Massa de bolo muito grossa: O que fazer para consertar?

Muitos são os motivos que deixam a massa de bolo muito grossa, mas identificar onde você está errando é o primeiro passo para evitar futuros problemas.

E não se desespere caso perceba que sua mistura não ficou homogênea da forma como deveria e gostaria. Afinal, é possível consertar e ainda ter um belo bolo assado para acompanhar o momento do café da tarde.

Então, confira as dicas sensacionais que preparei para auxiliar você e veja como contornar uma massa problemática!

O que acontece se levar para assar a massa de bolo muito grossa?

Se o aspecto “maçudo” da sua mistura fosse apenas algo estético e não impactasse no resultado do bolo, nem teria com o que se preocupar, não é mesmo? Porém, a realidade não é tão favorável assim e a massa grossa tem suas consequências.

Com isso você está lá, mistura os ingredientes com todo o carinho, dá a atenção necessária para a quantidade dos ingredientes, mas ainda assim percebe que o negócio desandou, o que pode acontecer se levar assim mesmo? Primeiramente, vamos entender as causas disso a seguir:

  • Errar na quantidade de farinha e exagerar.
  • Bater por muito tempo a farinha, estimulando rapidamente o glúten.
  • Desequilíbrio nos ingredientes líquidos.
  • Pular a ordem exata da mistura dos ingredientes.
  • Utilizar manteiga gelada.

As principais dessa lista são a mistura excessiva da farinha e quantidades maiores do que a receita pede de fato.

Pronto, dito isso, caso você decida levar para o forno assim mesmo, saiba que o bolo pode ressecar, ficar quebradiço, crescer desproporcionalmente, formando a temida “barriguinha” ou ficar duro demais.

Portanto, a única alternativa é corrigir antes de levar ao forno para assar, pois depois disso não há mais o que ser feito.

Mas então, qual é o ponto da massa do bolo?

Nessa etapa não há segredo e a melhor forma de saber se a massa está no ponto certo para assar, é quando atingir uma mistura totalmente homogênea. Quando você perceber que está bem lisinha e super cremosa, está no ponto certo.

Sabe aquela mistura que você sabe que todos os ingredientes foram incorporados corretamente, que não é possível ver mais nenhum “gruminho”? Então, o aspecto de “veludo” é um bom indicativo de que você acertou.

Por outro lado, há alguns passos para facilitar o processo, tais como:

  1. Atenção à ordem dos ingredientes.
  2. Ingredientes como ovos, manteiga e margarina devem ser misturados na batedeira ou liquidificador no máximo por 5 minutos.
  3. Ao juntar a farinha, faça aos poucos, de colher em colher até homogeneizar.
  4. O mesmo funciona para o leite, ou seja, junte aos poucos e procure intercalar com a farinha.
  5. A farinha precisa de “carinho” na hora de misturar, por isso use um fuê.
  6. Adicione o fermento apenas no último momento.

Aqui você já tem um bom caminho para não deixar a massa ficar pesada!

A massa não ficou legal? Veja 3 passos que podem ajudar!

massa de bolo muito grossa

Bom, se não tiver jeito e a massa acabar grossa, é hora de correr contra o tempo para corrigir. Isso porque assim que você coloca o fermento é como uma “bomba relógio”, isto é, você não pode demorar muito para levar ao forno. Siga as etapas a seguir!

1. Adicione um pouco de leite para equilibrar a mistura

A massa pesada tem esse aspecto mais denso, como se faltasse líquido em sua composição, e de fato, há um desequilíbrio entre os ingredientes secos e líquidos. Um bom exemplo é exceder na quantidade de farinha em relação aos ovos, óleo, manteiga e açúcar.

Sendo assim, caso note que está realmente grossa, o ideal é adicionar um pouco de leite em temperatura ambiente. Não há um limite mínimo, pois tudo depende da proporção da sua receita.

O ideal é adicionar aos poucos e misturar, de modo a compreender como o leite está contribuindo para deixar a mistura um pouco mais líquida e “amigável” ao forno.

2. Entenda o nível de gordura da receita

Essa dica funciona muito bem para receitas com níveis mais altos de gordura, como em receitas onde vão a manteiga e o óleo. Podemos usar o bolo red velvet, que costuma ser uma mistura mais densa.

Então, o que faz a diferença aqui é contrabalancear com o fermento, grande responsável por “quebrar” essa barreira, fazendo com que a massa cresça mesmo estando mais grossa.

Você pode se perguntar: mas nesse caso, como garantir que a massa se desenvolverá no forno? É simples, uma estratégia que poucos conhecem é adicionar um ingrediente ácido, como o vinagre. Você já conhecia essa?

Portanto, a medida para receitas com nível de gordura elevado, é 1 colher (sopa) de vinagre para cada 300g de farinha de trigo. Com isso, você terá uma massa mais leve e o fermento em conjunto com a farinha darão o suporte para estruturar o bolo.

3. O iogurte pode ajudar em determinadas receitas

Se o excesso de mistura ou quantidade de farinha deixou sua massa grossa, certamente o bolo poderá ficar quebradiço e ressecado. Dessa forma, assim como na sugestão do leite, o iogurte natural pode ajudar a amenizar essas características.

Adicione aos poucos, misture e veja seu comportamento, assim você não erra na quantidade e ainda assa um bolo fofinho. E não esqueça de colocar o fermento somente após encontrar o ponto ideal, combinado?

Conseguiu compreender como mesmo em receitas que parecem que o fracasso é a única saída, ganham novos contornos quando alinhamos às técnicas e práticas precisas?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar e até a próxima!