Delivery de bolo caseiro: Como montar um negócio do tipo?

Já ouviu falar na tendência de delivery de bolo caseiro? Como você já deve saber, o mercado de alimentos artesanais e caseiro está crescendo a cada dia.

A vida corrida das pessoas faz com que muitas áreas do mercado ofereçam mais comodidade aos consumidores, e entregas na porta de casa é uma técnica que funciona para aumentar o faturamento do negócio.

Claro, que apresentar diferenciais é ainda a melhor forma de se destacar e conquistar mais clientes. Mas separei aqui algumas dicas que serão super importantes para você que está começando no mercado de bolos caseiros e quer aumentar as vendas com essa modalidade. Confira!

Oportunidades para a modalidade delivery

O mercado de delivery está entre as áreas de maior destaque nos quesitos economia e lucratividade. Segundo pesquisas da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, o setor movimentou no ano de 2017 mais de 12 bilhões de reais.

Esse número cresce mais a cada ano por causa dos aplicativos de entregas de comidas e bebidas que são lançados pelas grandes empresas alimentícias. O delivery, em alguns estabelecimentos é obrigatório, como em lanchonetes e pizzarias.

Contudo, quem tem pouco investimento para começar um negócio também pode se beneficiar da modalidade iniciando apenas com entregas. Já vi por aí pizzarias e outros estabelecimentos que oferecem somente o serviço delivery. Depois de ganhar uma movimentação significativa e clientes fiéis, a empresa junta um investimento para abrir uma loja física.

É um projeto que tem tudo para dar certo. Essa é uma boa estratégia de marketing capaz de expandir o conhecimento da marca, além de mudar o futuro de um negócio. Os clientes veem essa modalidade como uma vantagem, ou seja, podem pedir a qualquer momento e em qualquer lugar.

Como montar uma empresa de delivery de bolo caseiro?

delivery de bolo caseiro

Antes de mais nada, planejar suas ações é o primeiro passo para ter um negócio rentável, ou seja, que aumenta sua lucratividade a cada dia. Analisar o mercado de delivery de bolo caseiro em sua região é também fundamental. Afinal, não há como iniciar um novo negócio às cegas.

Para montar um delivery de bolo caseiro, você precisa ter um público inicial para em seguida montar um plano de negócio sobre suas preferências e necessidades.

Nessa etapa de planejamento você já conseguirá determinar quais serão os sabores mais vendidos no cardápio. Determine também a timeline do seu negócio. Em quanto tempo pretende expandir? Você pretende abrir também uma loja física? Ou pretende expandir bases de atendimento delivery pela cidade?

Tudo isso irá agregar valor ao seu negócio, além de facilitar suas futuras decisões. Todo negócio precisa ter um propósito!

Atenção aos equipamentos de entrega

Os bolos caseiros, por mais simples que sejam suas receitas, necessitam do mínimo de refrigeração para chegar até o consumidor fresquinhos. O ramo de alimentação exige inúmeros cuidados de higiene e transporte, que se tornam diferenciais na hora do consumidor escolher onde vai comprar.

Como você irá trabalhar com delivery de bolo caseiro, é interessante pensar em embalagens apropriadas que protegem os produtos. Da mesma forma, contar com veículos apropriados para realizar a entrega. Veja algumas opções que encontrei:

Invista no bom atendimento

O bom atendimento é um fator responsável por fidelizar clientes. Quando o atendimento é feito por telefone, atenção ao cliente é fundamental.

Exatamente por isso que é bom pensar em ter mais de um atendente, em caso de cidades grandes. Pensar em outras formas de atendimento como Redes sociais, celular, WhatsApp são formas diferenciadas de diminuir o fluxo do telefone e melhorar a aproximação com os clientes.

O ponto de atendimento e estrutura

Isso dependerá do seu objetivo. Se pensa em expandir para loja física posteriormente, precisará ter um espaço reservado para isso. Caso, pense em apenas começar como delivery, o local poderá ser menor.

Mas atenção, o local escolhido precisará ser muito bem organizado e dividido em local de atendimento, estoque, produção, administração e setor de entregas. Já te adianto que se prezar pela organização e disciplina, seu negócio de delivery de bolos caseiros terá tudo para dar certo.

O ponto de atendimento também precisa ser bem chamativo e estar em um lugar central para que você economize nas entregas. Conforme o negócio vai crescendo, você pode criar outro ponto de distribuição, em caso de cidades grandes. Ajuda muito a economizar e também a dar mais visibilidade para o negócio. ?

O estoque

Uma dúvida que todo mundo que vende bolos caseiros tem é pode armazenar bolos prontos? Os bolos caseiros têm validade, portanto é interessante não armazená-los por muito tempo.

O local também precisa ser muito bem refrigerado e arejado para que não ocorra perda de produtos.

Quanto à matéria prima, você deve ter um estoque mínimo a princípio e ir aumentando conforme o crescimento do seu negócio.

Entregadores

Se você já tem um veículo próprio para o transporte de bolos caseiros, é interessante contratar um motoboy para a função de entregas. É importante manter a identidade do negócio sempre à vista, personalizando o veículo e o uniforme do entregador.

Quanto custa abrir um negócio de delivery de bolo caseiro?

delivery de bolo caseiro

O valor total do investimento dependerá muito do seu planejamento e objetivos. Claro, você precisará ter um capital de giro inicial para arcar com todos os custos de investimentos e custos com equipe.

O investimento de um estabelecimento delivery é, sem dúvidas, muito mais em conta do que um estabelecimento comum. Tendo em vista que o maior custo é com locação, temos aqui uma variável que pode determinar o valor do investimento inicial.

Mas tendo como base os seguintes dados:

  • Um local razoável e no centro da cidade;
  • Uma estrutura completa;
  • Matéria prima de estoque;
  • Custos de manutenção;
  • Capital de giro;
  • Custos com equipe de atendimento, produção, administração, limpeza e entregas;

O investimento inicial para montar um delivery de bolo caseiro gira em torno de R$25.000,00 a R$30.000,00. E então, o que acha de começar esse novo negócio? Compartilhe as dicas!






Um comentário

  1. Idéia maravilhosa,amei as sugestões, gostaria muito de receber novas idéias.

Os comentários estão fechados.