Como saber se a torta está assada: 2 técnicas + 7 dicas essenciais

Não há nada mais desanimador do que preparar uma torta e acabar errando na hora de assar. Isso torna indispensável aprender como saber se a torta está assada.

Verdade seja dita, basta apenas um minuto a mais para que a massa resseque a ponto de ficar parecendo “areia” ou tirar do forno alguns minutos antes e ter como resultado uma massa crua, com gosto de farinha e ovo, não é mesmo?

Pensando nisso, reuni dicas incríveis para mostrar a você como identificar a massa perfeitamente assada, saiba que não tem segredo. Vamos conferir?

Como saber se a torta está assada: 2 técnicas infalíveis!

Como saber se a torta está assada

Nossos avós costumavam dizer que acertar na quantidade, combinação e preparo dos ingredientes é meio caminho andado para a torta perfeita.

Contudo, sabemos que existem receitas e receitas de massa, ou seja, o tempo e a temperatura podem variar bastante, especialmente se estivermos falando de uma massa podre.

Dessa maneira, a primeira dica que dou é para você respeitar as instruções da receita, com isso:

  • Siga à risca o tempo de forno.
  • Ajuste na temperatura exigida.
  • Respeite as quantidades dos ingredientes.
  • Siga o passo a passo da mistura.

Somente estas dicas simples são suficientes para facilitar muito, mas existem 2 maneiras mais precisas de confirmar o preparo da torta.

1. Utilize o bom e velho palito de madeira

A primeira forma é utilizar um método que costumamos usar no preparo de bolos, que é usar um palito de madeira. Mas prefira usar aquele palito maior para churrasco, pois ajuda a ver a situação real da massa.

Abra um pouco o forno e espete cuidadosamente o centro da torta em sua porção maior. Se o palito tiver resquício de massa, ainda não está assada, vá acompanhando e repetindo até assar por completo.

2. Chacoalhe levemente a forma com a torta

A segunda forma de saber se a torta assou à perfeição, é chacoalhando levemente a forma, principalmente se o recheio for mais mole. Assim, você precisa notar se a parte superior acompanha o movimento ou se ao chacoalhar a torta está sólida.

Caso perceba algum movimento na superfície, saiba que o recheio e a massa ainda não assaram totalmente. Por outro lado, se estiver firme já pode desligar o forno para tirar, pois chegou no ponto.

E claro, ao notar que a massa está bem douradinha e com aspecto “crocante”, provavelmente o interior deve estar da mesma forma!

3 principais tipos de massa para torta e suas características

Toda cozinha detém seus próprios segredos, técnicas, truques e macetes. Então, é basicamente improvável encontrar 2 receitas iguais, elemento que influencia no tempo de forno e preparo dos ingredientes.

Em outras palavras, existem distintas massas com características únicas, e você precisa conhecer cada detalhe para saber exatamente como lidar com cada uma. Aliás, essa é uma das diferenças entre bolo e torta.

1. Massa arenosa (Pâte sablée)

Essa massa considerada arenosa é a que mais se aproxima da torta de massa podre. Quando assada, tem a característica de esfarelar nas mãos, então, pode ser um bom indicativo para você saber se a torta está assada ou não.

Embora largamente utilizada para receitas doces, há quem a utilize para recheios salgados, ficando irresistivelmente saborosa.

2. Massa para torta doce (Pâte sucrée)

Já esse tipo é para quem está à procura de uma massa que case perfeitamente com recheios doces. A pâte sucrée leva uma quantidade bem maior de açúcar em sua composição, ficando conhecida por se desmanchar a cada mordida.

Dessa maneira, se você está com aquele recheio de morangos frescos com um creme belga consistente na medida, essa massa é a pedida certa para combinar sabores!

3. Massa quebrada (Pâte brisée)

Essa é aquela massa curinga na cozinha e não leva açúcar. Com um nível maior de gordura, resultado da quantidade de manteiga para chegar no ponto ideal, é recomendada para tortas salgadas.

Então, não deixe o nome diferente impedir você de usá-la. Vale ressaltar que os profissionais da culinária recomendam incluir apenas ingredientes sob refrigeração para ter uma consistência perfeita.

7 dicas para assar perfeitamente qualquer torta

A temperatura e o tempo de forno são apenas algumas das variáveis que influenciam na hora de fazer aquela torta de dar água na boca. Pensando nisso, selecionei outras dicas que vão complementar seu conjunto de habilidades e conhecimentos:

  1. Procure assar a torta somente na parte mais baixa do forno, ali a torta recebe a quantidade perfeita de calor.
  2. Se possível, opte pela travessa de vidro ao invés da de teflon, isso permite que você acompanhe o cozimento de forma assertiva.
  3. Se tiver recheio demais, é quase obrigatório assar na parte inferior do forno, para que a umidade não interfira na massa.
  4. Independentemente da massa utilizada, todos os ingredientes devem sair da geladeira diretamente para a mistura.
  5. Nunca sove a massa e você terá uma torta preparada na medida, ficando mais fácil acertar no cozimento.
  6. Evite misturar ingredientes da massa com a palma da mão, utilize apenas as pontas dos dedos, assim, a massa permanece inalterada.
  7. Cuidado redobrado com a adição de frutas que contenham líquidos, evitando que a massa absorva mais umidade do que precisa.

E então, qual recheio de torta você já está planejando fazer na próxima fornada? Aproveite cada uma das dicas para tirar essa receita de letra!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe, até a próxima!