Como saber se o brownie está pronto: 4 técnicas + dica valiosa

Tão importante quanto o preparo da mistura, é descobrir como saber se o brownie está pronto, aquele ponto com casca crocante e centro cremoso.

Se você perguntar para quem tem experiência, vai escutar que é melhor tirar do forno com menos tempo do que deixar passar. Afinal, quando passa do ponto, a massa fica muito seca, o que não é ideal para um brownie.

Diante disso, você conhecerá algumas maneiras simples de identificar se a sua massa já está naquele ponto irresistível. Confira!

Como saber se o brownie está pronto: 4 técnicas + dica valiosa

Acertar no ponto do brownie é uma das etapas mais importantes, pois se você tira antes do tempo, corre o risco de ficar “líquido”, mas se deixa passar nem que seja um pouco, resulta num brownie duro e difícil de comer.

Você pode pensar que a saída mais óbvia é ficar de olho no forno e conferir sem parar, acertei? Pois bem, você pode ter uma atenção maior, porém, existem outras maneiras, digamos, mais práticas!

1. Confira primeiramente a casquinha

Se você tiver a oportunidade de comprar um brownie profissional, a primeira coisa que notará é a casquinha. Sob o brownie assado corretamente se forma uma casca “craquelada”, um ótimo indício de que está perfeito.

Por conta disso, a primeira forma de entender se o brownie está chegando no ponto, é verificar a casquinha. Se ainda estiver liso, pode ser que não assou da maneira como a receita pedia.

Claro, quando formar a casca ainda pode ser necessário deixar mais alguns minutos, mas já é um excelente indicativo para você ter atenção. E isso nos leva justamente à próxima dica!

2. Determine a maleabilidade da massa

Você percebe que a casquinha está se formando, logo pensa que é hora de tirar rapidamente, mas segure a ansiedade. Isso porque outra forma de encontrar o ponto de brownie bem assado é através da consistência, para isso, siga os passos:

  1. Passados 25 minutos de forno, abra e veja se formou a casquinha.
  2. Em seguida, utilize luvas grossas e segure a forma nas mãos.
  3. Com todo cuidado, balance a forma com a massa ainda quente.
  4. Você está procurando a maleabilidade da massa.
  5. Veja se enquanto você chacoalha a forma, a massa está mole a ponto de balançar ou se está firme e não cede ao movimento.

Nesse caso, se maleável você precisa deixar mais um tempo. Em contrapartida, se a massa estiver sólida, já está chegando no ponto. Agora, nos resta executar a próxima estratégia, que é a do palito.

3. Faça o teste infalível do palito

Costumo dizer que o palito é infalível porque você consegue ver em detalhes como está o interior. Sendo assim, você sabe que formou o aspecto craquelado, a massa está firme e com uma cara divina, mas e quanto ao centro?

Bom, agora que entra o palito para tirar a prova final do cozimento. Tudo que você precisa fazer é espetar um palito no centro da massa. Aqui os detalhes são muito importantes, pois é como se a massa “conversasse” com você, avalie:

  1. Palito sujo demais: se sair bem sujo, parecendo molhado, ainda precisa de mais tempo, pois o meio está cru.
  2. Palito com resquício de massa: esse é o ponto perfeito, quando o palito sai apenas com uma “sujeirinha” você sabe que está assado à perfeição, retire e deixe esfriar para cortar o brownie.
  3. Palitinho totalmente seco: se isso aconteceu com você, saiba que acabou de passar do ponto e a massa está ressecada além da conta.

Vale dizer que o único ponto incorrigível é quando a massa assa demais, pois não tem como voltar atrás, a não ser usar esse bolo que deu errado para preparar outras receitas!

4. Por via das dúvidas retire antes do tempo total

Embora retirar do forno antes não seja a alternativa mais recomendada, ainda é melhor do que assar demais, e você sabe por que? Anote bem porque essa é uma dica que poucas pessoas costumam compartilhar.

Quando você retira o brownie, a massa continua assando por alguns minutos antes de esfriar, ou seja, pode até ser uma maneira de acertar o ponto caso esteja um pouco crua.

É justamente por isso que as pessoas retiram do forno e já levam para a geladeira, a fim de interromper o cozimento interno. Portanto, seja por insegurança ou assumir que já está praticamente assado, retire e deixe em uma bancada para finalizar!

DICA EXTRA: não siga o tempo de outras receitas e ajuste o seu preparo

como saber se o brownie está pronto

Diferentemente de uma receita de bolo tradicional, onde cada instrução de preparo deve ser seguida à risca, a mesma receita de brownie nunca ficará igual em dois fornos diferentes.

“Ah, mas então quer dizer que se eu seguir uma receita, desde os ingredientes, modo de preparo e tempo de forno, não dará certo?”.

Não é bem assim, pois você pode seguir cada instrução sim, especialmente no que diz respeito aos ingredientes, medidas e mistura. Contudo, na etapa de assar você precisará se atentar às dicas que passei acima.

Em outras palavras, você deve repetir a receita de brownie até achar o tempo e temperatura do seu forno, somente assim você garante ótimos resultados!

Por que meu brownie não criou casquinha?

Existem muitos motivos para isso, como a quantidade reduzida de açúcar cristal ou por conta de algum erro ao misturar tudo. Entretanto, o fator que mais conta nessa hora é a temperatura do forno.

Desse modo, se estiver em temperatura média, dependendo do forno pode não ser suficiente. A alternativa é colocar em temperatura alta nos primeiros 10 a 15 minutos, formando a casquinha, mas sem ressecar o interior. Depois disso você retorna à temperatura indicada e finaliza o cozimento.

Porém, como disse há pouco, o ideal é testar, testar e testar mais um pouco, esse é o melhor caminho para ter um brownie deliciosamente cremoso, crocante por fora e com o verdadeiro sabor do chocolate!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas e recomendo que veja também a Apostila de Brownies que eu sempre comento aqui. Nessa apostila você aprenderá mais de 50 receitas, dicas de preparo, estratégias de venda, como calcular o preço e muito mais.