Para algumas pessoas a ideia de compreender quanto tempo o brownie fica no forno é questão do acaso, mas de acidente isso não tem nada, é ciência pura.
Considerando que cada receita entrega consistências únicas de massa e texturas mais leves ou pesadas, podemos concluir que o tempo de forno varia bastante, e o que determina sua totalidade é a receita escolhida.
Dessa forma, irei abordar cada cenário em detalhes para que você encontre o equilíbrio necessário e tenha o melhor resultado, que é uma massa cremosa e crocante!
Quanto tempo o brownie fica no forno?
É quase impossível determinar o tempo exato que o brownie fica no forno, porque são muitos os elementos que influenciam, aqui podemos destacar:
- Espessura da massa.
- Quantidade de manteiga no brownie.
- Utilização de chocolate, cacau em pó e achocolatado.
- Processo de mistura dos ingredientes.
- Tamanho da forma usada para assar.
- Potência do forno.
Sendo assim, se tivéssemos que definir um tempo médio, seria em torno de 30 minutos, desde que o forno esteja preaquecido. Vou usar um exemplo bem básico para ilustrar essa variação.
Vamos supor que preparou uma massa mais líquida e está utilizando uma forma maior. Logo, a massa ficará baixa e o tempo cairá drasticamente, ou seja, pode ficar assado em 20 minutos apenas, mas passar do ponto.
Por outro lado, se a forma for pequena demais, o resultado será oposto. Aqui a massa fica mais alta e o centro precisa de mais tempo para chegar no ponto. Porém, ao exceder o tempo de cozimento, o centro acaba cremoso, mas as bordas ressecam por completo.
E se você quer deixar o brownie com casquinha, já não dá mais certo. Consegue perceber como é questão do equilíbrio?
“Ah, mas dessa forma me desanimou de fazer brownie”. Para tudo tem jeito, e para ajudar você eu fiz uma pesquisa bem caprichada, fui atrás de muita informação e lhe trago 2 “fórmulas” para acertar o tempo de forno do brownie.
Brownie tradicional com massa rígida e densa
A receita tradicional de brownie é aquela que fica mais puxada para uma massa “seca”, pois a combinação dos ingredientes tem menos umidade.
Não se preocupe, fica incrível do mesmo jeito, e o tempo médio de forno é de 30 a 35 minutos. Entretanto, quando der 30 minutos fique de olho e confira o aspecto, especialmente se você substituir a manteiga no brownie.
Versão de brownie cremoso estilo Petit Gateau
Agora, se você ama Petit Gateau e quer que seu brownie fique cremoso no centro, com aquele aspecto de quase cru, o tempo muda um pouco.
Sendo assim, para esse tipo de receita o ideal é deixar de 25 a 30 minutos no máximo. Lembrando que a massa retém calor e o brownie continua a cozinhar mesmo fora do forno.
DICA EXTRA: independentemente da receita, uma maneira segura de garantir que a massa asse no tempo planejado, é aumentar a temperatura nos primeiros 10 minutos, diminuir na temperatura original e finalizar o preparo!
Como saber se o brownie está pronto em 3 técnicas simples
Saber se um brownie está pronto não é a tarefa mais fácil. Muitas vezes você acha que está pronto e a massa resseca. Em outros casos você acredita que passou do ponto, quando na verdade está cru.
Quem nunca sofreu com isso é certo que um dia acontece, mas para não ter surpresas desagradáveis, veja 3 “técnicas” para conversar melhor com a massa:
- Aspecto craquelado: o craquelado é bom indicativo para acompanhar e indica que o brownie está chegando no ponto.
- Balançar a forma: ao chacoalhar a forma, se notar que o centro está maleável, deixe mais alguns minutos, do contrário é hora de tirar.
- Teste do palito: espete o centro da massa, se sair molhado está cru, seco demais o bolo passou do ponto, mas com resquício ou sujeirinha da massa, está no ponto perfeito.
De todos os 3 testes, eu recomendo sempre seguir pelo aspecto crocante em cima e confirmado pelo palito!
Como amolecer brownie duro?
Os profissionais costumam dizer que é melhor tirar o brownie antes do ponto do que depois de ressecado. Isso porque ainda é possível corrigir, deixar mais alguns minutos, consumir ele mais cremoso ou deixar chegar no ponto fora do forno.
Agora, quando o brownie fica duro, se você não der um jeito fica quase impossível de comer, afinal, endurece demais. Então, a solução é preparar uma calda para hidratar a massa, regando aos poucos.
Além disso, você também pode preparar uma calda cremosa para massa, de modo a espalhar sobre os pedaços, resolve e ainda traz sabor à receita!
Como baratear a receita de brownie caseiro?
Quantas vezes já ouvi alguém dizendo que não faz brownie porque a receita fica muito cara. De fato, se fizermos ao pé da letra, com os melhores chocolates, castanhas, nozes e cacau em pó de alta qualidade, o custo vai lá em cima.
Contudo, sempre tem um jeitinho de contornar isso, que é baratear a receita, veja sugestões:
- Substitua a manteiga por óleo ou creme de maçã.
- Troque o chocolate meio amargo por chocolate ao leite.
- Experimente fazer brownie com barra de chocolate.
- Pode trocar a manteiga por margarina também.
- Compre o chocolate fracionado, comprado em grandes quantidades com um preço atrativo.
Pronto, agora você sabe por quanto tempo assar o brownie, tem dicas para acertar o ponto e de quebra descobriu formas eficientes de baratear, o que ainda está esperando?
Aproveite e conheça também a apostila de brownies lucrativos que tem ajudado muitas pessoas a começar na área. Dentro da apostila você terá acesso a mais de 50 receitas de brownie, dicas de preparo, como calcular o preço de venda, estratégias para vender muito e vários outros detalhes!