Massa de chocolate para bolo no pote

Uma boa massa de chocolate para bolo no pote deve render bastante para aumentar a lucratividade. Mas quais são os segredos?

O bolo de chocolate é garantia de sucesso e agrada a todos. Para o formato no pote, é interessante preparar uma massa bem leve, aerada e saborosa.

Aproveitei para selecionar a melhor receita + dicas incríveis para você. Confira!

Massa de chocolate que rende 35 bolos no pote

Ingredientes

  • 6 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 6 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 3 xícaras (chá) de leite
  • 2 xícaras (chá) de cacau em pó
  • 1 colher (café) de bicarbonato
  • 1 + ½ colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

  1. Na batedeira, coloque os ovos, o açúcar e o óleo.
  2. Bata esses ingredientes por cerca de 5 minutos, pois é a base da massa e deve ficar homogênea.
  3. Em seguida, acrescente a farinha de trigo, o bicarbonato, o cacau em pó e o leite.
  4. Agora, com cuidado, bata tudo para agregar certinho à mistura.
  5. Quando notar que a massa está lisa e não dá para ver os ingredientes, junte o fermento em pó.
  6. Misture o fermento à massa com uma espátula ao invés da batedeira, pois assim você não ativa o fermento.
  7. Transfira para uma forma untada e enfarinhada.
  8. Leve em forno preaquecido a 180° por cerca de 40 a 45 minutos.

Você até pode fazer no liquidificador, mas como é muito ingrediente, eu aconselho a usar a batedeira ou bater o bolo na mão.

Outra coisa, adicione a farinha de trigo e o cacau em pó aos poucos, pois isso ajuda a incorporar e desenvolver melhor a massa.

DICA EXTRA: se você utiliza a massa esfarelada no bolo de pote, não é preciso untar e enfarinhar a forma, mas caso você monte os potinhos com o bolo cortado, o ideal é untar a forma, assim você economiza caso não precise untar.

Massa de chocolate para bolo no pote tem que ser aerada!

Focar apenas no sabor da massa pode fazer com que você esqueça todos os outros atributos que a massa deve ter. Digo isso porque uma das principais qualidades que a sua massa deve ter é ser bem aerada, fofinha e muito macia.

Sabe aquela massa que você aperta e ela tem bastante elasticidade? Então, para o bolo de pote essa é a massa ideal, pois deixa a finalização da receita mais bonita e ajuda a  absorver caldas e recheios.

Selecionei 4 dicas que vão te ajudar a preparar massas perfeitas. Veja só!

1. Ingredientes apenas em temperatura ambiente

Quem nunca na correria para preparar a massa não pegou o leite direto da geladeira, usou ovos há muito tempo refrigerados ou mesmo a manteiga gelada, não é mesmo?

Por mais que isso agilize o processo, não é recomendado, especialmente se você quer obter uma massa aerada.

Isso porque quando estão em temperatura ambiente, fica mais fácil misturar tudo e incorporar tudo. Principalmente a manteiga, que ajuda a deixar a massa mais lisinha e cremosa. 😉

Por isso, se prepare com antecedência e deixe tudo separado antes de fazer.

2. Peneire todos os ingredientes secos

Essa técnica é a mais importante para deixar o bolo fofinho. Então, separe a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e demais ingredientes secos e passe na peneira.

O truque acontece porque ao peneirar você elimina toda a umidade que costuma ficar acumulada entre os grãos do ingrediente, que é justamente o que faz a massa ficar super pesada.

Inclusive, a peneiragem garante a remoção de qualquer impureza, como uma pelota de açúcar ou um grumo de farinha de trigo. Então, a preparação é a sua melhor estratégia. 😉

3. Evite bater a farinha de trigo e o fermento em pó

massa de chocolate para bolo no pote

Tenho que confessar que me dá até um nervoso quando vejo as pessoas colocarem a quantidade inteira de farinha de trigo diretamente na batedeira ou liquidificador.

Fazer isso aumenta muito as chances de embatumar a massa, deixá-la solada ou pesada. O certo é bater na mão com um fuê ou espátula e, em último caso, adicionar aos poucos na batedeira, lembrando que tem que estar peneirada.

Além disso, evite bater por muito tempo a farinha, apenas o suficiente para incorporar à mistura.

4. Ao colocar o fermento na massa leve ao forno sem demora!

Por último, o ingrediente que faz o bolo crescer e ficar macio deve ter uma atenção especial. Só coloque o fermento no último momento antes de ir para o forno e, em hipótese alguma, exagere ao misturá-lo à receita.

O certo é misturar lentamente com uma colher ou espátula, pois quando ele entra em contato com o restante da mistura, já começa seu processo de desenvolvimento. Adicionou o fermento? Já leve ao forno imediatamente.

Outra coisa, o forno precisa estar preaquecido a 180º por, no mínimo, 10 minutos. Assim, não corre o risco de o bolo não crescer. 😉

Espero de verdade que você tenha gostado das dicas, não deixe de compartilhar para ajudar mais pessoas e até a próxima!