em uma panela, deixando dissolver e engrossar levemente. Retire do fogo, reserve e espere esfriar. Por fim, bata o restante do creme de leite fresco, incorporando a mistura anterior aos poucos, até chegar em ponto firme.
Junte com o chantilly que estava líquido e mexa ou bata até ganhar consistência. Pode até parecer mais trabalhoso, mas o resultado é um chantilly estabilizado por muito mais tempo, vou deixar o vídeo a seguir:
Por que o chantilly não endurece?
Não existe uma única razão para o chantilly não endurecer, pelo contrário, são diferentes variáveis que levam à consistência errada. Nesse sentido, separei 3 causas para você identificar o que está acontecendo!
1. O chantilly não endurece por nada
Isso acontece ao bater o chantilly no ponto errado, quando ele não chega a firmar de verdade. Então, mesmo que você leve à geladeira, dificilmente ganhará textura.
A dica, portanto, é seguir à risca os ingredientes, além de manter um passo a passo rigoroso. Inclusive, a temperatura do creme de leite fresco, por exemplo, é muito importante, ou seja, deixe ficar bem gelado mesmo.
2. Por que o chantilly está escorrendo?
Você bateu no ponto certo e refrigerou, mas ao usar, nota que está escorrendo demais. Bom, se a temperatura dos ingredientes influencia no preparo, a rapidez na aplicação também é crucial.
Desse modo, deixe para retirar o chantilly da geladeira apenas no momento da aplicação. Sabemos bem que quem não tem muita experiência acaba demorando mais, então, o pulo do gato é preencher apenas uma manga de confeitar, deixando o restante na geladeira.
3. Sempre que vou colorir o chantilly, ele perde o ponto, por que?
Quem não ama um belo chantilly colorido, concorda? Porém, a aplicação do corante em gel ou líquido é uma das causas para amolecer. Isso acontece porque o corante traz umidade e destempera a receita.
A solução, caso vá tingir o chantilly, é deixá-lo em um ponto mais poroso e firme, para que quando colocar o corante, ele se hidrate ao invés de alterar a textura!
DICA EXTRA para preservar a temperatura do chantilly
Você é iniciante e costuma demorar para decorar? Um problema ao confeitar com chantilly, é segurar a manga de confeitar com as duas mãos, onde a temperatura das mãos amolece o chantilly.
Nesse caso, congele uma garrafa de água e deixe de lado na hora de confeitar. Assim você diminui a temperatura das mãos e dá continuidade, uma vez que o chantilly irá se manter geladinho.
Agora não tem como não acertar no chantilly, não é mesmo? Afinal, você sabe corrigir e aprendeu como evitar a perda da consistência.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe nas redes sociais e até a próxima!
Quer aprender a fazer os melhores bolos caseiros para vender?
Clique no botão abaixo e saiba mais detalhes sobre o Curso de Bolos Caseiros que tem mudado a vida de muita gente em todo o Brasil!