Mercado de bolos caseiros: vale a pena investir?

Vou te mostrar em instantes, como o mercado de bolos caseiros pode se tornar uma alternativa de renda extra ou até mesmo sua principal fonte de renda. Claro, se for trabalhado de maneira correta e com força de vontade.

Como você sabe, cada vez mais o brasileiro se vê na correria do dia a dia. Isso cria um problema que vou tentar resolver ao te mostrar o porquê e como começar a se dedicar para tal atividade.

Não é verdade que cada vez mais, procuramos por alternativas de nos alimentarmos fora de casa? Consumindo muitas vezes o que estiver mais próximo da gente? Quando levamos essa questão em consideração, podemos visualizar o porquê do mercado de bolos caseiros estar tão em alta atualmente.

Contudo, se seu interesse só aumentou, vou te contar como anda o cenário atual do mercado brasileiro e você conhecerá ainda, quais são as melhores oportunidades para começar investir o mais rápido possível. Acompanhe!

Panorama do mercado atual

mercado de bolos caseiros

Caso você ainda não conseguiu se posicionar em relação ao assunto que abordamos, vou revelar para você o que muitas pessoas acabam não considerando como importante.

Eu penso da seguinte forma: se vou realizar um investimento – talvez com o único dinheiro que tenho guardado – eu tenho por obrigação que conhecer o mercado que irei abordar, concorda?

Pensando dessa forma, os interessados em ingressar nesse mercado que, talvez, seja um dos que apresentaram maior ascensão nos últimos anos, devem se ater a algumas considerações. Fique tranquilo, vou te falar algumas delas.

O mercado de bolos caseiros, hoje, se encontra em uma categoria do mercado que sofre pouco ou quase nenhum dano por parte da economia. Como te falei acima, a busca por alimentação fora do lar, tem seguido um crescimento que se colocarmos em números, você vai querer abrir seu negócio hoje mesmo.

Mas uma coisa tenho que te dizer de antemão, a concorrência pode ser um desafio enorme, mas as muitas possibilidades de expansão em diferentes áreas dentro do mercado de bolos caseiros, alivia essa pressão toda.

Aos que continuam nessa jornada gastronômica e tem a intenção genuína de ingressar no mercado de bolos caseiros, vou te expor algumas dicas importantes de como investir seu precioso dinheiro, me acompanha?

Como investir no crescente mercado de bolos caseiros?

mercado de bolos caseiros

Ao contrário do que a maioria pensa em relação ao investimento inicial, de que seria um valor absurdo, tenho que te convencer do contrário.

Por se tratar de um negócio em que a maior parte da matéria prima tem baixo custo, o investimento inicial pode ser dado de maneira modesta. Pensa comigo, as receitas mais usadas, seja aquela que sua avó sempre usa como tradição ou aquela que você encontra em padarias antigas, a matéria prima é básica.

Ou seja, no meu ponto de vista, o maior investimento que você terá que fazer, é o do seu tempo, empenho e força de vontade para criar uma marca própria, de sucesso e que te fará ganhar muito dinheiro.

Veja a seguir algumas dicas importantes que irão te ajudar a dar o pontapé inicial e alavancar no mundo dos negócios!

5 dicas para investir com segurança

mercado de bolos caseiros

1 – Escolher seu ponto comercial

A primeira e uma das principais dicas que posso te oferecer, é a escolha cuidadosa do ponto comercial onde irá atuar. Pois, o sucesso de seu negócio depende e muito de uma boa localização.

Você deve considerar alguns fatores antes de se estabelecer, tais como:

  • O tráfego de pedestres;
  • A quantidade de concorrentes a que estará sujeito;
  • A questão de estacionamento;
  • Acesso físico.

E na minha opinião, o ponto mais importante: seu público-alvo tem acesso garantido e irrestrito ao seu estabelecimento?

2 – Documentação e formalização

Além das questões sobre investimento no mercado de bolos caseiros, há também um ponto estressante, a parte burocrática.

No setor alimentício, você deve considerar exigências quanto a documentação e legislação, afim de legalizar seu empreendimento.

De imediato você deve se apresentar a junta comercial para poder registrar sua empresa. Logo após registrado, um alvará deve ser solicitado junto a prefeitura. Por último mas não menos importante, adquirir seu CNPJ através da Receita Nacional.

Parece trabalhoso né? Tenha em mente a recompensa, pois, ela será gratificante.

3 – Administração do negócio

Essa etapa é sem dúvida muito importante para qualquer negócio, ainda mais se você é empresário de primeira viagem. A falta de planejamento é um dos principais erros cometidos pelos novos empresários.

O planejamento financeiro deve ser abordado logo de cara, pois, assim você pode determinar o que será gasto em cada departamento, obtendo uma gestão de custos eficiente. Tomando dessa forma as rédeas de seu negócio, diminuindo as chances de falhas.

Capital de giro e fluxo de caixa, te aconselho a não deixar esses fatores de lado. Como o mercado de bolos caseiros gira em sua maior parte do ano, em torno de datas comemorativas específicas, ter uma reserva para tempos difíceis não parece uma má ideia, concorda? 😉

4 – Equipamentos

O investimento inicial pode ser dado de maneira modesta, os custos podem se elevar ligeiramente nesta etapa do processo. Pois, é claro que você precisará de alguns equipamentos, e dependendo do tamanho de seu negócio, mão de obra qualificada.

Alguns equipamentos são de grande importância para dar início ao seu empreendimento, tais como:

  • Computador básico e impressora de cupom fiscal;
  • Para comodidade de seu cliente, máquina de cartão de crédito e débito;
  • Balcão de atendimento;
  • Freezers para estoque e armazenamento;
  • Eletrodomésticos industriais em geral.

Esse é sem dúvida o kit inicial necessário para quem busca o mercado de bolos caseiros. Caso queira saber mais sobre os principais equipamentos, elaborei um artigo completo que fala exatamente sobre isso, só clicar aqui.

5 – Aprimoramento e especialização

A verdade é uma só, de nada adianta se esforçar em planejamento se você não possui os conhecimentos necessários para colocar tudo em prática.

Está na cara que para se tornar um profissional de sucesso, você precisa se aprimorar e buscar os mais diversos conhecimentos relacionados ao que pretende desempenhar.

Assim você não será o único beneficiado, seus clientes também poderão desfrutar de todo conhecimento e segurança demonstrados por você. Um profissional seguro e capaz, passa confiança e estabilidade para seus clientes e fornecedores.

Resultado: mais clientes e muito mais vendas para seu negócio.






Um comentário

  1. Fala-se de mercado e onde estão dos dados , gráficos e todo o mais ?

Os comentários estão fechados.