Entre os principais tipos de açúcar para bolos, você encontra o refinado, mascavo, orgânico, cristal, de confeiteiro e até mesmo o açúcar vanille, já ouviu falar? Isso mesmo, hoje vou mostrar suas características e indicações na cozinha.
Portanto, sabendo que o açúcar é a base de uma receita de bolo equilibrada, saborosa e atrativa, decidi desvendar mais essa dúvida culinária. Venha conhecer qual variedade mais combina com a receita que você tem em mente. Confira!
8 tipos de açúcar que você pode utilizar em suas receitas de bolos
1. Tradicional açúcar cristal
O tipo cristal é o açúcar que mais se aproxima do famoso açúcar refinado. Porém, apresenta cristais maiores, mais cristalinos e, em muitos casos, grãos mais amarelados.
Considerado um coringa na confeitaria, é amplamente aplicado em distintas e variadas receitas de bolo caseiro. No entanto, ao ser manipulado e processado pode acabar perdendo seus nutrientes, ou seja, para adoçar é perfeito, mas não traz grandes diferenças em termos saudáveis.
Pode ser utilizado tanto na mistura da massa, quanto no recheio e até mesmo em maravilhosas caldas. Por outro lado, não é muito indicado para fazer glacês, marshmallows ou coberturas de claras em neve.
2. Famoso açúcar refinado
Quem nunca utilizou o açúcar refinado, provavelmente nunca criou receitas doces. Diferentemente do cristal, o refinado apresenta grãos bem pequenos, que é para facilitar na incorporação das receitas.
Esse sim é aquele tipo de açúcar que você pode utilizar para todas as receitas, indiferente se é para uma calda de açúcar para bolo ou mesmo um recheio que traz mais vida à receita, o refinado é a escolha de segurança por assim dizer.
Ao contrário do açúcar cristal, o refinado é perfeito para fazer glacês e coberturas densas. É o preferido das confeiteiras!
3. Açúcar mascavo
Há quem o ame e há também aqueles que o odeiam. O açúcar mascavo divide opiniões. Variando do marrom-escuro ao caramelo, o mascavo é obtido através da cristalização e cozimento do inconfundível caldo da cana-de-açúcar.
Esse açúcar oferece uma umidade ideal para algumas receitas de bolos mais secos. A maioria dos nutricionistas indicam seu consumo, justamente por ser uma opção mais saudável, uma vez que em sua produção são preservados: cálcio, ferro e sais minerais.
DICA EXTRA: esse é um açúcar com um sabor “peculiar” para alguns paladares. Embora, seja menos doce do que o açúcar refinado, consegue trazer um sabor marcante às receitas, principalmente às receitas de bolo vegano.
4. Já utilizou o açúcar orgânico?
O açúcar orgânico é resultado de um processo completamente natural, o que resulta em um açúcar adocicado como o refinado, mas saudável como nenhum outro. Por exigir uma atenção em sua produção, costuma ter um valor mais elevado.
Dessa maneira, dependendo das circunstâncias pode ser uma das melhores opções, especialmente à saúde.
5. Se é para decorar, o açúcar de confeiteiro é a saída
Se você tem o costume de fazer glacês, chantilly ou simplesmente adora criar lindas decorações, certamente conhece bem o açúcar de confeiteiro. Esse açúcar oferece muita flexibilidade na cozinha e, além de ir bem em bolos e tortas, pode ser utilizado também em receitas diferenciadas, como as frias.
6. Açúcar Demerara
A diferença entre o açúcar demerara e o cristal, é que o demerara acaba não recebendo complementos químicos em sua produção.
Além disso, seu sabor é até mais intenso que o cristal, sua textura é mais úmida e é uma boa opção para receitas que exigem temperaturas mais altas, como caldas. Isso porque o demerara apresenta melhor resistência a altas temperaturas.
“Ah, mas mesmo sabendo disso eu posso substituir o demerara pelo cristal?”. Sim, claro, inclusive costumo utilizar mais o demerara, pois é uma opção mais saudável a um custo relativamente baixo. Entretanto, vale analisar a composição da receita, uma vez que o demerara impõe um sabor mais forte.
7. Açúcar impalpável
Muta gente acaba confundindo o açúcar impalpável com o açúcar refinado, mas existem diferenças. A primeira delas é o tamanho do grânulo. O impalpável consegue ser ainda mais fino do que o refinado.
Além disso, possui em sua composição 3% de amido de milho. A razão disso é evitar que o açúcar perca sua umidade, já que a gordura das coberturas ou do bolo não são absorvidas pelo açúcar.
Torna-se ideal para salpicar sobre o bolo ou coberturas, trazendo um efeito decorativo especial. 😉
8. O curioso açúcar Vanille
Esse tipo específico de açúcar é resultado da tentativa de reduzir os custos na utilização do sabor intenso da baunilha. Se você já foi atrás de favos de baunilha, sabe do que estou falando, pois o preço costuma ser exorbitante.
Desse modo, o açúcar Vanille é produzido a partir de um composto chamado vanilina, que tem sabor e aroma característicos da baunilha. Mas tenho que dizer, esse é um açúcar que serve mais como uma curiosidade mesmo, pois não é muito simples de encontrá-lo no mercado.
DICA EXTRA: se por acaso você não encontrar e quiser experimentar, basta criar uma mistura, na qual você deverá colocar 1 colher (café) de essência de baunilha para cada colher (chá) de açúcar refinado. O resultado deve ser bem aproximado.
O que achou de aprender um pouco mais sobre os diferentes tipos de açúcar que podem ser utilizados em bolos? Vou ficando por aqui, mas espero ter ajudado você com mais esse conhecimento. Compartilhe as dicas e até a próxima!